Presidente Malam Bacai SanhÁ envia recados insensatos À Comunidade Internacional

 

Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

30.06.2010

Durante a cerimónia de empossamento de António Indjai como (CEMGFA) Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, o Presidente da República Malam Bacai Sanhá resolveu enviar alguns recados à Comunidade Internacional por se ter alertado o país quanto à imperatividade de nomear para o cargo de CEMGFA uma personalidade que não tivesse estado envolvida no acontecimento de 1 de Abril do corrente ano.

Pelo facto das autoridades Guineenses se terem posicionado contra as indicações, na minha opinião sensatas, da Comunidade Internacional, o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, resolveu proferir as seguintes declarações: "Tomámos a nossa decisão soberanamente, como um Estado soberano" esquecendo que neste mundo globalizado em que vivemos não basta somente ser um país soberano. Como membros de várias organizações internacionais temos contas a prestar aos nossos parceiros. Se não, porque houve tantos encontros após o 1 de Abril de forma a justificar os acontecimentos? Porque houve o receio inicial de confirmar o nome de António Indjai como de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas?

Será pelo facto de António Indjai estar implicado no assassinato do ex-presidente Nino Vieira, no levantamento de 1 de Abril e nos casos de tráfico de drogas no país, portanto não reunir o mínimo de consenso tanto a nível nacional como internacional?!

Será pelo facto de todos sabermos, inclusive o Presidente, que a pessoa de António Indjai não é um garante da estabilidade desejada?!

Seja como for, a meu ver, as indicações da Comunidade Internacional fazem todo o sentido. Porque a corrupção, o tráfico de drogas, o crime organizado, etc… são fenómenos que ultrapassam e muito os limites de um Estado. E combater estes fenómenos é uma tarefa que requer a colaboração activa de várias organizações mundiais, ainda mais, tratando-se de um país como a Guiné-Bissau que não reúne condições para investigar o que quer que seja.

Todos estamos cientes de que por este mundo fora continuam a correr tintas que ligam as mortes do ex-presidente Nino Vieira e de Tagme Na Waie a redes de tráfico de drogas. Os acontecimentos de 1 de Abril andam à volta do tráfico de drogas. Assim como estamos todos sabedores que António Indjai está implicado em todos estes acontecimentos que ainda estão a ser investigados no interior e no exterior do país. Então porquê considerar que as preocupações da Comunidade Internacional roçam a interferências em assuntos internos do Estado da Guiné-Bissau, tal como insinua o recado do senhor Presidente Malam Bacai Sanhá? Afinal, o que quer de facto o senhor presidente?! Um país isolado do mundo que passe a viver do narcotráfico?

Senhor Presidente, Malam Bacai Sanhá, o senhor sim, foi eleito de forma soberana. Mas nunca se esqueça que o senhor está onde está, acima de tudo, para servir o povo Guineense. Não para servir o Indjai ou quem quer que seja. E isto que o senhor fez, foi prestar um mau serviço ao povo que o elegeu! Aliás, o sentido de serviço é uma coisa que muito falta ao senhor e à maioria dos governantes do nosso país. Se o senhor ou o Indjai não precisam da Comunidade Internacional, o povo Guineense infelizmente, ainda precisa e muito.

A Guiné-Bissau e os Guineenses querem estabilidade!

A Guiné-Bissau e os Guineenses querem ser olhados com mais respeito e dignidade!

A Guiné-Bissau e os Guineenses querem conhecer o progresso!

 Estamos Juntos!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org