QUAIS SÃO AS POLÍTICAS OU OS PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA GUINÉ-BISSAU?

Secuna Baldé

03 de Março de 2010

secbalde@hotmail.com

 Secuna BaldéO turismo tornou-se um dos principais meios socioeconómicos mundiais e um dos componentes líderes do comércio internacional. Em 1997, houve 612 milhões de chegadas de turistas internacionais em tudo mundo, que geraram 443 bilhões de dólares de receita em moeda estrangeira. Até ao ano 2020, a Organização Mundial do Turismo (OMT) calcula que haja cerca de 1,6 bilhões de chegadas de turistas internacionais em todo mundo e que a receita turística internacional atinja 2 trilhões de dólares.

Somente em Cabo verde, as entradas de turistas durante o terceiro trimestre de 2009, cresceram 7,5 % face ao período homólogo. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE). Portugal e o Reino Unido são os principais países de proveniência dos turistas que visitam Cabo Verde, que continua também a ser referido pela imprensa internacional como um destino turístico atrativo e um país lucrativo para investimentos.

 A prestigiada revista britânica “Times”, numa das suas últimas edições, dedica duas páginas a Cabo Verde com uma reportagem intitulada “Flying High on Tourism”, onde escreve que o arquipélago é “uma das nações-arquipélago emergentes graças à sua estabilidade econômica e política e merecida promoção a País de Rendimento Médio atribuído pelo Banco Mundial”. Prova disso segundo os dados do Inquérito à Movimentação de Hóspedes, apurados pelo INE, no terceiro trimestre de 2009 entraram nos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos cerca de 81.951 hóspedes.

 Ora, convido-vos a refletir e fazer uma análise profunda comigo sobre as seguintes perguntas:

- Se o sector de turismo é o que mais gera economia e emprego em todo mundo, porque está nos últimos planos do nosso governo?

- Quais são as políticas ou planos de desenvolvimento turístico, que o governo da Guiné implementou ou implementa para o desenvolvimento do turismo no nosso país?  Se tem, quais são os seus efeitos no sector?            

E como sempre digo, a Guiné Bissau é um lindo país! Conhecido pela fauna e flora, paisagem cênica e a magnífica vida ao ar livre, o clima solarengo e belas praias, como em Varela, Catchalan, Suru, Caravela sem falar da famosa Ilha de Bubaque e a magnífica praia de Bruce, a diversidade cultural, comidas típicas e bebidas tradicionais fazem do nosso país um paraíso.

O potencial turístico tem tudo para dar uma ótima reputação ao país e retribuir o valor do dinheiro investido no turismo nacional, e se for bem planejado, pode tornar num dos destinos mais procurados pelos europeus na costa ocidental de África, devido à nossa situação geográfica e climática.

A meu ver, falta aos nossos governantes a visão para entenderem que, investir no sector do turismo pode ser alternativa para gerar milhões de empregos no nosso país. Basta apostar nos jovens quadros, porque para o desenvolvimento do turismo em qualquer lugar do mundo é necessário construir planos ou projetos estratégicos para tal desenvolvimento, e por isso é necessário apostar nos quadros globalizados com a visão nas tendências dos mercados internacionais.

A natureza nos deu tudo de bom e de melhor, só falta um bom planejamento, somos de país tropical, temos ótimas praias para lazer, locais para prática de ecoturismo, turismo cultural, diversidade cultural, biodiversidades  etc.  Mas o problema do nosso país, não é só a falta de visão dos nossos governantes, mas também, a falta de segurança política, que nos afasta dos principais mercados internacionais, a falta de saneamento básico, urbanização, energia, empreendimentos hoteleiros, falta de transportes urbanos, falta de transportes aéreos, uma série de fatores que nos colocam perante grandes obstáculos que têm de ser enfrentados, e diante desses obstáculos ainda acredito que podemos mudar a situação, como falei antes, temos que apostar na juventude, dando oportunidade aos jovens quadros para aplicarem as experiências adquiridas nas academias, para podermos construir um país mais justo para se viver.

Fico por aqui, esperando as vossas opiniões e a visão de cada um sobre as perguntas acima referidas, porque acredito que juntos seremos mais fortes e invencíveis. Cabe-nos a nós a acção da mudança.  


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org