PORQUE É QUE A HISTÓRIA TEIMA EM REPETIR-SE NA GUINÉ-BISSAU?

 

 

 

 

Djodji (o primeiro)

 

 

11.06.2007

 

 

Ao som de Salif Keita (“Folon”), encerro o meu dia. Vou para a cama, bastante preocupado com o meu país e o meu povo. Há minutos atrás, percorreu-me um pressentimento que me arrepiou e deixou-me preocupado.

Decerto que não se trata de novidade para muitos guineenses, mas para mim foi e deixou-me muito preocupado.

 

Espero estar errado, mas lembrei-me que a história pode estar a teimar em repetir-se na Guiné-Bissau. A história insiste em repetir-se, ao ponto de levar o general sanguinário de volta ao meu país e ao poder. Como se não bastasse, essa maldita história tanto teima a repetir-se que trouxe para a agenda política do nosso país a palavra “tráfico”. Desta vez, não se trata de armas, mas sim de droga! Apenas mudou o produto, porque um traficante é sempre um traficante, independentemente do produto em causa. O que me preocupa é que têm sempre o mesmo “modus operandi”… A história teima em repetir-se, que chamou atenção à comunidade internacional, que deu indicações para apertar o cerco a esses delinquentes na Guiné-Bissau. Pelo menos essa é também a vontade de muitos guineenses, fartos de ver o nome do país no centro das atenções internacionais, como placa giratória desse mal que infesta o mundo.

Será que as investigações já foram iniciadas de forma séria? É que, estou convicto que apertando o cerco, há algumas figuras da nossa praça a serem “arrastadas nessa rede”, a começar pelo todo-poderoso general de mãos manchadas de sangue dos seus irmãos. É apenas pressentimento meu e é justamente isso que me preocupa. Sabem porquê? Porque a história já me demonstrou que foi o relatório final da investigação sobre tráfico de armas que levou o meu país à última guerra civil, que ficará para sempre na memória dos guineenses que a assistiram. Agora pergunto, que mal fizemos a Deus? Porque a história insiste em repetir-se no meu pequeno país? O meu povo já está cansado de sofrer. Já chega!!! O meu povo pagou em demasia com o seu próprio sangue a sua libertação e mais três décadas de retrocesso e sofrimento. Porque a história insiste em repetir-se? O que me inquieta ainda mais, é imaginar quem será o próximo Ansumane Mané. Porque a história insiste em manter algumas personagens no enredo? Porquê?

 

Porque a Guiné-Bissau gerou filhos que insistem em fazer mal aos seus próprios irmãos de sangue e de pátria?

 

Porquê, porquê, porquê?.

 

Djarama Contributo.

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org