POSFÁCIO DE FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO) NO SETEMBRO ADORMECIDO DE EDSON INCOPTÉ

Edson Incopté

SETEMBRO ADORMECIDO - AGRADECIMENTOS, PREFÁCIO, POSFÁCIO, CAPA E CONTRA-CAPA

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

15.10 2014

Fernando Casimiro (Didinho)Estou ciente de ser suspeito pelas linhas que partilharei com os leitores sobre mais uma extraordinária obra literária do meu Camarada, Amigo e Irmão mais novo, Edson Incopté, desta feita, Setembro Adormecido.

Estamos perante um autêntico cântico poético cuja melodia nos faz vibrar, embalar, festejar, mas também, reflectir, meditar, porquanto haver sons e melodias para todos os encantos e desencantos do nosso ser guineense, neste palco que é o Setembro Adormecido.

O meu testemunho relativamente a esta majestosa ponte literária que nos transporta à Guiné-Bissau, do Setembro Vitorioso de há quarenta e um anos, ao Setembro Adormecido do jovem Edson Incopté, que não vivenciou presencialmente o nascimento da Nação forjada na luta, a Guiné-Bissau, pese embora os encontros e os desencontros entre irmãos guineenses, não se situa obviamente no conteúdo da obra em si, tarefa que cabe ao prefaciador, mas sim, no seu autor, uma figura que se me tornou intimamente familiar, desde quando, em Janeiro de 2008 começou a escrever para o nosso Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO.

Edson Incopté nasceu com o dom de servir, mas ciente de que só o dom não seria suficiente para cumprir com a Missão que lhe foi e está reservada, entregou-se desde cedo às mais variadas Missões Comunitárias no intuito de aprender a servir e é o que tem feito até agora, com sucesso; um sucesso sustentado pela humildade e pelo respeito numa abrangência generalizada destes dois valores cada vez mais raros entre jovens como ele.

Diria que Edson Incopté tem uma luz que lhe tem guiado, pela qual se tem orientado com personalidade e responsabilidade, fazendo dele, simplesmente, um Jovem Diferente dos diferentes!

Não poderia deixar de partilhar convosco, caros leitores, dois excertos de referência, do fértil e coerente pensamento de Edson Incopté, para vos elucidar melhor sobre o Jovem e a sua Obra, num dos seus textos de 2008 tendo em conta a actualidade dos temas de Setembro Adormecido vincados, explícita ou implicitamente em quase todos os poemas que dele fazem parte, através da expressão emotiva característica do sentir e do agir, que poema após poema, vamos encontrando aqui e acolá.

Esperança/Speransa é o fundamento de Setembro Adormecido. Em português ou em kriol, Edson Incopté reúne sonhos, desejos, sentimentos e projectos reais demonstrativos do seu Compromisso para com a Mãe Guiné, que partilha de forma simples, mas marcante, com toda e qualquer geração de guineenses, independentemente da localização geográfica onde se encontram.

"Temos de começar a acreditar firmemente na esperança. Mas não com isso fazer o que temos feito até aqui, que é esperar pela esperança. Pois parece que todos acreditamos, todos dizemos que a nossa terra um dia vai mudar. Mas quando?"

"Meus irmãos e minhas irmãs, vamos pôr uma coisa na cabeça de uma vez por todas. A salvação somos nós, a mudança, nós é que a fazemos e a esperança meus irmãos, a esperança essa já esta em nós. Não temos mais de esperar por ela! Temos é de a tirar cá para fora. Edson Incopté 26.01.2008  - De onde vem a Mudança? http://www.didinho.org/DEONDEVEMAMUDANCA.htm

Sou suspeito, como escrevi no início, na abordagem sobre o meu Camarada, Amigo e Irmão mais novo Edson Incopté, mas do seu percurso evolutivo nestas andanças pelos terrenos da literatura, não resisto a recorrer ao passado de quarenta e um anos da proclamação da nossa independência, que se registará a 24 de Setembro próximo, de um Setembro Adormecido a fazer jus ao título da obra, para recuperar a Chama Patriótica sustentada pela cultura, pela dinâmica literária, de forma interventiva, de centenas de jovens promessas guineenses, do pós-independência, que entretanto, se perderam à espera da Esperança/Speransa… por não interiorizarem que a Esperança/Speransa estava neles, ou seja, por terem acreditado que alguém faria chegar a Esperança/Speransa Guineense até eles, quiçá, a todos os guineenses…

Edson Incopté, faz-nos reviver, com encantos e desencantos, os primórdios da nossa independência nacional ao ponto de, facilmente podermos encontrar e reconhecer, com emotividade, através dos seus poemas, facetas e estilos de uma infinidade de ilustres e consagrados poetas guineenses, da tal Geração Esperança/Speransa, que encontramos retratados, sem rostos, em Setembro Adormecido.

O Edson Incopté que conheço e respeito como distinto intelectual guineense tem tudo para vir a ser um dos maiores autores literários guineenses. Porém, não vejo que seja esse o objectivo ou a meta do meu Camarada. A sua Missão neste nosso Mundo, como tão despreocupadamente nos tem demonstrado até aqui é no sentido de continuar a servir as Comunidades Humanas, guineenses e todas as demais que necessitarem, sempre que necessitarem, do seu servir.

A Deus agradeço a Graça concedida, na pessoa de Edson Incopté, que me faz acreditar na Esperança/Speransa renovada de um Setembro Desperto, a breve prazo, para a Guiné-Bissau e para todos os guineenses.

Parabéns, meu Camarada. Posso tombar descansado, quando tombar, que a continuidade, essa está assegurada desde que nos conhecemos e nos tornamos cúmplices da causa comum, a nossa Guiné-Bissau, o nosso povo; o nosso Mundo, e as pessoas em geral…

Fernando Casimiro (Didinho)

19.08.2014


Vamos continuar a trabalhar!

O primeiro compromisso de todos os guineenses deve ser para com a Guiné-Bissau. Cabe ao povo guineense a acção da Mudança!

Amilcar Cabral  "Abel Djassi"

O maior desafio para todos os guineenses é o de criar mecanismos de mudança para a Guiné-Bissau!

A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Didinho

Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país e o Mundo. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior e o mais sentido! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho neste mundo, sejamos SOLIDÁRIOS! Didinho

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL