QUANDO NEM OS MÉDICOS SABEM...COMO PODE O PRESIDENTE MALAM BACAI SANHÁ SABER DE QUE DOENÇA PADECE...?!

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

19.12.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Que absurdo!

As declarações proferidas pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, ao ter alta do hospital militar francês Val de Grâce, devem, a meu ver, ser consideradas extremamente preocupantes.

De um primeiro internamento e acompanhamento num dos melhores hospitais africanos, em Dacar (Senegal) à transferência para um hospital militar francês, que vem sendo referência a nível de acompanhamento de personalidades de vários países do mundo, eis que pela boca do próprio Presidente da Guiné-Bissau se ficou a saber, perdão, não se ficou a saber, de que doença padece o Presidente, pois nem mesmo os médicos sabem o que tem...

Quando alguém que é Presidente de um país adoece repentinamente, como foi o caso de Malam Bacai Sanhá, fica em coma durante 24 horas, é evacuado para a capital de um país vizinho, que tem um hospital digno do termo, onde é assistido e acompanhado com preocupações, para depois ser transferido para França, vem dizer depois de obter alta hospitalar, que não sabe de que doença sofre, estamos provavelmente perante uma ocultação da verdade em relação ao verdadeiro estado de saúde do Presidente.

Uma ocultação de conveniência por parte dos médicos que o acompanharam ou, uma ocultação de conveniência a pedido do próprio Presidente Malam Bacai Sanhá.

Os guineenses sentem-se no direito de questionar em que medida a saúde do Presidente da República lhe permitirá, doravante, estar em condições de trabalhar afincadamente e sem quaisquer limitações.

Os guineenses sentem-se no direito de questionar como é que de um hospital de grande referência os médicos não conseguiram diagnosticar uma doença ao Presidente da República, a quem foram efectuados diversos exames e administrados tratamentos, ao que parece, sem se saber a quê...

Caberá ao tempo concluir o relatório clínico do Presidente Malam Bacai Sanhá...?!

Por outro lado, se não se está perante nenhuma doença, os guineenses devem exigir o regresso imediato do Presidente ao país, pois não se justifica nenhum repouso de uma semana nas Ilhas Canárias!

Vamos continuar a trabalhar!

 

 

Presidente da Guiné-Bissau não sabe de que doença sofre

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt) 15:41 Sábado, 19 de Dez de 2009

Malam Bacai Sanhá saiu do Hospital em Paris, vai repousar uns dias nas ilhas Canárias e só deve regressar a Bissau dentro de uma semana.

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, teve alta, ontem, do Hospital de Paris onde esteve internado 10 dias. Mas saiu do estabelecimento de saúde militar de Val de Grâce sem saber exactamente da doença de que padece.

"Mesmo os médicos não sabem bem o que tenho, fizeram-me muitas análises com perfurações e tudo, mas a doença não ficou esclarecida", disse esta tarde o chefe do Estado guineense ao Expresso.

Malam Sanhá explicou que as diabetes, de que sofre, não explicam a forte queda de hemoglobina que o levou, primeiro a ser internado em Dacar, no Senegal, e depois a ser transferido para Paris.

O presidente guineense falou ao Expresso num hotel de Paris, onde ainda vai permanecer dois dias, antes de partir para as Canárias.

"Estou em convalescença", acrescentou. O Presidente, que estava acompanhado pela mulher, dois ministros, e vários conselheiros e diplomatas, caminha com alguma dificuldade, mas apresentava um ar saudável e falava com fluência.

Em Paris, disse ter seguido atentamente, durante a hospitalização, a evolução da situação interna no seu pais - "as reformas estão em curso para garantir a estabilidade e a normalização do país e o nível do tráfico ligado à droga está em baixa", afirmou.

Pronunciou-se igualmente sobre duas crises recentes na região ocidental de África. "Estou preocupado com a situação na Guiné-Conacry, para onde vai seguir brevemente um emissário meu", Sobre os problemas na fronteira entre a Guiné e o Senegal disse que tudo está a ser resolvido "em conjunto e em bom entendimento" entre Bissau e Dacar.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/554026

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org