PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - 6 ANOS AO SERVIÇO DA GUINÉ-BISSAU E DOS GUINEENSES!

 

 

 

 

 

FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO)

 

 

 

Caros amigos,

 

Já lá vão 6 anos!

Seis anos de luta, de persistência, diria até, de teimosia, nesta Missão a favor da Guiné-Bissau e dos guineenses, mas também, a favor do mundo e dos humanos!

Já todos sabem que qualquer Missão comporta sacrifícios, por isso, não vale a pena estarmos a fazer referência ao que passamos ao longo destes 6 anos. Importa, isso sim, vangloriarmos da nossa postura digna e coerente, cientes de que, pela complexidade desta Missão, jamais poderemos agradar a todos e, por conseguinte, devemos saber lidar com as divergências de qualquer natureza, aprender com elas se forem positivas, ou ignorá-las se forem negativas.

Temos recebido elogios, muitos. Agradecemos porquanto nos servirem de encorajamento, de incentivo a fazermos mais e melhor;

Temos recebido sugestões e críticas construtivas, agradecemos, porquanto serem legítimas dos anseios de todos quantos querem o melhor para a Guiné-Bissau;

Temos igualmente recebido insultos, ameaças, posicionamentos de indiferença, para não dizer de desprezo, de muitos, que até se servem deste Projecto, que se transformou numa grande Universidade da Vida.

Não temos nada contra ninguém;

Não queremos guerra contra ninguém;

Não odiamos ninguém;

Não fomentamos a vingança contra ninguém;

Somos sim, a favor da Guiné-Bissau e dos guineenses, causas nossas!

Somos sim, pela Paz, pela Verdade, pela Justiça, pela Solidariedade, pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos!

Somos cidadãos interessados no presente, atentos aos registos do passado, perspectivando e projectando um futuro de dignidade e prosperidade para as gerações futuras.

Quem tem medo do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO?!

 

Deixem-nos continuar a trabalhar, pois a mudança de mentalidades na Guiné-Bissau também passa por este Projecto!

 

Neste 10 de Maio de 2009, quero agradecer a todos os colaboradores directos e indirectos do nosso Projecto; a todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau, pedindo que continuem a apoiar esta obra, pois a sua força resulta da multiplicidade de feições, dos que nele despendem as suas energias, através de reflexões, de comentários, de elogios, de críticas construtivas etc.

Quero, neste dia, prestar uma merecida homenagem à Dr.ª Filomena Embaló, pedindo a todos, que partilhem comigo esta distinção, justa e oportuna, a uma das pessoas que mais empenho, criatividade e energia tem dado ao nosso Projecto, o que equivale dizer, à Guiné-Bissau e aos guineenses!

Na sexta-feira, quando decidi por este trabalho do 6º aniversário do nosso Projecto, tive a oportunidade de falar com Fernando Carvalho, a quem confiei o desejo de homenagear a Dr.ª Filomena Embaló por tudo o que tem feito ao longo destes anos.

Surpresa minha, quando ontem, recebi o trabalho da Filomena sobre os 6 anos do nosso Projecto e em que acaba por me colocar no centro dos elogios.

Também me tirou, sem querer, a possibilidade de escrever sobre ela, de dar a conhecer algumas passagens que ela escreveu.

Não vou ser repetitivo, mas gostaria de salientar que tal como disse a Dr.ª Filomena em relação a mim, partilho a mesma opinião de que, " por vezes temos abordagens diferentes no tratamento de certas questões, mas com o qual partilho a crença e a esperança de termos um dia um país em que cada cidadão possa viver e progredir com dignidade."

Sim, isto é muito importante e deve ser tomado como exemplo de que as divergências, quando os propósitos são comuns, facilmente se ultrapassam.

Conheço-me e sei que, por ter convicções profundas nem todos conseguem lidar comigo, mas a Filomena tem conseguido e tem-me ajudado a superar algumas falhas.

Ontem dava murros na mesa e gritava; Respondia aos comentários com alguma incompreensão da outra parte;

Hoje, já não dou murros na mesa, ainda que por vezes dê uns gritos;

Hoje, consigo ser mais tolerante, mais flexível, mais compreensivo com os que me contestam.

Posso dizer que hoje, graças à Drª. Filomena, consegui superar estas e outras falhas!

Posso dizer com justiça, que a Drª. Filomena Embaló acaba por ser a principal conselheira do nosso Projecto!

 

Uma salva de palmas para a Drª. Filomena Embaló e para todos os colaboradores directos ou indirectos do nosso Projecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos continuar a trabalhar!

 

Didinho

 

Portugal

 

10.05.2009

 


 

 

O que representa para mim o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO

 

Filomena Embaló

 

 Drª. Filomena EmbalóFoi por um mero acaso que, no dia 30 de Julho de 2004, descobri  o site do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, quando fazia uma pesquisa para recolha de informações sobre  a Guiné-Bissau para um trabalho que tinha em curso.

Recordo-me perfeitamente da data, pois não pude deixar de manifestar no livro de visitas do site o meu agrado pela qualidade do trabalho apresentado. Pela primeira vez cruzava na Internet com um espaço que abordava com ousadia, seriedade e numa escrita impecável, os graves problemas da Guiné-Bissau, com o objectivo de sensibilizar os guineenses e o mundo para a causa do povo guineense, vítima dos desmandos dos seus sucessivos governantes.

Para mim o projecto teve e tem uma dupla função: a primeira de alcance colectivo/nacional e a segunda de ordem pessoal.

Como instrumento colectivo, o projecto conseguiu instituir como prática a reflexão e o debate de ideias sobre questões nacionais, até então inexistentes da forma como nele se processa. Por essa razão, ele constituiu desde o início um incómodo para o poder, o que valeu ao Didinho, seu fundador e editor do site, as inúmeras ameaças, incluindo a de morte, ao longo destes seis anos. Mas movido pela busca da verdade, não afrouxou o seu combate e tem vindo a congregar,  cada vez mais, vontades em torno da reflexão sobre o país, o que se traduz pelo crescente número de colaboradores, que encontraram neste projecto um espaço para emitirem as suas opiniões e darem o seu contributo para o acordar de consciências em busca de soluções viáveis aos problemas nacionais.

Hoje, na sua missão de informar e de formar, pelo número de secções que comporta, bem como pelos temas que abrange, o projecto é incontestavelmente reconhecido como uma referência incontornável no que tange a « coisas nossas » e como uma fonte indispensável para a recolha de informações, quer pelo simples cidadão que pretende informar-se sobre o que se passa na Guiné-Bissau, quer por estudantes, pesquisadores e docentes em busca de material e de esclarecimentos para os seus trabalhos.

Do ponto de vista pessoal, devo ao  Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO  a minha reconciliação com o meu próprio percurso guineense. E para falar desta reconciliação, devo primeiro explicar o que defino como o « meu percurso guineense ».

Filha de pais caboverdianos, nascida e criada em Angola onde vivi até aos meus dezanove anos, cheguei à Guiné-Bissau em 1975, levada pelo ideal cabralista da Unidade Guiné-Cabo Verde. De imediato adoptei o país, que penso me ter adoptado também, pelas responsabilidades que cedo me foram atribuídas, quando fui designada Responsável pela Organização dos Pioneiros Abel Djassi em 1976.

A minha identificação com o país era total. A Guiné-Bissau era o MEU país, aquele que tinha orgulho de apresentar e de representar para onde fosse enviada. Nunca me esqueci das minhas origens, nem da minha vivência angolana, mas o meu país era, como disse, a Guiné-Bissau. A minha identidade guineense tinha sido forjada na luta de reconstrução nacional dos primeiros anos de independência, tendo como alicerces os valores defendidos, na altura, pelo PAIGC. Porém a maneira como se desenrolou o processo histórico  da Guiné-Bissau fez com que fossem ruindo  esses alicerces. O que vinha constatando na prática estava longe do que fora preconizado para o futuro do país. Aos poucos a esperança se esvaía…

Em 1996, conheci pela primeira vez o sabor amargo da « rejeição », quando, quadro efectivo da Função Pública, fui arbitrariamente afastada das minhas funções, sem que até hoje me tenha sido dada uma explicação, oficial ou oficiosa, da razão desse afastamento e sem que qualquer processo disciplinar me tivesse sido movido por um eventual erro profissional. As inúmeras cartas, perguntando as razões  dessa decisão, dirigidas ao ministro de então da área de que dependia, bem como aos seus substitutos durante os 4 anos que se seguiram, com cópias para a Presidência da República, Primatura e Ministério da Função Pública, ficaram sem resposta.

A guerra de 1998-1999 foi a gota de água que me mergulhou numa profunda crise de identidade, pois não conseguia reconhecer na Guiné-Bissau a minha Pátria, aquela com a qual me identificara quando lá cheguei. Senti-me « órfã » de Pátria ! Vivi um período de grande revolta pessoal que só consegui ultrapassar através de um trabalho de introspecção que me levou à escrita e através desta à redefinição da minha identidade, desta vez numa óptica multinacional, tal como é, afinal de contas, a minha essência. Passei a definir a minha Pátria como sendo o espaço geográfico e cultural formado pelos três países que contribuíram, cada um à sua maneira, para a formação da pessoa que hoje sou: Cabo-Verde, de que trago as raízes, Angola, o berço e a Guiné-Bissau, a experiência da vida e o despertar da consciência.

