SUGESTÃO E INCENTIVO À CANDIDATURA AO PRÉMIO EQUADOR 2010

 


O Prémio Equador
é outorgado para reconhecer e celebrar as iniciativas comunitárias brilhantes que visam reduzir a pobreza através da conservação da biodiversidade. À medida que iniciativas comunitárias sustentáveis criam raízes nos trópicos, são assentadas as fundações para um movimento global de sucessos que, coletivamente, darão uma contribuição substancial para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs).

Vinte e cinco organizações serão agraciadas com o Prémio Equador 2010 e receberão cinco mil dólares cada. Cinco dessas comunidades receberão homenagem especial e mais quinze mil dólares. Além do reconhecimento internacional pelo trabalho empreendido e da oportunidade de ajudar a configurar políticas e práticas internacionais em campo, todos os indicados para o prêmio se tornarão parte da rede global de Iniciativas Equador e terão seus perfis incluídos no banco de dados de melhores práticas em biodiversidade das Iniciativas Equador.

As homenagens especiais serão feitas da seguinte forma: cada uma das regiões elegíveis (África, Ásia e o Pacifico, América Latina e o Caribe) receberá uma homenagem; outra será feita à iniciativa que melhor exemplifique Populações Indígenas e Conhecimento Tradicional e mais uma para a iniciativa que melhor exemplifique a Adaptação às Mudanças Climáticas Alicerçada no Ecossistema.

Dates importantes :

Data limite para as apresentações : 28 de Fevereiro 2010

Devido ao grande número de indicações recebidas, não temos possibilidade de dar um retorno substancial sobre as indicações individuais até a data limite das apresentações. Entre em contato se tiver dúvidas sobre o processo de indicação.

Nosso Contato:

Iniciativa Equatorial

Environment and Energy Group
Bureau for Development Policy

Equator Initiative
405 Lexington Avenue, 5th Floor
New York, NY 10174
USA

Tel: +1 212.457.1709
Fax: +1 212 457 1370
E-mail: EquatorInitiative@undp.org Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Web: www.EquatorInitiative.org

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

10.02.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Desconheço se as 2 mais activas e reconhecidas ONG´s da Guiné-Bissau, a Tiniguena e a AD, se candidataram ao Prémio Equador 2010. Muito sinceramente, gostaria de incentivá-las a candidatarem-se a este prestigiado Prémio, ao qual acredito terem fortíssimas possibilidades de vencer.

 Com abrangentes áreas de actuação, mas especialmente centradas no apoio à redução da pobreza, através de importantíssimas medidas e campanhas que visam a conservação da biodiversidade na Guiné-Bissau, nomeadamente a nível da sensibilização, educação, formação e informação das nossas populações, assim como, na valorização e enquadramento, em benefício da protecção e conservação da natureza, de toda a riqueza etno-cultural que dispõe a Guiné-Bissau, a Tiniguena e a AD, são instituições de referência, não só na Guiné-Bissau, mas em vários pontos do mundo, para além de constituírem motivo de orgulho quer dos guineenses, quer dos amigos da Guiné-Bissau.

Creio que vale a pena candidatarem-se, até porque a Guiné-Bissau é um dos países africanos onde (ainda) mais se protege e se valoriza a biodiversidade, sendo que, ambas as ONG´s têm tido papel fundamental nessa conservação e valorização.

Poderíamos destacar outras ONG´s, naturalmente, mas certamente que estas duas referências, caso decidam candidatar-se, dignificarão todas as organizações que contribuem para a redução da pobreza, através da conservação da biodiversidade na Guiné-Bissau.

Aproveito a oportunidade para incentivar a Tiniguena a criar um site. Seria de extrema utilidade para a Guiné-Bissau!

Resta-nos aguardar pelo que a Tiniguena e a AD têm a dizer sobre esta sugestão.

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org