Reflexão sobre Guinendade!!

 

 

 De: Naldo Ivanilson Soares Monteiro

 


 sábado, 5 de Maio de 2007
 


Caros Amigos!!

 

Esta reflexão não pretende ser mais do que isso, uma reflexão que se semeou no meu espírito após um série de acontecimentos! Por isso mesmo peço-vos que tenham a paciência de a ler até o fim, se não por uma razão especial, que seja ao menos porque já começaram a ler.

 

Tenho vindo, de alguns meses à esta parte, à constatar que alguns jovens guineenses têm desenvolvido um carácter de indiferença, e as vezes mesmo de uma total abstracção no que diz respeito aos assuntos,  noticias e factos ligados á nossa Guiné,  as vazes chegando mesmo a revelar um desinteresse e a desenvolver uma apatia face a certos propósitos que se relacionam com á Guiné-Bissau.

 

Compreender estes aspectos ( não querendo obviamente chamar-lhes problemas ) seria interessante para um psicólogo ou para um sociólogo ( que não é o meu caso ), para mim expor o meu ponto de vista  será suficiente. Tanto mais que, não dispondo de bagagem científica para tal, só me resta mesmo como saída dar a minha opinião.

 

Penso que primeiro seria impensável,  para não dizer impossível, deixar-se de ser guineense, por mais feia que esteja situação do pais ou por mais descontente que estejamos em relação a forma como o pais foi ou é gerido actualmente, muito pelo contrario, acho que são mais do que motivos suficientes que deveriam aumentar a nossa inquietação e consequentemente o nosso interesse pelos assunto ligados a nossa Guiné “terra cu no djunta”.

 

Isto leva-me a tocar num outro ponto que acho interessante, que é a  força moral e o optimismo com que deve ser encarado toda esta situação de um lado, e a confiança em nós próprios e nas nossas capacidades que devem ser demonstradas pelos filhos da terra dentro e fora do país, de um outro lado.

Alguns dirão (como eu) mais fora do que dentro, mas o que se verifica é exactamente o contrario ( a excepção de alguns casos). Como já tinha referido alguns jovens têm demonstrado um desinteresse preocupante e assumido uma postura pouco motivada em relação a Guiné.

 

Preocupante porquê??

Primeiro porque só o facto de que não termos outro país a não ser esta nossa pequena  Guiné-Bissau já seria razão mais do que suficiente, mas vou mais longe ainda, e vou relembrar que é esta juventude que terá a responsabilidade de construir e desenvolver ou ( e se for o caso) de  continuar a construir e a desenvolver a Guiné-Bissau.  

 

Se ela hoje baixa os braços e assume uma mascará de indiferença quando chegar a vez dela assumir as suas responsabilidades não creio que ela será capaz de fazer alguma  diferença em relação á tudo que esteja a ser ou que foi feito no passado e será a vez dela ( essa mesma juventude que hoje critica) de ser o arguido no processo “ Ba kim cu mati na ...??? Guiné-Bissau”  desculpem mas como não sou pessimista e nem pretendo julgar ninguém  não vou colocar a palavra que falta,  e irei mais longe e direi mesmo “à chacun son choix”!!!

 

Segundo acho que umas das formas de contribuir é procurar informações sobre aquilo que se passa , inteirar-se dos factos,  reflectir nelas e formular a tua própria opinião sobre estes mesmos factos e/ou informações para depois debate-las e trocar impressões sobre o caminho á seguir ou a decisão á tomar. Isto tudo para quando chegar a nossa vez estarmos preparados a ser diferentes destes que hoje criticamos ou apoiamos!!!

 

Termino aqui esta minha opinião, na espera das vossas opiniões e reflexões não só  em relação a este texto mas também espero as vossas próprias opiniões*.

Um pedido façam circular este texto assim se for horrível poderei ficar a saber!!! Já agora peço desculpas pelos eventuais erros e falhas de português mas como já devem saber ninguém é perfeito!!

  

  * Deixar sua opinião, critica ou sugestão face ao assunto constitui apenas um pequeno contributo seu (claro! desde que seja algo relevante, dependendo da sua capacidade ou da sua inteligência) na procura dum argumento sustentável e não só. Não se esqueçam!!! ponham o cachimone em funcionamento porque o momento exige-nos uma profunda reflexão.

    (Naldinho: «naldinhokaka@hotmail.com»)

 

Obrigado

 

Didier Monteiro «samir_monteiro»

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org