Foi o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO que me fez reatar com o meu percurso guineense, voltando a fazer-me acreditar na viabilidade do país e que a Guiné-Bissau continuava a precisar de mim, como precisa de cada um dos seus cidadãos. Tive o privilégio de ser a primeira colaboradora do projecto (não ousarei dizer a primeira a acreditar nele…) e é com orgulho que constato o movimento que ele gerou. E tudo isso graças à convicção e empenhamento de um homem, Fernando Casimiro, que muito admiro e respeito, mesmo se por vezes temos abordagens diferentes no tratamento de certas questões, mas com o qual partilho a crença e a esperança de termos um dia um país em que cada cidadão possa viver e progredir com dignidade.

Força, Didinho ! Vamos continuar a trabalhar, pois a vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...

 

Filomena Embaló

 

França

 

09.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

O Contributo

Foi numa tarde fedorenta do frio do centro da Europa com as lâmpadas incandescentes alumiando a linda Praça do centro de Berlim, "Pariser Platz" que tomei  conhecimento, através de um velho amigo de estudo, da existência de uma página chamada "Contributo", que me permitiu saborear a minha amada
Pátria e,  com ela:

Aprendi a conhecer os irmãos, a partir do Norte até ao Sul do nossa Planeta;

Aprendi a avaliar as emoções e as violências das expressões, escondidas nos mass medias e nos jornais inexistentes;

Aprendi a lidar com todas as formas de histórias escritas e narrações contadas pelos meus irmãos;

Aprendi a saudar os meus irmãos e o meu povo em todos os cantos do mundo;

Aprendi a fazer análises sobre as discussões abertas e ideias opostas;

Aprendi a apreciar as potencialidades que aquele pequeno canto de África possui.

Li e ouvi o desempenho das irmãs/irmãos que têm contribuído para a afirmação desta página.

Convivi e convivo com os velhos amigos e os gênios com sangue Guineense por este mundo fora.

Aprendi tudo isto e muito mais aprenderei nos próximos dias ou anos de existência do Contributo!

Parabéns ao Contributo e ao seu fundador, o incasável Didinho; aos colaboradores directos, especialmente a Dra. Filomena Embaló nas suas impressionantes divulgações dos valores Guineenses e a muitos outros que tive oportunidade de ler as suas ideias para o bem da Guiné-Bissau.

BAPUR KANA N´KADJA, porque estamos no bom Caminho.

S. Katomuar (SKA)

20.05.2009


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

O MEU MODESTO ‘CONTRIBUTO’

 

 

Caro Didinho

 

Colaboradores e utentes do Site: GUINÉ-BISSAU – CONTRIBUTO

 

Como muitas centenas, para não dizer milhares de Guineenses e amigos da Guiné-Bissau, sou um fiel e assíduo leitor do vosso/nosso Site CONTRIBUTO.

 

É com renovada avidez que todos os dias ‘devoro’ os diferentes artigos aí publicados, para em  seguida fazer uma breve análise a fim de separar os documentos de carácter informativo e os documentos  de análise pessoal ou os de simples opinião.

 

Permitindo-me por conseguinte tirar melhor proveito possível das informações ou ensinamentos que possam ser transmitidos ou debatidos  com outras pessoas à minha volta.

 

É com singela modéstia que quero juntar a minha voz aos talentosos testemunhos já exprimidos nesta rubrica em homenagem ao 6° aniversário do Site: Guiné-Bissau-CONTRIBUTO.

 

Todos os superlativos que possam ser utilizados para qualificar a excelência deste Site, não serão suficientes para homenagear e louvar o génio e a clarividência do seu fundador e motor: Fernando Casimiro: DIDINHO.

 

Nenhum guineense digno desse nome e que ama sinceramente o seu país, não pode estar indiferente a este Site, independentemente das  pertenças políticas ou partidárias.

 

CONTRIBUTO, é um local de encontro ou de reencontro entre guineenses e amigos da Guiné-Bissau. É uma fonte inesgotável e inestimável de informação política, económica, social e cultural sobre a Guiné-Bissau  e sobre os guineenses no seu dia a dia. Este Site supera de longe qualquer tipo de sites, blogs ou outros meios de comunicação ou de informação sobre o nosso País. É único no seu género.

 

Durante 6 anos temos beneficiado gratuitamente ( sem nenhuma contrapartida) de um rico e  variado painel, de documentos, informações, crónicas, opiniões, artigos  diversos e variados sobre a Guiné-Bissau.

  

Sim, os leitores ou utentes deste site, a meu ver, podem dar as suas contribuições (ou contrapartidas), resumidas em cinco palavras  a  endereçar ou a manifestar ao nosso irmão e amigo Didinho: AGRADECIMENTO,  RECONHECIMENTO,  ENCORAJAMENTO,   APOIO e SOLIDARIEDADE.

 

Muitas figuras ilustres, que deram o seu ‘CONTRIBUTO’, e por vezes as suas vidas para o progresso e o bem-estar da humanidade, só foram reconhecidas depois de terem desaparecido fisicamente. As lamentações e títulos póstumos não servem de maneira significativa as causas que essas pessoas defenderam.

 

Caro Didinho,

Pelo teu empenho, coragem,  dedicação e amor ao nosso País, digo-te: MUITO OBRIGADO.

Um  Muito OBRIGADO igualmente a todos os colaboradores.

 

A.SANHA

 

 18.05.2009


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

PARABÉNS!!!

Caro DIDINHO!

Aceita os meus cumprimentos com votos de saúde e felicidades . Que Deus te abençoe e te proteja. Esta luta que tens levado a cabo durante estes seis anos, é sinal de que os guineenses podem fazer algo para mudar a imagem da nossa pequena  e querida Pátria. Do fundo do coração agradeço a ti em particular e a todos os colaboradores, em geral, do PROJECTO  “CONTRIBUTO” .  A criança de seis anos de idade (já consegue um pouco) manifestar aos pais o que não lhe agrada. Este projecto, a meu ver deveria servir de guia de orientação aos nossos governantes, pois aqui são  expressas diversas opiniões que directa ou indirectamente merecem ser levadas em conta para um fim comum a CAUSA GUINEENSE. Faz-nos muita pena ver a nossa terra posicionada nas listas dos Países mais pobres do mundo, com tantos recursos que temos…  Espero que continues firme e corajoso nesta batalha na certeza de que tarde ou cedo venceremos. “ si canua ca n’cadja no na tchiga”. Muito obrigado e coragem. 

DUARTE BIAGUÉ

RÚSSIA

15.05.2009


 

SEXTO ANIVERSÁRIO DO PROJECTO CONTRIBUTO

Alusivo ao sexto aniversario do projecto CONTRIBUTO, cabe-me o dever de felicitar a todos os Guineenses e não só, que têm contribuído para que a afirmação deste projecto se  tornasse uma realidade. Um Projecto que é hoje um ponto de encontro dos Guineenses e dos seu amigos espalhados pelos quatro cantos de mundo; sem se esquecer, estas felicitações vão especialmente para o  "dirigente" deste projecto Sr. DIDINHO. " Ora viva Sr. FERNANDO CASIMIRO agradeço muito a sua iniciativa. A verdade tem que ser dita na devida altura, o Sr. pensou bem quando apostou em criar este projecto".

Força e continue a trabalhar.

Joaquim Mendes

Lausanne - Suíça

14.05.2009


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Caro irmão Didinho, colaboradores, amigos e simpatizantes do SITE

 

Há coisas na vida que escapam à racionalidade humana de tal modo que o melhor é continuarmos a nossa caminhada, sem entrarmos em grandes reflexões para tentar explicar o que não é explicável! Foi por mero instinto que descobri este site, que hoje nos une, em torno de um ideal: CONTRIBUIR para a libertação do nosso POVO e da GUINÉ-BISSAU, das ruas de amargura, que nos tem envergonhado ao longo destes anos. Na busca de artigos que me pudessem fornecer informações relevantes para a elaboração do meu projecto de investigação, precisamente, sobre a GUINÉ - BISSAU, acontecia a descoberta inesperada e inédita: o site www.didinho.org. Foi um momento muito feliz da minha vida, por dois motivos: pela consecução dos meus objectivos pessoas e pela significância de uma fonte tão rica e extraordinária de aproximação diária a Bissau e à Guiné-Bissau, em especial. Não tive palavras! Desde esse momento, nunca mais deixei de o consultar em todos os momentos mortos da minha vida, que infelizmente não são muitos. Acreditem que as informações que aqui obtemos, passar – me – iam ao lado se estivesse em Bissau.

