A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

24.06.2012

 

 

Réquiem a um herói 'fora de moda'

Nestas eras em que heróis são só os que escolhem a política como profissão, venho por estas linhas proclamar o meu divórcio destas eras e as mentalidades que as criaram!

Os meus heróis são profissionais como o Dr. Elísio Bento de Carvalho, que infelizmente já nao está entre nós e que com entusiasmo e dedicação, tentou exercer a sua profissão condignamente, seriamente, honestamente; qualidades que parecem pertencer a outras eras já longínquas e lentamente foram transportadas pelas correntes dos mil rios guineenses para outras paragens!

Morreu o nosso colega Elísio e , tal como viveu, esquecido e ignorado por todos!

No último email que trocamos, era um homem cheio de entusiasmo (a ressurreição do Elísio - escreveu ele); tinha sido recentemente nomeado Director de um serviço de pediatria em Bissau; ele queria que lhe enviasse alguns protocolos para que pudesse adaptá-los às realidades guineenses; discutimos a possibilidade de angariarmos fundos para comprar aparelhos de sonogramas e outros materiais hospitalares para benefícios 'das minhas crianças', como lhes chamou!

Infelizmente, a morte decidiu levá-lo para outras paragens.
Dr. Elísio Bento de Carvalho! Descansa em paz e obrigado pela tua ardorosa e apaixonante contribuição para a saúde da tua Terra.

Não! Não morreste de nenhuma doença física, não importa o que me disserem; homens honrados são imunes a malefícios físicos.
Morreste de desgosto e vergonha de tudo que testemunhaste nestes últimos 20-30 anos na Tua Guiné onde outrora se respeitavam palavras como Honra, Dignidade, Honestidade.

Como dizia o poeta /mestre músico Zé Carlos: morreste de Flema de corson (doença ki nin dutures Ka pudi kural)

Para nós, das outras eras, tu és um verdadeiro Herói Nacional
Estarás sempre nas nossas memórias...

'And how many deaths will it take till we know ,that too many people have died?

The answer my friend, is blowing in the wind
The answer is blowing in the wind'-Bob Dylan

Rest in peace my friend!

Djoca!

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

didinhocasimiro@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL