Porque não Malam Bacai SANHÁ?

 

 

 

 

 

Bamba Koté*

 

bambakote@hotmail.com

 

07.05.2009

                         

É um pleonasmo dizer que: A Guiné vai mal! A situação da Guiné é triste, aliás mais do que triste, é  desesperante para a geração futura.

 

Portanto, a  Guiné e os Guineenses continuam a ser firmes como todos aqueles que contribuem no projecto Contributo para enfrentarem  a escuridão do futuro incerto. Desde a nossa independência até agora, a Guiné tem vivido sobressaltos que mesmo nós, guineenses, não sabemos  explicar.

O que  é que não funciona na máquina 35 anos depois da nossa independência?

Uma independência conquistada depois de uma luta violenta, dolorosa e sangrenta contra o regime imperialista português de Salazar.

 

Depois dessa luta que impressionou todos os países africanos que estavam também a lutar contra o sistema colonial, a Pátria de Cabral não conseguiu nada mais do que se tornar a sombra de si mesma. Desde a independência até agora, o país não conseguiu ganhar nenhum dos desafios que tem tido pela frente. Pelo contrário, a Guiné vai de mal a pior.

 

Depois de ter  atingido o ponto crítico com a crise político-militar que culminou, nos dias 1 e 2 de Março de 2009, com os assassinatos simultâneos do Chefe do Estado-Maior General  das Forças Armadas, general Tagmé Batista Na Waie e do Presidente da República, general João Bernardo Vieira, é chegada a hora de os Guineenses aproveitarem esta última chance que teremos no dia 28 de Junho de 2009 para fazer a melhor escolha. Mas também, os políticos guineenses devem saber, como já disse o Primeiro-Ministro de Cabo Verde após os acontecimentos dos dias 1 e 2 de Março: « É a última chance para os políticos guineenses...». Se não escolhermos um bom capitão para o nosso barco, vamos afundar todos e a Guiné vai desaparecer  de uma vez para sempre. 

 

Os parênteses João Bernardo Vieira (Nino) e Kumba Yalá (Mohamed Embaló) tendo sido fechados, sugerem-nos também que já está na hora de a nossa Pátria amada virar-se resolutamente para o futuro e ganhar os desafios do milénio. Estes desafios chamam-se Educação para todos; luta contra a Pobreza; combater a ignorância; garantir a segurança das pessoas e dos seus bens; empregos para os jovens; Saúde; electricidade; água... etc. Estes desafios estão na base do desenvolvimento durável e sustentável.

 

O que nos impediu de enfrentar esses desafios não foi a ausência de políticas sãs e planos sensatos. O que nos travou foi a falta de liderança, a pequenez da nossa política, a facilidade com que nos distraímos com o que é mesquinho e trivial, a nossa fuga crónica às decisões difíceis, a preguiça de arregaçarmos as mangas para a construção de consensos viáveis para a resolução dos grandes problemas.

 

É agora ou jamais! Tenho o sentimento de que o povo está politicamente mais avançado do que os políticos, aliás os homens que fazem política. O povo exprimiu-se livremente nas legislativas passadas, designando livremente o PAIGC para governar o país com uma maioria absoluta na Assembleia Nacional Popular, dando-lhe 67 deputados. Naturalmente, o presidente do partido, Carlos Gomes Júnior, foi designado para o cargo de Primeiro-Ministro para conduzir o programa  que fez com que o PAIGC fosse eleito pelos Guineenses.

 

Para acompanhá-lo, permitindo que cumpra com o seu Programa de governo, é preciso escolher como Presidente da República um homem com carisma e dimensão do Dr. Malam Bacai Sanhá.

 

O candidato do PAIGC tem o perfil de Chefe de Estado por ser politólogo de formação e ter também competência, porque já o demonstrou ao longo da sua carreira política.

Com efeito, quem conhece a Guiné e os problemas dos Guineenses mais do que  Dr. Malam Bacai Sanhá?

Porque não o Dr. Malam Bacai Sanhá como Presidente da República da Guiné-Bissau?

 

 Estamos todos conscientes de que o maior problema da Guiné, é a sua administração. Uma administração pletórica, corrupta, de clãs e sem rendimento, embora haja neste sistema administrativo do nosso país homens e mulheres valentes, que ao longo dos anos se sacrificaram muito e fizeram também o máximo para o bem-estar dos Guineenses.

 

O candidato de PAIGC conhece o funcionamento do sistema administrativo guineense mais do que qualquer concorrente ao cargo de Presidente da República. Nem os antigos presidentes, Kumba Ialá e Henrique Rosa e, muito menos, o antigo Primeiro-Ministro Aristides Gomes, apesar do respeito que tenho pelos dois últimos, porque depois da anarquia que simbolizou a passagem de Kumba Ialá pela presidência da República, foram eles que se esforçaram para dar novamente dignidade às  instituições da República, que eles tiveram o privilégio de dirigir  num dado momento das suas vidas, embora isso faça parte do passado.