Ao comemorar mais um aniversário da sua existência, só me resta uma palavra: agradecer ao nosso irmão Didinho pela sua enorme capacidade de sacrifício, envolvência, motivação, amor à Pátria, luta persistente e perseverante para propiciar a todos os CONTRIBUINTES, um debate aberto de ideias sobre o País, congregando-nos em torno de um ideal GUINEENSE. Todos os CONTRIBUINTES, sem excepção, mesmo os que não comungam dos objectivos deste espaço, merecem a nossa gratidão e admiração, porque cada um a seu modo, contribuiu, significativamente, para um debate frontal, honesto e sincero de que nos devemos orgulhar e continuar. Não queria deixar passar este momento sem endereçar um grande abraço fraterno ao nosso irmão Lamarana Bari, amigo pessoal de longa data, porque cada vez que leio os teus artigos, deixam-me uma nostalgia sufocante, que me faz recuar e mergulhar no nosso maravilhoso tempo do Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, pela contribuição e dedicação desinteressada de que ainda hoje me orgulho, traduzidas num gigantesco trabalho que desenvolvemos no terreno, em prol do bem-estar do nosso POVO, em momentos tão difíceis da afirmação da nossa soberania nacional! Orgulho-me, profundamente pela tua maravilhosa carreira académica, e acredito, honesta e, sinceramente, que ainda tens muito a dar ao País. Na realidade este site ultrapassou, a todos os títulos, o seu fundador, tal como o Marxismo ultrapassou o próprio Marx! Hoje o espaço é nosso, colectivamente, pelo que agradecemos ao Didinho, pela sua inegável criatividade, inteligência e visão futurista. Estamos todos de parabéns e a GUINÉ-BISSAU está de parabéns, na comemoração de mais este ano de muito trabalho do seu promotor, para que enriqueçamos o nosso nível de participação democrática e colectiva. Estamos perante uma autêntica e moderna Escola da Aprendizagem da Cultura Democrática, pelo que estou convicto que só o futuro e a história terão o poder suficiente para julgar este espaço, em momento oportuno, pela sua inestimável contribuição para o futuro de todos nós.

Obrigado a todos, que DEUS nos abençoe e nos acompanhe na SALVAÇÃO da NOSSA PÁTRIA AMADA!

 

Filipe Sanhá

 

Portugal

 

13.05.2009

 

 


 

6º Aniversário  do "CONTRIBUTO"

 

Meu Caro Didinho,
 
Felicito-te Didinho pelo teu trabalho admirável, incansável, será que dormes?
Felicito-te Filomena pela tua dedicação. És um exemplo a ser seguido.
Felicito a todos que de perto ou de longe contribuem para este espaço; Djoca, Edson, Umaru, são muitos e cheios de talento.
Parabéns pelos 6 anos de "CONTRIBUTO" que, através de suas escritas, do seu empenho, consegue despertar-nos para a realidade da nossa querida Guiné.
"CONTRIBUTO" impediu de passar sob silêncio o teu sofrimento Povo da Guiné!
Foi em 1969 que conheci a Guiné Bissau e quando pela primeira vez pisei o chão deste País em plena época das chuvas, quando senti o cheiro daquela terra molhada! Amei-te Guiné e continuo a amar-te profundamente.
De que nos serve os rancores, a amargura? Aceitemo-nos sem ódio, sem violência, no respeito pelas diferenças!
Juntemo-nos para fazer desta terra molhada por tantas lágrimas de dor e de sofrimento uma terra forte, fonte de esperança para as gerações futuras. Que nossos filhos não se revoltem pelo não desenvolvimento deste País, berço dos seus antepassados. Não dêem as costas, filhos da Guiné! Este País maravilhoso precisa de todos vós.
Que os Governantes obrem pelo Povo e com Ele e não contra Ele.


Força Didinho! TENHAMOS A OUSADIA DA ESPERANÇA!


Teresa Schwarz

Cabo Verde

 

12.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Didinho

 Nestes momentos só te posso pedir perdão, mas fica a saber que não foi por vontade própria, quando vi a mensagem, que pedia a nossa opinião sobre o projecto contributo, queria participar, te juro pelo mais sagrado que há, mas infelizmente não consegui, porque o meu correio electrónico tinha problemas, recebia mensagem, mas não enviava.

Foi por isso, que não consegui, dar a minha opinião na devida altura, sobre este projecto, que para mim se chamaria O DESPERTAR DO POVO GUINEENSE, porque digo com toda a sinceridade, que a partir deste projecto é que comecei a entender, a saber analisar os problemas que afectam a nossa querida Pátria Guiné-Bissau. Ajudou-me bastante a descobrir coisas interessantes sobre o país.

Qualquer filho da Guiné que se sente guineense e orgulhoso de o ser, agradeceria com todo o Coração o esforço deste Homem chamado Didinho, que dedica a maioria do seu tempo, em ajudar o povo a descobrir a verdade, tentando assim levar-nos à razão do porquê  das coisas.

Te agradeço e creio que a maioria o fará também, porque de verdade mereces.

Só te quero pedir para que continues, porque um dia a tua ajuda será reconhecida e verás o fruto do teu trabalho; um dia o povo guineense vai despertar,  através do teu projecto, essa é a razão que me leva a chamá-lo O DESPERTAR DO POVO GUINEENSE, porque tenho Fé e esperanças que um dia sucederá.

Agora estamos com os olhos vendados, com mentes escravizadas, mas terminará, porque somos capazes e somos inteligentes, exemplo disso é você, Didinho.

Só faz falta ter mais homens como você, creio que a justiça teria o seu lugar dentro da sociedade guineense.

MUITAS FELICIDADES

VIVA O PROJECTO CONTRIBUTO!!

QUE DEUS TE PROTEJA DE TODO MAL, PORQUE MERECES.

BOA SORTE

 Avelina Jandi

Cuba

 

12.05.2009

 


 

 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Estás de parabéns, estamos todos de parabéns, pois ao longo destes anos temos partilhado contigo a nobre luta que decidiste desencadear em prol do nosso torrão

querido, a Guiné de todos os guineenses e para todos os guineenses sem excepção nem diferença.

Sinto-me honrado por partilhar este espaço contigo e com todos os nossos conterrâneos.

Havemos de vencer e a luta tem de continuar.

Um abraço.

Tony Delgado

Portugal

12.05.2009


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Caríssimo Fernando Casimiro (Didinho),

 

Meu Bom Amigo,

 

Meu Irmão Lusófono,

 

É com o maior prazer e irrestrita solidariedade que tomo a liberdade de me associar ao 6º. Aniversário do “Projecto Guiné-Bissau – Contributo”, que, hoje, mais do que nunca, deve ser assumido como um verdadeiro, autêntico e já ampla e universalmente consolidado Serviço Público, ao serviço da Guiné-Bissau e dos Guineenses.

 

O “Projecto Guiné-Bissau – Contributo” constitui, hoje, um importante marco histórico na História recente da Guiné-Bissau, tanto mais porque foi colocado ao serviço do País e dos Guineenses, onde reina e se respira a pureza da liberdade de expressão e de opinião.

 

Hoje, chegados a este ponto, importa ter presente que foi percorrido um longo e espinhoso caminho do qual não mais poderá haver retorno. Tanto mais, porque a Guiné-Bissau não é única nesta caminhada rumo à Dignidade Humana, à Liberdade e à Independência. A ela se juntam, também, solidariamente, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que no seu conjunto, atentas às suas reais especificidades, formam e integram os POVOS DA LUSOFONIA – TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES, MAS FALANDO UMA LÍNGUA COMUM, A DE CAMÕES, NOSSO TRAÇO DE UNIÃO MAIOR, que, na PAZ e na GUERRA, nos tem acompanhado ao longo dos séculos.

 

Obviamente, ainda temos pela frente muito terreno para percorrer, para desvendar… Tanto mais, porque o Mundo atravessa momentos extraordinariamente tão difíceis quanto delicados, os quais para serem superados exigem de todos nós, os Cidadãos Lusófonos, uma entrega total e incondicional, aliada a uma SOLIDARIEDADE irrestrita, transparente e cristalina, para os conseguirmos superar.

 

Os problemas, que são de natureza endógena e exógena, exigem um redobrar de esforços para enfrentar essa luta sem tréguas, onde imperam as fortes DESIGUALDADES políticas, económicas, sociais e culturais, a INVEJA, a EXPLORAÇÃO e a COBIÇA instaladas por esse mundo fora, remetendo muitos Povos para condições de sobrevivência abaixo do limiar da condição humana!

 

À euforia da globalização e ou mundialização dos mercados sucede-se a indiferença e o desprezo pela GLOBALIZAÇÃO SOCIAL, que esperemos ver assumida e resolvida, tal como a crise em que o mundo se encontra mergulhado. Mas, quer se queira quer não, as expectativas atinentes à sua resolução, infelizmente, ainda não são as melhores. Pelo contrário.

E, neste quadro, surge-nos a Guiné-Bissau que ainda não conseguiu ver realizado o sonho de Amílcar Cabral, depois do seu assassinato em 20 de Janeiro de 1973, quando em 24 de Setembro do mesmo ano, nas matas de Madina do Boé, o PAIGC declarava, unilateralmente, a independência da Guiné-Bissau face a Portugal.

Hoje, mais do que nunca, depois de decorridos cerca de 36 anos, importa ter presente, embora em traços largos, o quadro da actual situação na Guiné-Bissau:

 

a)          A Guiné-Bissau é, desde há muito e nos tempos que correm, uma séria e perigosíssima plataforma giratória do narcotráfico internacional, com todas as consequências que se lhe conhecem.

 

b)          Na Guiné-Bissau, o exercício do Estado de Direito Democrático, atento o estado em que o país se encontra mergulhado é, de facto, gravíssimo. Inexistente…

 

c)           As sucessivas tensões ocorridas, ao longo das últimas mais de três décadas, no sistema político guineense, com mudanças de líderes associados à emergência de motins e golpes militares é, de facto, revelador das dificuldades da consolidação institucional da Guiné-Bissau, enquanto Estado livre e soberano.

 

d)          Inexistência de condições para que muitos guineenses, actualmente na diáspora, possam regressar à Guiné-Bissau para iniciarem a sua reorganização e reconstrução em ordem à recuperação de mais de três décadas perdidas, para que o povo possa, finalmente, aspirar ao seu bem-estar em liberdade, democracia, prosperidade e felicidade.

 

e)          A pacificação, reestruturação e subordinação das Forças Armadas ao poder político, tendo como Comandante Supremo das Forças Armadas o Presidente da        República é, tal como Amílcar Cabral previa, um imperativo patriótico.

 

Acredito, sem reservas, que o Fernando Casimiro (Didinho) está consciente das duras realidades que caracterizam o seu País, a sua Pátria – Guiné-Bissau, assim como, só não se apercebeu quem tem andado distraído, hoje, mais do que nunca, se assume, de alma e coração, como uma verdadeira reserva da Pátria Guineense.

 

É importante, é imperativo, que os Guineenses tenham isto bem presente, e nunca se esqueçam que Fernando Casimiro (Didinho) se encontra em Portugal na Diáspora, para já não invocar o seu percurso de PATRIOTA!

 

Os tempos que correm não são propícios à divisão entre os Guineenses. Os tempos actuais são de verdadeira e apaixonada UNIDADE entre os Guineenses!

 

Olhando um pouco para o passado, podemos concluir que não é esse o passado que o Povo Guineense pretende eleger como seu futuro!

 

Queiram perdoar estas palavras, tão simples quando sentidas, de um português que vibra pela PAZ, pelo DESENVOLVIMENTO, pelo PROGRESSO, pelo AMOR e pela FELICIDADE da Guiné-Bissau e do seu tão martirizado POVO.

 

Estou confiante, de que os dias que se seguem vão ser o enterrar das páginas, que todos desejaríamos ver esquecidas e banidas, e o surgir dos novos rumos que a Guiné-Bissau e o seu Povo tanto carecem!

 

Ao Fernando Casimiro (Didinho) aqui lhe deixo as minhas Homenagens, o meu abraço fraterno e solidário e a certeza de que sempre poderá contar comigo, pelo excelente e patriótico trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos seis anos, na convicção plena de que nem ele próprio está inteiramente satisfeito. Por isso, ele e os seus colaboradores, vão prosseguir o que ele começou – a sua caminhada!

 

Paulo M. A. Martins

 

Jornalista

 

Fortaleza (CE), Brasil

 

11 de Maio de 2009

 


 

“Dedicatória ao 6º aniversário do projeto Contributo”

 

 

“A luta continua”

 

Nha mantenha!

O 6º aniversário do contributo representa uma vontade daqueles que sonham  viver uma Guiné de Paz, de Democracia e de desenvolvimento.

O Projeto contributo é para mim um espaço estratégico para desenvolver uma nova luta pela independência, pela democracia e pelo desenvolvimento, desígnios encarcerados pelos sucessivos governos do Partido que conduziu a luta pela independência do País.

É importante deixar claro nos olhos daqueles que ainda pensam que o plano de estabilização do regime da instabilidade terá continuidade; que a vontade que havia no seio dos combatentes para conquistar a luta da independência e salvar o povo da ditadura colonial é a mesma que temos hoje. Vamos lutar sem medo de sermos presos ou de sofrermos qualquer violação, como tem vindo a acontecer ultimamente no nosso país. Para nós do Contributo, não há melhor forma de ser verdadeiro guineense, do que lutar pela Estabilidade e Desenvolvimento da Guiné-Bissau, por isso,  dedicarmo-nos, com orgulho e consciência, a esta luta, para conquistarmos a nova independência para a Guiné-Bissau.

Nenhuma das obrigações da justiça transicional foram cumpridas no País. O Estado continua a ser propriedade daqueles devem ao povo muitas respostas, os insociais, que continuam a ser legitimados para representarem o povo humilde que chora de fome, falta de salário, educação, saúde, emprego...

Fico feliz em saber que o contributo converge os amigos da Guiné, pelo coração estão apoiando essa nova luta para a devolução da dignidade e da virtude ao Povo Guineense.

É caso para dizer a todos aqueles que por medo, fruto da crise que o País atravessa, não abraçaram este projeto, que qualquer mudança requer  sacrifico, isto é, nenhum país do mundo conquistou o progresso através do medo e conformismo, mas sim, através de trabalho e luta permanentes, contra a injustiça e a corrupção. Também o silêncio dos indiferentes não diminuirá a vontade de continuar a nossa luta, porque sabemos que a nossa felicidade de viver não depende da nossa condição econômica ou financeira, mas, sim de uma Guiné democrática e desenvolvida.

Aproveito o ensejo para felicitar o irmão Didinho pela coragem e inteligência de ter concebido este espaço de Unidade Nacional, onde nos convergimos, e à  Senhora Dr.ª Filomena Embaló pela brilhante contribuição que tem vindo a prestar para a construção de uma nova Guiné de Paz e de Desenvolvimento.

 

Com coragem e razão,

 

Subscrevo-me

 

Bacar Queta

 

Brasil

 

11.05.2009

 


 

 

Justa homenagem a todos quantos colaboram no Projeto Guiné-Bissau Contributo

 

Caro Didinho

 

A sua justa homenagem a todos quantos prestaram e ainda prestam colaborações ao longo destes 6 (seis) anos ao Projeto Guiné-Bissau Contributo na pessoa da Professora Filomena Embaló é mais que merecida. Sentindo-me homenageado na pessoa da Professora Filomena é uma honra. A imagem que me ficou na memória é de uma pessoa singela e amiga de quem dela se aproximar. Eu a conheci em Bissau, no Liceu como aluno e ela como Professora de Matemática, a sua didática e a sua generosidade me contagiou. Por isso, Professora nunca me esqueço de ti. Como já lhe disse no e-mail pessoal que lhe remeti, ser guineense não é apenas nascer no seu solo, mas também amar e dedicar-se à Guiné. Isso a senhora tem feito ao longo dos anos que tem vivido na Guiné. Pude sentir a emoção que passou para nós através da sua escrita em homenagem aos 6 (seis) anos do Projeto Guiné-Bissau Contributo. Quem pode dizer que o meu avô materno não era Bolamense e guineense. Ele chegou a Bolama aos 15 anos de idade e faleceu beirando 80 anos. Ou seja, 65 anos dedicados ao serviço da Guiné. Quem pode dizer que o meu pai não era guineense, tendo chegado a Bolama com 14 anos de idade e falecido beirando 100 anos. Quase 86 anos dedicados à Guiné. Portanto, Filomena para nós que colaboramos neste projeto lhe julgamos guineense, não só por teres casada com um guineense, mas também pelo seu amor e sua dedicação à Guiné.

 

Djoca – o nosso Valor Contributo

Faço minhas as palavras do Ricardo El Kady. Quer que eu diga mais...

Meu grande amigo, eu sou sempre o seu admirador e fã incondicional. Você foi, é e continuará sendo o nosso jovem Professor do Liceu Kwame N'Krumah. Quem não queria desfrutar do conhecimento de Djoca? Você era e ainda é bom em tudo, ou seja, você é polivalente. Estudante nota 100, equivalente a 20 valores na escala acadêmica em Portugal e, equivalente a 10 na escala acadêmica no Brasil. Você não sabe que a sua Inteligência e Sabedoria contaminou todos nós da sua geração? O homem de poucas palavras, mas de grande conteúdo intelectual e generosidade. Continue brilhando e nos brindando com suas aulas médicas no site Didinho.

 

Didinho foste um grande Presente que a Guiné nos deu nestes últimos anos. Através de ti todos nós que estávamos dispersos voltamos a nos encontrar e compartilhar o mesmo sentimento pátrio e interesse para o avanço da Guiné. Continuo com a sua homenagem mais adiante

 

Continuando as minhas referências sobre os iluministas guineenses do séc. passado e deste século estão:

 

Dr. Joaquim Tavares "Djoca", o menino de ouro como dizem cá no Brasil quando elogiam um grande cérebro.

 

Ricardo El Kady, meu irmão de Bolama eu te ouço todos os dias na Rádio Gumbé de Umaro Djau, delicio-me com o recitar do seu verso cantado ele é muito instigante.

 

Fernando Carvalho, Bom Dia, Bom Dia, Bom Dia na nha Guiné..."Kulum" eu te ouço todos os dias no meu carro. Olha é segredo, eu copiei no site Didinho a sua música, não queira julgar que é Pirataria dos trabalhos dos outros (risos). Outra Fofoca (gurdu noba) eu passei uma cópia para Joaquim Barbosa "Djoca de Mocidade", ele ficou ouvindo no carro até altas horas da noite na porta de casa, quase que o ladrão o pegava, porque não queria desligar o carro sem terminar de ouvir o seu album. Que saudades você nos trouxe de volta.

 

A Filomena Embaló sobre esta pessoa eu me delicio com o seu estilo de escrever (suave apaixonante e instigador). Professora, porque não nos brinda com romances sobre a nossa Guiné.

 

Ao Didinho pela rapidez do raciocínio e escrita de forma lógica. A facilidade com que encadeias os assuntos dentro do mesmo texto. Enfim, Didinho, com a tua forma de abordagem e de mostrar a realidade da Guiné-Bissau conseguiste unir gregos e troianos, ainda que cada um em certos momentos continue cético aos seus ideais. 

