RECORRER A CITAÇÕES FILOSÓFICAS NÃO É A MESMA COISA QUE PRODUZIR OPINIÃO

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

02.04.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Andam  pessoas mesquinhas tentando perceber, em vão, o que escrevo (conteúdo) e o que faço na vida. Escrevo porque sei escrever, sem precisar de recorrer a citações e usurpações de documentos originais ou traduzidos, de filósofos, cientistas políticos e outros.

Escrevo sobre a Guiné-Bissau, como escrevo com facilidade e coerência sobre qualquer tema de outras paragens.

Livros?!

A Guiné-Bissau e o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO são mais importantes para mim do que qualquer livro nesta fase. Ou o meu material que está exposto no site www.didinho.org não daria para uma série de livros?!

Peço desculpa aos inúmeros amigos e colaboradores doutorados do nosso Projecto, pois não é a eles que me refiro neste texto.

Peço desculpa aos leitores por "fugir à rotina" da abordagem de interesse colectivo, mas de vez em quando, é necessário fazer entender a certas pessoas que sabemos e podemos situá-las nos seus respectivos lugares, sem termos que recorrer à vulgaridade.

Do que escrevo, faço-o escola e sem arrogância, sem nenhuma vaidade, estou em condições de dizer que apesar de ter estudado apenas até ao 2º ano do curso complementar dos liceus, neste momento venha o doutorado que vier, para me ensinar o "abc" sobre reflexões e análises político-sociais e outros...Estou aqui, venham!

Sobre a minha actividade profissional, também posso dizer que, regressando à Guiné-Bissau hoje ou amanhã, seria sem dúvida mais útil ao país que qualquer doutorado que não tendo bagagem para me levar de vencida a nível de conhecimentos no dia-a-dia da política, da sociedade etc. muito menos estaria em condições de trabalhar ou ensinar na área industrial, da forma como eu Didinho posso e sei fazer, numa Guiné-Bissau que carece de técnicos na área industrial.

Criar um site, um blogue ou seja o que for na Internet, não dá direito a nenhum privilégio, a nenhum cargo na estrutura de qualquer Estado.

O Didinho nunca foi, não é, nem pensa vir a ser governante na Guiné-Bissau. A minha Missão é outra!

Alguns acham que devem lutar contra o Didinho, porque o Didinho ganhou notoriedade, que eles também querem ter...

Para esses, apenas um conselho: É preciso ser criativo, honesto, respeitador e trabalhador!

É preciso estarem "limpos", o que equivale dizer, serem livres quer para pensar, quer para agir!

O Didinho escreve livremente sobre o país e os governantes, porque o seu compromisso é para com o país e porque não deve favores (a ninguém), que o possam condicionar ou limitar no exercício livre de opinião!

Senhores doutores ou candidatos a doutor, escrevam para ajudar pessoas, para divulgarem o bem da Guiné-Bissau, para denunciarem o mal da Guiné-Bissau, tal como faço, e não para se autopromoverem, como têm estado a fazer!

Sejam criativos, puxem pela cabeça, escrevam o que a vossa mente produz, se é que produz algo, evitando a desonestidade intelectual ou o ridículo de quererem escrever sobre a Guiné-Bissau, quando, ainda que lá nascidos, pouco ou nada sabem, na verdade, sobre o país!

Haja humildade para reconhecer que nestes 6 anos de existência do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, os senhores doutores e candidatos a doutor têm tido oportunidade de aprender algo, através do site www.didinho.org com base em trabalhos de pessoas capazes e decididas a ajudar o país e o povo guineense, sem pensar receber nada em troca; pessoas essas criativas, honestas, respeitadoras e trabalhadoras, entre homens e mulheres guineenses, bem como amigos e amigas da Guiné-Bissau!

O site www.didinho.org  deixará de ser tão referenciado apenas no dia em que aparecer outro melhor no contexto específico da Guiné-Bissau, ou no dia em que Fernando Casimiro (Didinho), partir do mundo dos vivos de forma súbita. Até lá, continuaremos a trabalhar, para sermos sempre referência obrigatória quando se fala da Guiné-Bissau, dos guineenses e amigos da Guiné-Bissau!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org