PrevenÇÃo e diagnÓstico precoce de CÂncer

 

 

 

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

23.03.2008

A maioria das recomendações é baseada nas últimas recomendações sugeridas pela sociedade americana de câncer e alguns dados da OMS

 

Apesar de não estarem na frente das prioridades das diversas organizações nacionais e internacionais ligadas a assuntos de Saúde em África, devido a outras preocupações mais urgentes como a prevenção das doenças infecto-contagiosas, combate à Sida, a eliminação da fome, o combate à mutilação genital das nossas irmãs e filhas, por causa de pouco a pouco a esperança de vida do/da Guineense vivendo na Guiné ou na Diáspora ser mais de 45 -50 anos, mais imperativo se torna começarmos a reconhecer a importância  da prevenção contra os diversos tipos de câncer.

 

Nas várias correspondências que temos vindo a receber e que por motivos de ética/deontologia/direito à privacidade do doente, não se publicam no nosso site, a pura realidade é que mais Guineenses têm vindo a ser afectados por vários tipos de câncer.

 

Antes de falar nos diversos tipos de câncer que podem ser diagnosticados a tempo o que faz muita diferença no prognóstico, vou sumarizar alguns casos  relevantes:

 

Caso 1-Uma conterrânea enviou-me uma carta sobre o pai: diagnosticado com cancro da próstata, foi operado num país vizinho da Guiné e recentemente foi-lhe dito que o cancro se metastizou para os pulmões.

 

Caso 2-Um indivíduo de 55 anos foi diagnosticado com câncer do cólon 2 anos atrás, recebeu tratamento de quimioterapia  e radioterapia; foi admitido há 2 meses atrás no nosso hospital, com metástases aos pulmões. Faleceu 2 semanas mais tarde.

 

Caso 3-Uma senhora de 66 anos, nunca foi ao médico (não acreditava em doutores e medicamentos convencionais); admitida com dispneia: o exame físico revelou uma massa de consistência petrosa no seio esquerdo; a radiografia mostrou um tumor (metástase) no pulmão esquerdo.

 

Caso 4-Um individuo de 42 anos, paramédico, fumador de 2 maços de cigarro por dia, admitido com dores de cabeça; O TAC da cabeça revelou um tumor do lobo frontal esquerdo; a radiografia torácica revelou um tumor de 4 cm no pulmão direito; foi diagnosticado com cancro primário dos pulmões com metástases para o cérebro.

 

Devido às limitações financeiras do nosso país, pode-se tentar adaptar, alterar algumas recomendações, tendo sempre em conta que não se pode pôr em risco a saúde do indivíduo.

 

 

 

Prevenção de cancros comuns aos dois sexos:

 

CÂNCER COLORECTAL

 

FACTORES DE RISCO: história familiar de câncer colorectal, pólipos, doenças inflamatórias do colon (colite ulcerativa, doença de crohn), mais de 50 anos de idade, pessoas que consomem muita carne de vaca ou outras carnes “vermelhas”- red meat, inactividade física, obesidade, fumadores, bebendo mais de 2 copos/garrafas de álcool por dia.

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: seguir recomendações de exames de rotina; actividade física de 30-45 minutos pelo menos 5 dias por semana; manter peso ideal para a idade e altura; comer quantidade suficiente de vegetais, cereais, frutas; não fumar; se bebe álcool, não mais de 2 copos por dia.

 

 

DETECÇÃO PRECOCE: A partir dos 50 anos de idade (mais cedo, se há factores de risco), deve-se seguir uma das 5 recomendações:

1- Anualmente, pedir ao médico de família uma embalagem para detectar sangue oculto nas fezes (fecal occult blood); 

2- Sigmoidoscopy cada 5 anos;

3- Exame anual das fezes para sangue oculto e sigmoidoscopia cada 5 anos;

4-Bario enema (duplo contraste) cada 5 anos;

5- Colonoscopia cada 10 anos.

 

 

CANCRO DOS PULMÕES

 

FACTORES DE RISCO: tabaco (cigarros), asbestos, uranium, marijuana, exposição a fumos de cigarro.

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: parar de fumar; encorajar as pessoas com quem vives para pararem de fumar.

 

DETECÇÃO PRECOCE: Não existe nenhum teste para diagnóstico precoce.

 

 

CANCRO DA PELE: (É altura de deixar os mitos adormecerem: indivíduos de raça negra também podem ter cancro da pele!!!)

 

FACTORES DE RISCO: banhos de sol, pele clara, manchas cutâneas hiperpigmentadas, radiação, história familiar de cancro da pele, HIV.

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: evitar a exposição ao sol, principalmente entre as 10 da manhã e as 4 da tarde; chapéu, óculos escuros; use cremes protectores; inspeccione a sua pele para mudanças de cor, manchas, verrugas, etc.

 

 

PrevenÇÃo de cancro especifico para homens

 

 

CANCRO DA PRÓSTATA

 

FACTORES DE RISCO: mais de 50 anos de idade; pessoas que comem muita gordura; obesidade; história familiar de cancro da próstata

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: comer muita fruta (os nossos pais sempre tiveram razão), vegetais e limitar comida com muita gordura, carne “vermelha” e leite com muita gordura; manter um peso ideal.

 

DETECÇÃO PRECOCE: considerar o teste da PSA (antigénio específico da próstata)e exame rectal começando na idade de 50 anos (45 se tiver um pai ou irmão diagnosticado com cancro da próstata antes da idade de 65 anos)

 

 

PrevenÇÃo de cancros específicos das mulheres

 

 

CANCRO DO SEIO

 

FACTORES DE RISCO: mais de 40 anos de idade; história familiar de cancro do seio; radiação ao peito; primeiro filho/a depois dos 30 anos de idade ou mulheres que nunca tiveram filhos/as; primeira menstruação antes dos 12 anos de idade; menopausa depois dos 50 anos de idade; tratamento suplementar com hormonas por mais de 5 anos; bebendo mais de 1 copo de álcool por dia; sem actividade física; ganhando peso, especialmente à volta da cintura.

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: pelo menos 30 minutos de exercício por dia (pelo menos 5 vezes por semana); não beber ou beber só um copo de álcool por dia.

 

 

DETECÇÃO PRECOCE: entre a idade de 20-39: exame dos seios por um médico (a)/enfermeiro (a) cada 3 anos; auto exame é opcional.

Mais de 40 anos de idade: mamografia anual, exame anual dos seios por um profissional de saúde.

 

 

CANCRO CERVICAL

 

FACTORES DE RISCO: sexo; papilloma vírus (human papilloma vírus); verrugas genitais; cigarros; HIV; filhas de mulheres que tomaram diethulstilbestrol (DES) quando grávidas.

 

COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS: ter sexo só com uma pessoa que também só tem sexo contigo; usar preservativos (condoms); não fumar.

 

DETECÇÃO PRECOCE: exame de Papanicolau (PAP smear) anualmente, 3 anos depois do primeiro encontro sexual ou a partir dos 21 anos de idade (o novo papanicolau líquido pode-se fazer em cada 2 anos).

Depois da idade de 30 anos, se o teste for previamente negativo por 3 anos seguidos, pode-se fazer o teste cada 2-3 anos com o papanicolau ou cada 3 anos com o HPV (papilloma vírus) DNA mais o Papanicolau.

 

Se tem mais de 70 anos de idade, sem testes anormais nos últimos 10 anos, pode optar por parar os testes.

 


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org