 

Ao Filipe Sanhá pela desenvoltura com que trabalha o raciocínio chamando o leitor para junto de si faz de ti um homem que lê as mentes, fruto da sua profissão.

 

Para não injustiçar os demais e inestimáveis colaboradores do site didinho cujos nomes não gravo neste momento, mas que saboreio as escritas e comentários dos seus artigos digo a eles um BEM HAJA. Aos variados comentaristas dos espaços deste site, os acordantes e discordantes das mais diversas opiniões expressas pelos colaboradores escritores os meus Respeitosos Cumprimentos.

 

Didinho Djarama

 

Que Deus te abençoe a ti e a tua família. Que ELE na SUA infinita bondade continue iluminado este espaço nosso criado por ti.

 

Nha Mantenhas

 

Mamadu Lamarana Bari

 

Brasil

 

11.05.2009

 


 

 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

 

Nancy SchwarzA leitura que eu faço do "PROJECTO CONTRIBUTO", resume-se em quatro importantes pontos:

 

1) É um Projecto que incentiva a UNIDADE no seio dos Guineenses.

 

2) É um Projecto DEMOCRÁTICO: Está aberto à diversidade de opiniões.

 

3) É um Projecto que DESMASCARA corajosamente a hipocrisia da "cúpula" que detém o poder no Nosso País. 

 

4) É um Projecto INFORMATIVO: Oferece a Todos os Interessados informações cruciais sobre a sociedade, a economia e a 

política Guineense.

 

OS MEUS SINCEROS PARABÉNS À EQUIPE DO "DIDINHO.ORG" E EM ESPECIAL, AO "CONSTRUTOR" DESTA PODEROSA MÁQUINA DE INFORMAÇÃO" - DIDINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   

 

Com GRANDE estima e admiração,

 

Nancy Schwarz

 

Inglaterra

 

11.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

O Projecto Contributo Munido de Verduras

 

Caro Didinho!

 

Os meus parabéns e um profundo agradecimento ao trabalho que tens vindo a dedicar ao povo guineense. Cheguei do jantar que me foi dedicado pelos meus filhos neste dia da Mãe, e decidi ler os meus e-mails, deparando-me com a comemoração dos seis anos da existência do “Contributo”.

 

Comecei a explorar o Site há dois anos, e pouco a pouco, fui analisando o tempo que dedicas, o carácter consistente, a honestidade transbordante nas tuas escritas e análises; ele tornou-se numa das minhas leituras preferidas. Este é um espaço em que não apenas criticas, mas avanças, com grande sensibilidade, análises que expressam uma compreensão ampla, dos complexos problemas nacionais da Guiné-Bissau, desde as perspectivas histórica, politica, cultural, assim como da aproximação económica, que se encontra no caos. Para além de nos manteres informados, foste incentivando e sensibilizando guineenses pelo mundo fora, muitos dos quais, não têm a mínima noção da transformação catastrófica, que a Guiné recebeu e vai recebendo, caso ficarmos calados.

 

Nos artigos que tens incorporado no teu site, em toda a análise da realidade guineense, tens valorizado profundamente o sacrifício do nosso povo, alertando-nos incansavelmente para a necessidade de Acção, perante o perigo, a que o País e o povo estão expostos.

 

Mesmo que tenha um tempo bem limitado, é com prazer que abro a minha caixa electrónica, para ler as mensagens do “Contributo”. Simplesmente porque, a novidade das mensagens incorporadas no Site, residem na seriedade da abordagem social, económica, político-militar, na coerência entre a análise e as propostas concretas; na apresentação de uma perspectiva ética centrada no direito à vida de um povo massacrado, enganado e desdenhado, como eixo articulador do seu princípio e ideais.

 

No “Contributo”, as críticas vão para além das acusações e condenações concretas, ao assinalar o que urge mudar. Nele se desnuda o carácter espoliador das elites, expressando-se o imperativo de uma mudança, e o caminho que poder-se-ia percorrer, caso o interesse do povo e do País fossem primários para muitos deles. Digo condenações, porque infelizmente, a justiça na Guine é obrigada a não cumprir com a sua tarefa, deixando-nos sem outra opção, que desmascarar os abusadores, perante factos óbvios e patentes.

 

Ante o grave problema da corrupção que vai destruindo a nossa Guiné, este Site Contributo deve prevalecer, e entre todos, com uma contribuição positiva, vamos avançando, propondo tarefas e metas concretas, para que os nossos governantes entendam, que merecemos ser tratados como protagonistas que apontam uma sabedoria milenar em busca de uma sociedade fraternal e em harmonia, em que o desenvolvimento e o progresso tenham o direito de coabitar com o nosso povo, e que a justiça se imponha, para que o povo respire confiança e liberdade. Sim, porque aqui de fora, vivemos frustrados e sentimo-nos impotentes ao ver o nosso povo ser-lhe negado a satisfação das necessidades básicas, como o pagamento de um salário, o direito à Saúde e à Educação. Por isso, neste Site, que me perdoem os se negam a reconhecer as verdades, criticaremos radicalmente a estratégia que nos levou ao estancamento e ao fracasso económico, a um endividamento crescente e sem saldamento, à estratégia de pedinchar para encherem os seus próprios bolsos, à ladroagem e à ignorância directiva a que nos têm submetido e subjugado por anos e anos.

 

Não pode haver desenvolvimento económico sustentável e verdadeiro, se não se contemplar o desenvolvimento social da população. O diálogo social em cada País é essencial neste processo. E como estamos espalhados pelo Mundo fora, utilizaremos Sites como este, para limarmo-nos nas nossas opiniões políticas e sociais. É de duvidar que tenhamos a receita ideal para a solução de tantos problemas, ou que tenhamos compreendido completamente os mecanismos que conduziram a uma sociedade desumanizada. Mas não é desdenhável propor, analisar, procurando entrever um modelo de sociedade diferente do actual.

 

Aproveito aqui, para dar os meus parabéns a todos que têm mantido este site vivo e único! A tecnologia e a comunicação trouxeram-nos ao centro e ao palco de guineenses cultos, desde técnicos mais influentes, ao cidadão mais humilde, em frente à mesma agenda de verdades e reconhecimento para/de um caminho ideal, para o futuro da Guiné-Bissau e do povo guineense.

 

Um forte aplauso para todos,

 

Drª. Celina Tavares Spencer

 

Psicóloga

 

Estados Unidos da América

 

11.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Caro Didinho,

 

Quero te parabenizar pelos 06 anos do  PROJETO CONTRIBUTO e deixar minha opinião.

Conversando com as pessoas, a palavra que mais nos parece em evidência, atualmente, é a "indignação". A Guiné-Bissau tem sido palco de tantas atrocidades, de todos os tipos e tamanhos, que nossa indignação parece não terminar mais. Diante disso tudo, a sensação de impotência tem tomado conta da maioria de nós. Gostaríamos de fazer algo, mas sabemos que não podemos. Ou melhor, pensamos que não podemos. Porque, na verdade podemos! Podemos através do  PROJETO CONTRIBUTO, este instrumento que você Didinho disponibilizou para que possamos manifestar e fazer cada um a sua parte, para podermos acreditar na possibilidade de um amanhã bem melhor que hoje, a começar por nossas atitudes, como você mesmo diz.

Parabéns Didinho, parabéns Contributo.


Um Grande abraço

 

César Ferrage

 

Brasil

 

11.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Bonjour  Monsieur Didinho!

Il y a un adage qui dit «mieux vaut tard que jamais».mes moi je regret amèrement de n’avoir pas pu donner  a temps mon opinion  pour des raisons indépendantes de ma volonté, sur les 6 ans de wwwdidinho.org

Cependant, ce site de libre expression  exclusivement réservé aux citoyens de la Guinée Bissau et aux amis de la Guinée Bissau est une fierté pour tous les fils de la Guinée Bissau.

Pour comprendre et réfléchir sur la  situation politique, économique, sociale, militaire de la Guinée Bissau, il n’y a pas meilleur site qui celui-ci. C’est vraiment le plus beau cadeau qui soit  pour nous jeune de la Guinée Bissau. C’est un bouffé d’air pour tous ceux qui sont animés par le souci de voir une Guinée Bissau prospère et démocratique.

Le site www.didinho.org  est comme une agora dans les anciennes cités grecque.les gens s’y retrouver pour discuter et échanger des choses qui intéressent la cité.

A travers le site nous avons découvert qu’il y a travers le monde des digne fils du pays qui n’ont pour préoccupation que le la restauration de l’Etat de droit en  Guinée Bissau.

Je voudrais profiter de l’occasion pour felicitér tous ceux qui animent ce site principalement :

-A vous Mr Fernando Casimiro «Didinho» : Je ne sais quoi vous dire si ce n’est grand merci d’avoir  eu le courage de commencer l’aventure et de l’ouvrir à tout le monde ceux qui ont quelques choses à dire sur la Guinée Bissau que nous aimons tant.

-A la brave Dr Filomena EMBALO : je dis simplement bon courage maman.vos  enfants vous encouragent à persévérer dans cette dynamique  et vous expriment toutes leurs fiertés pour votre engagement pour les causes noble de notre pays. Vivement que toutes les femmes intellectuelles de notre pays suivent vos pas.

-Au Prof. Mamadu Lamarana BARI : Merci professeur nous autres jeunes étudiants lisons avec beaucoup d’intérêt les cours magistraux que vous nous donnez sur le site www.didinho.org

-Au Prof. Joaquim Silva TAVARES : Docteur  merci pour toutes les informations que vous nous donnez et qui nous permet de mieux connaitre notre corps et toutes les maladies auxquelles nous sommes exposée.

 

Bamba Koté

 

Senegal

 

10.05.2009

 


 

Homenagem Do Sector Saúde ao Projecto Contributo

 

Prof. Dr. Joaquim Silva TavaresInicialmente, pensei em redigir umas linhas como parte da reflexão e homenagem aos 6 anos do Projecto Contributo. Depois, pensando nos muitos “Pesos pesados” da linguagem escrita que frequentemente nos brindam com os seus textos no Projecto, decidi ficar na plateia e saborear /aplaudir os textos que acabei de ler agora mesmo: sempre disseram que o melhor lugar para apreciar uma peça é estar na plateia (ou no primeiro balcão do cine UDIB) e não no palco; não me arrependi (as minhas linhas iam empalidecer no meio de tanto talento); vou compilar essas peças e guardá-las no meu arquivo pessoal.

Antes de começar a participar no Projecto Contributo, posso dizer que, num sentido egoísta, a minha vida era só para a família e diversos cargos que tenho vindo a desempenhar ao longo de vários anos: a minha atitude era de desapontamento e consequentemente de alheamento aos problemas da nossa terra: Porque preocupar-me com pessoas que só querem acumular riqueza à custa de projectos e fundos destinados a melhorar o ensino, a saúde e a qualidade de vida dos Guineenses?

 Porque preocupar-me com um país, que mesmo sendo o país que trouxe à vida os meus trisavós, deixou desmoronar algumas das nossas relíquias, como o liceu Kwame N’krumah (ainda não percebo, com todo o respeito por um dos maiores líderes africanos, porque mudaram o nome de Honório Barreto), por acaso ceifou a vida de jovens brilhantes como o Viriato Pã?

Vendo como o Fundador/criador e verdadeira força locomotiva deste projecto, O Didinho, se sacrificava dia-a-dia, à custa de “tempo para a família”, dando a cara mesmo quando os insultos/desrespeitos não eram dirigidos a ele, foi ele que me recrutou e incentivou a continuar, mesmo quando, devido aos meus numerosos encargos (às vezes, mastigo mais do que posso ingerir); foi ele que, no que caracteriza os verdadeiros Líderes e Motivadores, quando me remetia ao silêncio, me enviava e envia artigos sugestivos que me incentivavam/incentivam a escrever artigos.

Honesto, Frontal, Sem medo de ninguém, Orgulhoso no bom sentido!

Parabéns Didinho, continua a trabalhar, que todos estamos em dívida contigo!

A Filomena Embaló! Não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mas pelas linhas que escreveu nesta homenagem ao Contributo, só posso dizer: ”uma Alma Grande”; como escreveu Fernando pessoa: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”; penso que Ela tem todos os motivos para “odiar” a Guiné, mas como os grandes seres Humanos fazem, ela não optou por esse caminho fácil que é o Ódio, optou sim, por ajudar a alicerçar este projecto maravilhoso. Parabéns Filomena, ”You are the Best”! Obrigado pelo teu interesse e ajuda à Minha Guiné, quando podias ter optado por outros projectos de outros países que teriam mais respeito e agradecimentos pelo teu extraordinário Contributo.

Ao Mamadu Lamarana Bari: difícil encontrar numa única pessoa esta combinação de Inteligência, Sabedoria, Dom da Palavra escrita e falada, Senso comum: mas, ele tem tudo isso; e espero que nos continue a brindar com os seus excelentes artigos e palavras de Sabedoria. É com grande orgulho que leio os teus artigos que se tornaram em Clássicos do projecto.

Ao Edson: não há nada como o ímpeto da juventude para dinamizar qualquer projecto e este jovem, com artigos excelentes tem dado uma brisa de ar fresco a este Projecto; e cada artigo demonstra mais e mais maturidade e espírito de reflexão profunda (o que nos falta muito na Guiné…….)

Ao Ricardo”El Kady”: Músico “Extraordinaire” que com toques de “poesia”, mais do que ninguém, nos dá uma perspectiva poética da situação Guineense.

Força Contributo!

 

Djoca!

 

Estados Unidos da América

 

10.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Os meus parabéns Didinho pelas energias que tens dispendido em prol da afirmação da cidadania e o despertar da consciência dos Guineenses!

Parabéns para toda a equipa e continuem com o vosso/nosso trabalho!

 

Guilherme da Costa

 

Guiné-Bissau
 

10.05.2009


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Orgulho...

 

GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO TANTI,TANTI,TANTI,AUGURI...per me Guiné-Bissau: contributo, é un portale di notizie agiornate continuamente che entrano in maniera rapida in casa mia, con esso é come sintire vicino la mia terra e i miei cari...vivissimi complimenti DIDINHO per far nascere questo sito davero speciale per tutti figli e amici della Guiné-Bissau...

PARABÉNS GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO.

 

AMADO BALDÉ

 

ITÁLIA

 

09.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

 

Olá compatriotas….

 

 

Mantenhas a todos os soldados de Cabral.

No âmbito dos 6 anos da existência do projecto CONTRIBUTO, quero dar os merecidos parabéns a todos os colaboradores deste maravilhoso trabalho. Um trabalho verdadeiramente necessário para a Guiné-Bissau e para os Guineenses espalhados por esse mundo fora. Este grande projecto, que conseguiu ultrapassar todas as fronteiras e chegar a todos os interessados em matéria de Guiné-Bissau, merece por parte de todos um grande louvor. Pois tem realmente servido os interesses da nossa terra de uma forma tão verdadeira que se tornou incómodo a todos aqueles que insistem em parecer que amam a Guiné, mas que na realidade são mais amantes do dinheiro e da boa vida.

A verdade e o sentido de compromisso com que, na minha opinião, tem sido encarado este trabalho, isto é, os valores que têm sustentado a existência deste projecto são uma verdadeira lição não só aos Governantes da nossa terra, mas também de toda a África.

Como Guineense que sou, quero aqui agradecer a todos os participantes deste maravilhoso trabalho, agradecer não só as lições que tenho recebido através deste prestigiado site, mas também por contribuírem significativamente para a minha liberdade.

UM MUITO OBRIGADO A TODOS OS MEUS IRMÃOS QUE LUTAM PELA NOSSA GUINÉ!

Quanto ao meu amigo e professor Didinho, o grande mentor deste sublime trabalho, não me vou preocupar em dedicar-lhe muitas linhas neste texto, pois ele sabe o que penso dele e a gratidão que tenho por este trabalho em prol da nossa pátria amada. Contudo faço questão de lhe dedicar este belo vídeo que me tem servido de inspiração e motivação em muitas horas de desânimo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=jYPmjOKATuY

 

VIVA  A GUINÉ-BISSAU!

VIVA O POVO DA GUINÉ!

VIVA O CONTRIBUTO!

Estamos juntos!

 

Edson Incopté

 

Portugal

 

09.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

 

A MEU VER...

 

Senhor Casimiro,
 

O que você sabe sobre a Guiné e nos transmite através  do CONTRIBUTO,  permite-me entender cada vez melhor a complexa situação política do país. O trabalho que está a fazer parece-me fundamental e indispensável, mas necessita de bastantes condições prévias para que ele possa ser implantado na vida política e social imediata da Guiné. Condições essas que precisam de muito tempo para amadurecerem. Porém, aqueles que detêm o poder impedem este amadurecimento, porque eles só conseguem sobreviver no seio da teia de corrupção  em que vivem. Quando é a razão da força que rege a  justiça, o direito não tem força. A implementação no país das ideias de direito e de justiça propaladas pelo CONTRIBUTO, precisa duma força que não existe na Guiné ,ou se existe é insuficiente. Como fazer para aumentá-la? Comprometendo os jovens e os intelectuais, localmente  e no estrangeiro. Mas nem isso é fácil, porque a maioria deles tem problemas económicos e somente os que têm uma grande formação moral, podem superar ou não ser condicionados.
Isso explica o grande silêncio e a indiferença geral às vossas propostas, especialmente àquela da MUDANÇA.
A responsabilidade da situação guineense cabe também às autoridades internacionais: elas falam mas não agem, especialmente as do Ocidente que na África deixam demasiado espaço para a penetração económica de Estados não democráticos.
 

Nestas condições, parece-me conveniente utilizar o que está disponível na Guiné para não prejudicar as possibilidades da próxima mudança.
 

As duas figuras mais negativas desapareceram da cena política. Há outras no país, é certo, mas também há gente honesta. E é preciso favorecer estas últimas, estimular e ajudá-las.
 

Para as próximas eleições presidenciais, não sei se é útil o ataque directo ao Cadogo, apesar das ligações que tinha com o Nino. A meu ver, ele deve ser visto e discutido, por agora, apenas  como um obstáculo à eleição de Henrique Rosa, o candidato que penso ser o melhor, por não estar implicado na política partidária directa.
 

Estamos juntos. Bom trabalho.

Matteo Candido

 

Itália

 

09.05.2009

 


 

O QUE REPRESENTA PARA SI (GUINEENSE OU AMIGO DA GUINÉ-BISSAU), O PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO?