 Na sequência do seu  passado  como presidente de região, governador de região, sindicalista, ministro, presidente da Assembleia Nacional Popular  e de  presidente da República interino, o Dr. Malam Bacai  Sanhá posicionou-se como o candidato mais adequado para responder positivamente, em coordenação com o governo do Primeiro-Ministro  Carlos Gomes Júnior, às aspirações do povo guineense, que já está cansado de sofrer.

 

Homem de experiência, o Dr. Malam Bacai Sanhá vai utilizar  voluntariamente as suas relações, a sua agenda, mas sobretudo a sua energia ao serviço da sua Pátria. Esta pátria à qual consagrou inteiramente toda a sua juventude.

Para conseguirmos alguma coisa na Guiné, é claro que tínhamos que provocar uma ruptura nas  relações bilaterais e multilaterais que  temos com os nossos  parceiros.

 

O Dr. Malam Bacai  Sanhá está consciente disso e já tomou as medidas necessárias perante  esta questão. O candidato do PAIGC ou Candidato do povo já tem a certeza que só uma nova orientação diplomática baseada sobretudo na economia pode tirar a Guiné desta situação.

 

O Dr. Malan Bacai Sanha está convencido de que a cooperação bilateral entre a Guiné-Bissau e os parceiros tradicionais e históricos como Portugal, França, Angola, Senegal... etc. deve ser consolidada e reforçada. Do mesmo modo a cooperação multilateral entre a Guiné-Bissau e os seus parceiros, tais como a União Europeia  e as Instituições de Bretton Woods. O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional  são instituições  gémeas que fazem parte do sistema das Nações Unidas. Elas têm a mesma finalidade: elevar o nível de vida dos países membros. As suas formas de agir  são complementares. O Banco Mundial dedica-se ao desenvolvimento económico  a longo termo e à luta contra a pobreza e o FMI esforça-se para assegurar a estabilidade do sistema financeiro Internacional.

 

Enquanto a  Guiné for membro de pleno direito do sistema mundial, é  obrigada a ter relações com essas instituições mundiais para não ser isolada a nível internacional.

No entanto, e o mais  importante, é que o Dr. Malam Bacai  Sanhá quer abrir-se também ao mundo árabe e asiático. Hoje, é uma obrigação, porque até os países mais desenvolvidos  abriram-se a eles. Não é a Europa, nem os Estados Unidos da América que dirão o contrário.

As evoluções notáveis que constatamos nos nossos vizinhos senegaleses, gambianos, mas também malianos, beninenses, burkinabés... etc. são frutos das suas cooperações com o mundo árabe e asiático. Estes não impõem nenhuma condição para conceder ajudas ou financiamentos, contrariamente ao mundo ocidental que se preocupa somente com os seus interesses. E se repararmos bem, os interesses dos países pobres como a Guiné-Bissau,  não  são prioridades do Ocidente.

 

O Dr. Malam Bacai Sanhá está consciente de que os Estados não têm amigos mas só interesses, seja a Guiné-Bissau uma antiga colónia portuguesa, um estado amigo da França, ou que um negro seja o presidente dos Estados Unidos, pouco importa. A prioridade para o candidato do PAIGC, é que os guineenses possam ter o mínimo necessário para a seu desabafo total.

 

No que diz respeito aos seus talentos de diplomata e de homem de consenso, o Dr. Malam Bacai Sanhá deu uma lição não só ao povo heróico da Guiné-Bissau mas também ao mundo inteiro.

 

Com efeito, depois da vitória da Junta Militar  em 1999, foi o Dr. Malam Bacai Sanhá que assegurou a Presidência da República interinamente, do início até ao fim sem que tenha tido qualquer problema a todos os níveis. Enquanto homem de diálogo e de compromisso, conseguiu lidar com as diferentes componentes com que governava o país, seja a junta militar dirigida pelo General Ansumane Mané ou o Primeiro-ministro Francisco José Fadul, que governou o país durante este período.

 

Todos sabem que em 2005 foi ele o vencedor das presidenciais, mas para evitar o confronto directo com militantes do malogrado presidente João Bernardo Vieira, preferiu afastar-se da Guiné durante algum tempo para evitar a guerra no nosso país.

 

O Dr. Malam Bacai Sanhá é um dos raros candidatos à presidência da República de 28 de Junho de 2009 que pode  dizer em voz alta, que tem  as mãos limpas e brancas como a neve, contrariamente aos candidatos Kumba Yalá, porque foi na sua governação que o General  Ansumane  Mané foi assassinado; Henrique Rosa em cuja  governação o General  Veríssimo  Correia Seabra foi assassinado e, também, Aristides Gomes em cuja governação desapareceram  500 kg de cocaína  dos cofres-fortes do Tesouro Público.

Lanço um apelo a uma investida nacional atrás do PAIGC e do seu candidato, Dr. Malam Bacai Sanhá, para que a Guiné-Bissau saia definitivamente destas crises político-militares repetitivas.

