Prevenção é a palavra certa!

 

 

 

Por: Edson Incopté *

 

27.02.2008

 

 

 

Foi com muita satisfação que hoje, ouvi a notícia de que os jovens guineenses começam a ter consciência do sexo seguro! É precisos que duma vez por todas, os Jovens e não só, comecem a perceber que as doenças sexualmente transmissíveis estão a matar muitas pessoas no mundo e que a melhor forma de lutar contra esse facto, por enquanto, é a prevenção. Não podemos ficar totalmente felizes só pelo facto de que os jovens guineenses estão a tomar consciência sobre o sexo seguro (é sem duvida um facto importante), é importante continuar a trabalhar cada vez mais porque, por outro lado, sabemos que quando se fala da consciencialização dos jovens guineenses, estamos a falar quase só da nossa capital e a nossa terra não se resume só a Bissau.

É importante não dormir à sombra da mangueira com essa consciencialização, nem com o aumento de cerca de 40% do uso do preservativo. Mas sim, perceber que esses 8% da população que estão infectados com o vírus da Sida ainda constituem um número bastante significativo e por isso, o milhão de preservativos oferecidos por Portugal, deve ser distribuído às populações de todo o país e não só de Bissau.

Igualmente, é importante perceber que, para além da questão das doenças sexualmente transmissíveis,  temos outros problemas da mesma ordem por resolver, com base nos efeitos, causas e consequências de uma relação sexual insegura, dos quais  pouco se fala na Guiné, como por exemplo: a gravidez prematura e o consequente aborto. É cada vez mais frequente observar na Guiné-Bissau raparigas de 14, 15 anos de idade grávidas. O nosso governo e todos os que têm competência para tal, devem fazer uma forte aposta na sensibilização e informação da população sobre os métodos contraceptivos e, claro, fazer um esforço para os disponibilizar. Com tanta ajuda que a Guiné tem recebido nos últimos tempos, não acredito que haja falta de verbas para tentar minimizar esse problema, que no meu entender, é primordial, porque são vidas que se perdem e que poderiam ser salvas, por exemplo, com o dinheiro que se tem gasto com as viagens do senhor presidente!

Vamos trabalhar todos juntos para que a sida e o aborto façam cada vez menos vítimas na nossa pátria amada. Aliás, como têm feito e muito bem, os artistas da nova geração Guineense.    

 

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org