 

Didinho,

 

Samuel VieiraModéstia à parte, seu/nosso Projeto Guiné-Bissau: Contributo veio para ficar! Ele criou um link que vinculou todos os guineenses que vivem nos quatro cantos do mundo. Permitiu que os amigos ou colegas que não se viam há muitos anos se reencontrassem, apreciando idéias, partilhando informações diversas e revivendo a Guiné. Ele vai mais longe - esclarece opiniões, mergulha e vasculha o que antes era impossível trazer a público. Ele é crítico contra tudo que não favorece o povo da Guiné, ou seja, usado em benefício próprio. Sabemos que enfrenta muitas barreiras, corre riscos, enfrenta adversários ferrenhos, porém não cruza os braços e nem baixa a cabeça. Seus ideais são firmes, o que motiva a base intelectual tanto do país como da diáspora a aderirem cada vez mais a esse Projeto.

 

 

Um forte abraço!

 

Samuel Vieira

 

Brasil

09.05.2009

 


 

O que significa para mim o "Contributo"
 

Caro Didinho

 

A. Marques Lopes "Cantacunda"Tu já sabes quem sou, embora não nos tenhamos ainda encontrado pessoalmente, mas hei-de encontrar uma forma.

Primeiramente, vou dizer alguma coisa sobre mim, antes de falar da questão fundamental que colocaste, por se dirigir a um colectivo que quererá, certamente, saber quem sou. Sou um ex-combatente português da guerra colonial na Guiné. Estive lá duas vezes: da primeira com uma companhia de "metropolitanos", A CART1690, em Geba, Cantacunda, Banjara, Sare Banda; da segunda com uma companhia de guineenses, de "recrutamento local", a CCAÇ3, em Barro. Fui ferido em combate e estive nove meses no Hospital Militar Principal, na Estrela, em Lisboa. Sou amigo do Luís Cabral com quem jantei algumas vezes em Lisboa, juntamente com outros ex-combatentes portugueses que estiveram em Geba; sou amigo do Comandante Lúcio Soares (o homem que me mandou nove meses para o hospital...), com quem, em Abril de 2006, almocei no "Colete Encarnado", em Bissau; sou amigo do Norberto Tavares de Carvalho, "Cote", que já esteve em minha casa e com o qual estarei novamente dentro em breve; tive, na quarta-feira passada, o grato prazer de conhecer e almoçar, juntamente com outros ex-combatentes portugueses, com o Director do INEP (instituição que muito admiro), Dr. Mamadu Jau. Já voltei à Guiné, Guiné-Bissau, várias vezes, para reencontrar o povo guineense. Sou, agora, Coronel Reformado do Exército Português.

Não vou dizer mais disto porque as minhas experiências na Guiné já andam por vários blogues e não cabem aqui. Era só para dizer quem sou. E dizer que sou amigo dos guineenses, todos, mesmo daqueles que tive de enfrentar de armas na mão. Porque nunca tive ódio e sei que eles também não tiveram. Fui mandado numa missão, imposta por Salazar, e eles lutaram pela libertação do colonialismo, só, sob a clara e justa orientação de Amilcar Cabral. Sentimento da generalidade dos ex-combatentes portugueses.

Então, há algumas razões que me levam a ser permanente leitor do "Contributo" e seu apoiante:

1 - É através dele que me mantenho ligado ao povo da Guiné-Bissau, ao conhecimento dos seus problemas, cultura e aspirações, através das intervenções de muitos dos participantes do blogue;

2 - Interessa-me a história da Guiné-Bissau após a independência, com todas as sua convulsões que têm determinado a tragédia de um povo de que gosto e para o qual desejo diferente melhor; e o "Contributo" tem sido uma fonte informativa excepcional;

3 - Constato, por muitas participações, que há um grande, de número de quadros guineenses, alguns muito jovens, com ideias e perspectivas para o seu país que me animam a ter esperança para o futuro daquele povo que não me sai do coração;

4 - Que há gente, guineenses fora da sua terra, com muito nível técnico em várias áreas, gente que poderia participar na alteração do "statu quo" actual;

5 - Que há quem lute, desta forma, através do "Contributo", para a mudança difícil, mas com persistência.

E tu, amigo Didinho, estás no topo dessa luta. E a persistência não se faz com indiferença. Persiste.

 

Mantenhas

 

A. Marques Lopes "Cantacunda"

A. Marques Lopes

Portugal

09.05.2009

 


 

Meus cumprimentos

 

Olá Didinho,

 

Para quem usa este espaço para comentários, ou seja para inteirar da situação política, económica e social da Guiné-Bissau, dificilmente se consegue ficar de fora e não elogiar. Este espaço representa um parlamento de discussões e trocas de ideias para todos os guineenses que vivem ou estudam por aí fora, e também elogiando nosso querido patriota Didinho, que é um profissional de grande qualidade, e demonstra muita segurança nas suas matérias, também errou muitas vezes nas várias intervenções, o que é algo natural como ser humano.

 

Plantão Fiscal

08.05.2009

 


 

6º AniversÁrio do contributo

 

Olá Didinho,

 

É com grande satisfação que comemoramos mais um aniversário daquilo que é o maior espaço de convergência de ideias entre os Guineenses de todas os quadrantes deste mundo em que vivemos, o CONTRIBUTO. Espaço de opiniões, de comentários, de críticas, de denúncias responsáveis, de cultura, de desporto, de turismo, de arte, enfim, do desenvolvimento harmonioso da Guiné que vimos nascer.  Seis anos de luta contra o obscurantismo, o totalitarismo, o abuso de poder, a corrupção, o narcotráfico, o clientelismo e a ganância política daqueles que utilizaram e têm utilizado a Guiné para se enriquecerem ilicitamente à custa  da maioria de um povo cujo quotidiano, é caracterizado pela miséria absoluta.

 

Ao longo destes seis anos de existência deste espaço foram muitas as compreensões e incompreensões sobre a sua verdadeira essência, mas isso só serviu para enriquecer, e de que maneira,  o CONTRIBUTO. Hoje  mais do que nunca, a Guiné-Bissau está numa encruzilhada que requer a contribuição de todos os seus filhos independentemente da sua franja social. Transformar o país como um Estado de Direito respeitado no palco internacional é um processo difícil que tem as suas adversidades, temos que saber enfrentá-las com dignidade e determinação para que, de uma vez por todas, esta terra de Amilcar Cabral se endireite rumo ao progresso, para que nela haja equilíbrio na distribuição da coisa pública, e os direitos humanos sejam escrupulosamente respeitados. O caminho é longo mas a vitoria chegará um dia.

Infelizmente nós, que vivemos aqui na Guiné-Bissau, temos faltado com algo do nosso dever para com este espaço, mas a explicação é esta: A DIFÍCIL LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA...

 

A contribuição deste espaço no panorama do desenvolvimento do nosso país, é incalculável, sem prejuízo de uma ou outra animosidade, de uma ou outra pessoa, perfeitamente natural num espaço de diversidade onde reina o principio da liberdade e do contraditório. Gostaria de aproveitar esta oportunidade, na qualidade de um dos dirigentes máximos da Liga Guineense dos Direitos Humanos,  para informar aos menos atentos que a contribuição do Didinho para uma Guiné mais aberta, livre e informada, não se resume só a este espaço, foi ele que, a titulo voluntário, criou e sustenta financeiramente o nosso site www.lgdh.org . Foi uma contribuição de um patriota e de um humanista que pensa e acredita no futuro do seu país.

 

Parabéns AO CONTRIBUTO

Parabéns AO DIDINHO

Parabéns A TODOS OS COLABORADORES

PARABÉNS À TODOS OS LEITORES

 

A luta continua

 

Bubacar Turé

 

Vice-presidente da LGDH

 

Guiné-Bissau

 

08.05.2009

 


 

Parabéns!

 

Meu caro compatriota,

 

Gostaria de começar assim para te dizer, que este é um dos mais (para não dizer o mais ) nobres projetos implementados em defesa do bem-estar da Guiné.

Este espaço faz cada Guineense viver e sentir a "guinendade" e ao mesmo tempo, exige profundas reflexões sobre o cotidiano da tão almejada Pátria, que os seus fundadores sempre sonharam construir com dignidade, competência e humanismo para a defesa do bem-estar, social, política e económica deste martirizado povo, mas que infelizmente nunca tiveram o privilégio.

 

O espaço Contributo vem oferecendo aos "guiguis" e demais interessados a oportunidade de opinar, criticar, debater e concertar apartidariamente os problemas do país.

É importante louvar iniciativas como esta que demonstra com muita firmeza e clareza a preocupação de um cidadão, que  por motivos de força maior foi e tem sido impedido de dar sua contribuição no terreno, na busca de mecanismos de desenvolvimento para o país.

Você está de parabéns pela simples razão de ter conseguido quebrar barreiras e construir este espaço para os "fidjus di terra" poderem trocar ideias e discutir problemas de "tchom".

Este espaço representa para mim, um pedaço da Guiné e toda vez que acesso a ele, sinto-me mais orgulhoso de ser guineense.

 

Parabéns meu caro amigo.

 

Ibraima Baió     

                                  

08.05.2009

 


 

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO - 6 ANOS AO SERVIÇO DA GUINÉ-BISSAU E DOS GUINEENSES!