 

Viva a Guiné –Bissau

Unidade, Luta  e Progresso                                                                                              

 

* Estudante de Ciências Políticas e Relações Internacionais no Senegal

                                                                                                     

 

 

De: bamba kote [mailto:bambakote@hotmail.com]
Enviada: quinta-feira, 7 de Maio de 2009 02:37
Para: didinho@sapo.pt
Assunto: salut

 

Bonjour très cher compatriote

Je voudrais vous félicitez pour le travail très important de conscientisation des masses laborieuse de notre pays que vous faites a travers votre site contribution.

Votre ouverture d’esprit vous a toujours permis  laisser libre cour a tous ceux qui ont une opinion a défendre même si ceux-ci défendent une opinion a l’opposée des vôtres.

Je suis étudiant a Dakar et je souhaiterais faire publier mon article dans votre site afin  d’assumer et de défendre ma conviction comme l’on fait beaucoup de mes compatriote.

Veuillez, très cher compatriote, recevoir mes salutations respectueuse. Tout en espérant que ma demande trouvera une suite favorable.


 

2009/5/7 <didinho@sapo.pt>

Caro Bamba kote,

Muito obrigado pela mensagem.

Desejo-lhe sucessos nos seus estudos e felicidades na sua vida.

Tratando-se de um texto que diz respeito às Presidenciais de 28 de Junho próximo, será obviamente disponibilizado na secção “Presidenciais 2009”, como manifestação pessoal de apoio a Malam Bacai Sanha, na página referente ao candidato Malam Bacai Sanhá.

Ainda que tenha respeito e consideração pelo Dr. Malam Bacai Sanha, tal como tenho por todos os outros candidatos, irei fazer a minha análise pessoal, tal como já fiz em relação ao candidato Henrique Rosa.

Todos os candidatos têm percursos registados ao longo dos anos e, claro que o povo guineense tem que escolher um candidato, a Guiné-Bissau tem que ter um Presidente legitimado pela vontade popular e, por isso, devemos ajudar o nosso povo a escolher o melhor entre os 20 candidatos.

Não somos contra ninguém, não nos move nenhum ódio ou espírito de vingança contra ninguém, mas temos obrigação de apresentar factos de um percurso registado, dos candidatos que já estiveram no poder e outros que não tendo estado no poder, também conhecemos.

Portanto, as análises que prometi fazer em relação a cada candidato, independentemente das avaliações que os simpatizantes e apoiantes de cada candidato fizerem, não me perturbarão, pois o que eu quero e vou fazer sempre, é defender a Guiné-Bissau, ajudando os guineenses a decidir pelo melhor!

Estou um pouco ocupado, pois estou a trabalhar na questão da Lei da Cidadania e do artigo 63 da Constituição, bem como de outros artigos de opinião, e o seu trabalho precisa de algumas correcções, pois como estuda em Dacar e está mais dado ao francês, certamente perdeu a prática da língua portuguesa, o que me vai fazer despender algum tempo a corrigi-lo.

Mas fique descansado que será publicado, tal como lhe disse, na página do candidato Malam Bacai Sanhá, como manifestação de apoio pessoal do cidadão Bamba kote.

Um abraço

 Didinho


 

De: bamba kote [mailto:bambakote@hotmail.com]
Enviada: sexta-feira, 8 de Maio de 2009 01:09
Para: didinho@sapo.pt
Assunto: merci

Merci très cher compatriote

Je vous remercie d’avoir pris de votre temps si précieux pour non seulement répondre á mon mail, mais aussi et surtout de corriger mon texte avant de le publier. Je voudrais simplement vous signaler que, je n’ai jamais eux la chance de faires des études en portugais. J’ai fais mon études  primaire et secondaire a Ziguinchor avant de les poursuivre a l’université Cheikh Anta Diop de Dakar.

Même si par ailleurs je suis né à Bissau de père et de mère Bissau guinéen.

Permettez moi  de vous dire que je n’ai aucune  difficulté pour lire et comprendre le portugais, cependant  il me plait de vous révéler que  le peu de portugais que je parviens  à écrire, je l’ai acquis grâce aux nombreuses heures que je passe à vous lire sur votre (notre) site www.didinho.org

Vous lire cher compatriote me permet en plus de comprendre du jour au jour la situation de mon pays mais surtout de pouvoir écrire un peux le portugais. Encore une fois MERCI pour tout ce que vous faites pour le réveil des consciences collectives de la Guinée Bissau.

J’ai toujours rêvé de participer aux débats qui ont lieu dans le site didinho.org mais hélas la barrière linguistique faisait que je n’y sui jamais parvenu. Mais grâce a votre engagement je suis sur que les lecteurs me lirons très prochainement.

Vous venez là encore une fois de démontrer que vous n’êtes animer que par la volonté de faire contribuer  tous les Bissau guinéens a une prise de conscience collective.je vous en remercie et vous encourage a persévérer dans cette dynamique même si je suis convaincu que le courage ni le dynamisme ne vous fait défaut.

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org