 

Hi Didinho,
 
Estás de parabéns, continua com muita saúde e sorte.
 
Esses são os meus desejos.
 
O Contributo tem sido um projecto bem interessante para todos os Guineenses que fazem o uso do website.
 
PARABÉNS, PARABÉNS e PARABÉNS Contributo e obrigado Didinho.
 
Um abraço grande

 

Alves da Silva

08.05.2009

 


 

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO - 6 ANOS AO SERVIÇO DA GUINÉ-BISSAU E DOS GUINEENSES!

 

O que é CONTRIBUTO?

 

Contributo significa ajuda ou é aquilo que se pode dar (ex ‘dar um contributo ao projecto ou dar um contributo em dinheiro’).

Faz poucos meses em que acedo ao site ‘CONTRIBUTO’ sempre em busca de alguma informação para saber da nossa Guiné, não que não existam sites onde me possa informar, existem, mas confesso que consigo estar mais informada no ‘CONTRIBUTO’ do que nos outros.

A curiosidade fez-me ‘conhecer’ e saber que existem muitos guineenses pelo mundo com excelente background e com mérito e, que mesmo estando longe, não deixam de dar a sua ajuda em opiniões, em artigos, em memórias, no sentido de ajuda e contribuição para o país.

 

O projecto CONTRIBUTO, incentiva e mexe com a consciência de cada um, mexe com a emoção e, definitivamente, não nos deixa ficar indiferente.

Não fiz parte dos primeiros 5 anos, mas ao ler os vários artigos desses anos já há muito se contribuía, a partir do dia 10 de Maio 2009 que sejam muitos mais anos de CONTRIBUIÇÕES de ajuda para a Guiné-Bissau. Que não deixemos que vendam a nossa terra, que tenhamos a coragem de dizer NÃO! Que tenhamos a coragem de dar o passo e nao permitirmos o retrocesso.

 

Os meus Parabéns a todos os colaboradores do site, porque sem eles, de certeza que não seria possível. Os meus sinceros Parabéns a ti Didinho, pelo empenho, pela dedicação, pela coragem, pela força, pelo amor ao nosso país! Que a estrela te guie continue sempre por perto!

 

Estamos juntos.

 

Cadija Mané

 

Burkina Faso

08.05.2009

 


 

O PROJETO CONTRIBUTO EM PROL DA DEMOCRACIA E DOS VALORES NA GUINÉ-BISSAU

 

Caro Didinho

 

Permita-me que inicie este comentário com estas frases de sua autoria.

 

"Para ajudarmos os políticos, temos que lhes dizer a verdade, mesmo que seja a nossa verdade, mas é sempre uma alternativa para que não pensem que, para além deles, mais ninguém pensa.

 

Por outro lado, eles devem ser humildes, ter respeito pelas opiniões que são produzidas sobre eles, pois só assim poderão melhorar as suas posturas e ir de encontro ao que se pretende deles. Caso contrário, jamais conseguirão libertar-se da tendência demagógica". Didinho.

 

Estes são valores que devem ser cultivados para que a democracia seja exercitada a contento.

 

Não preciso te elogiar e nem te aplaudir dizendo Bravo, pois esta sua reflexão é mais que pura verdade.

 

Quem não quer ficar careca não procura o barbeiro com a tesoura de lâminas cegas. Em outras palavras, o político que quer se livrar de críticas construtivas não deve concorrer a cargos públicos. Pois, cargos públicos são prerrogativas de eleitores escolherem quem a eles devem confiar. Por isso, a transparência, a licitude, o caráter, a boa imagem, um dedicado pai de família devem ser a bandeira de quem as pleiteia.

 

Não se pode admitir que no séc. XXI, ainda continue-se verificando e convivendo com descasos políticos e sociais num país que pede socorro para sobreviver dignamente. O passado histórico já não é mais objeto de recordação, a Carta Magna virou-se o sinônimo de papel cujo único valor é levar para a privada. A liberdade de expressão e de pensamento nem a distância é garantida, porque sempre surgem àqueles que em nome não sei de quem se acham no dever de impor o silêncio com mensagens de intimidações. Pois caros compatriotas, se ainda há aqueles que julgam que a maioria na Guiné ou fora da Guiné continua vivendo o medo, a ignorância e o servilismo para compactuar com o que não está certo, posso dizer que estão redondamente enganados. Há que fazer denúncias há que desmascarar àqueles que da última hora do apagar das luzes do PAIGC, “militantes de 25 de Abril” ou “esquecidos dos históricos do PAIGC,” querem continuar a fazer da Guiné o seu quintal de “Djumbai” e de ambição pessoal.

 

Estes 6 (seis) anos de jornalismo de pura isenção dedicado ao site Didinho, mais precisamente ao Projeto GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO, não tem feito outra coisa que não seja levar a verdade para todos os recantos da nossa terra. Como já disse no meu primeiro contato como o referido projeto, Informar é preciso, pois a informação é acima de tudo um ato de mostrar a verdade. Ela é por isso mesmo, também um ato de cultura. Nós os guineenses nunca havíamos ficado tão juntos como agora em torno deste projeto seu. Tem proporcionado através dele a procura de verdade e até a coragem de discordarmos quando as opiniões versadas nele vão de encontro aos nossos objetivos sociais ou brios pessoais. Um dia desses os meus alunos da turma de Economia Internacional e de Macroeconomia estava comentando sobre o site, e alguns são leitores. Sempre me abordam na aula sobre a Guiné, sua política e projetos sociais. Pois, não preciso dizer que os temas jornalísticos do site são trazidos a tona para a discussão. Haja verdade para dizer sobre um país pequeno, mas que encerra em si muitas contradições. Tudo isso por causa de má governabilidade que tem sido objeto ao longo de anos a partir de 1984.

Não podemos ser indiferentes com a Guiné e nem com o seu povo do qual fazemos parte. Tens razão quando dizes através desta frase que eu guardo com muita consideração e admiração.  “A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Fernando Casimiro (Didinho)

Didinho se a Guiné não puder lhe agradecer um dia, eu começo desde já fazê-lo com honra “A Djarama minhã” – traduzido significa dizer – Muito obrigado, meu irmão.

A vida realmente só terá sentido na Guiné se todos aprendermos aceitar a verdade e trabalharmos para que a democracia seja implantada na nossa querida terra.

Por isso Didinho continue com o seu trabalho jornalístico e de conscientização. Apenas quem tem chocalho irá se incomodar com os ecos na consciência. Você é consciente do que diz e escreve. Ninguém precisa te dar lição. Se tivesses que ser censurado o número de teus admiradores estaria reduzido, os colaboradores do site teriam tomado outro rumo. Estamos aqui para te dizer sim e não. Sim quando opinares com a isenção jornalística e não quando exagerares. Você como homem da imprensa procura ficar sempre longe da irresponsabilidade leviana de informações jornalísticas. Você tem a coragem e a hombridade de publicar em todos os espaços do site as mais diversas opiniões ao teu respeito e ao respeito do Projeto Guiné-Bissau Contributo. Por isso...

 

Um Bem Haja,

 

Saudações Fraternais

 

Mamadu Lamarana Bari

 

Brasil

 

08.05.2009

 


 

Opinião de Fernando Carvalho em relação ao Projecto CONTRIBUTO

O Projecto CONTRIBUTO é um projecto de coragem e de amor à Pátria.

Solidifica as amizades, aproxima os GUINEENSES, dá voz aos que não têm voz, promove a cultura democrática, estimula a paz, a liberdade e a justiça social. É um espaço de todos os Guineenses e amigos da Guiné-Bissau. Estamos todos de parabéns por este projecto inovador.

Fernando Carvalho

Portugal

08.05.2009


 

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO - 6 ANOS AO SERVIÇO DA GUINÉ-BISSAU E DOS GUINEENSES!

 

Caro Didinho

Parabéns e que venham mais outros tantos. Ou melhor, que rapidamente acabe o Contributo porque isso seria o reconhecimento que a Guiné-Bissau entrou na via correcta e já não se justificaria a sua existência.

Infelizmente...

Abraços

 

http://pululu.blogspot.com/2009/05/6-anos-de-contributo-causa-da-guine.html.

 

Eugénio Almeida

Portugal

08.05.2009


 

Aniversário do projecto Contributo

 

As minhas mais sinceras felicitações ao Didinho e aos seus excelentes colaboradores pelos 6 anos de aniversário do Projecto Contributo.

 

A meu ver, este maravilhoso projecto único no seu género, não só informa a todos os guineenses do que se passa no país como também mantém acesa e sem cinismos partidários, a chama verdadeira e criativa da CPLP no que toca à verdadeira difusão de pareceres e de ideias entre falantes lusófonos.  E só por isso o projecto merecia o prémio Camões!

 

Por outro lado, dado ao que se passa em relação aos atropelos quotidianos no que toca a deveres e responsabilidades democráticas num estado que se aficha de direito como se diz da Guiné-Bissau, as actividades críticas e informativas levadas a cabo das mãos de Mestre do Sr. Fernando Casimiro e seus colaboradores, merecem da nossa parte todos os louvores e felicitações.

 

Longa vida ao projecto Contributo, e que ele continue a ser O Museu Cultural e Criativo da Guiné-Bissau.

 

Ricardo Castro Fernandes (El Kady)

 

Canadá

 

08.05.2009

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org