PENSAR A GUINÉ

 

 

Samuel Vieira *

Samuel Vieira

vieirasamuel@hotmail.com

26.02.2009

Didinho,
 
Seu trabalho, nossas colaborações como usuários de internet e a nova visão que se está atribuindo ao SITE CONTRIBUTO, valem como reflexão e optimismo nesse doloroso percurso que é PENSAR A GUINÉ.

O propósito que me leva a dirigir-lhe este email vai de encontro à esperança do povo guineense que já começou a se manifestar em alguns ministérios guineenses - Finanças e Educação. Prova de que os homens são substituíveis, pois, outros passaram por esses ministérios e nunca fizeram juramento algum e muito menos, de que se não conseguissem cumprir deixariam o cargo. Talvez seja muito cedo para opinar ou manifestar qualquer sentimento de elogio aos recém empossados, pois o caminho a trilhar é árduo e seus espinhos não são quebrados com palavras bonitas, mas sim com acções que refletem responsabilidade e conhecimento.
 
O Ministro das Finanças disse e suas palavras circularam em jornais e sites conhecidos nossos; de que se não conseguir pagar salários, se demitirá. Alguém atento à troca-troca de cargos em vários ministérios guineenses não vai deixar escapar essa oportunidade. Mas em todo caso é uma decisão louvável, pois, ele estranhou como é que o seu antecessor não conseguia pagar salários se o Ministério das Finanças tinha recursos. Temos que ter coragem e ousadia para mudar o cancro que perdura no egoísmo dos vários funcionários guineenses que, em proveito próprio, desviam verbas que podiam ser destinadas a pagamento de salários de outrem, para serem ostentados em novas construções, carros de luxo, etc., etc. Todos sabem que a fortuna ostentada não é fruto de um trabalho digno, responsável e rodeado de profissionalismo. É derivado de amizade forjada no próprio ministério, onde cada um tem o seu  "QUINHÃO" e em função desse benefício NHA BOCA KA STALA é alimentada.
 
Uma colaboradora do CONTRIBUTO, salvo erro, uma portuguesa de nacionalidade fez elogios e que elogios! a algumas práticas em curso no Ministério da Educação. Subtilmente, estão ocorrendo mudanças e elas já podem ser vistas em alguns sectores. 
 
Em resumo, essas acções provam que quando queremos, podemos! Todos os países sérios fizeram isso - dever de casa! Não adianta continuarmos a persistir no erro. Exemplo: Ministro das Forças Armadas - um Engenheiro Florestal.  Ministro da Educação - um Médico. Quais os conhecimentos que esses poderiam efetivamente levar para seus ministérios e gerar expectativas para quadros de funcionários que vão encontrar? Seriam capazes de gerar motivações e inovações?! Um Ministro da Forças Armadas Guineense, um Engenheiro Florestal na sua deslocação a países amigos, Portugal ou Rússia para tratar de assuntos das Forças Armadas, só leva na bagagem, no máximo, aquilo que seus comandados propõem, pois na realidade ele desconhece o todo do processo. Mas se ele fosse formado numa academia militar, sem dúvida seu dossiê estaria repleto de temas importantes para negociações. Esse é um exemplo de como funcionam alguns ministérios guineenses que não saem da mesmice porque quem está na frente nem sempre sabe que rota deve seguir.
 
Falta de quadros acredito que não é mais desculpas para o governo guineense. Temos quadros distribuídos em vários continentes onde muitos pelo seu esforço e dedicação têm contrato de trabalho e são considerados bons profissionais e galgaram cargos significativos. Muitos querem sem dúvida voltar, mas voltar para trabalhar com dignidade onde competência é única avaliação para assumir cargo de direcção. "Urdumunho", "Finca Tchifre", "Balobas", "Muros" não devem fazer parte dessa nova sociedade. É preciso que as dispensas comecem a fazer parte daqueles que usam desse sistema cruel para perpetuar no cargo ou na função. Alguns mais atentos já estão projetando um futuro melhor não só para si, como para seus filhos, pois é notório nos últimos tempos a ida de estudantes guineenses em massa para o exterior para concretizar o sonho de obter um diploma superior. Desenvolver a Guiné não é difícil, difícil é remover a "casta social" que polui a mente guineense e turva a visão dos optimistas. 


Observação: meu texto é apenas uma colaboração para o tão almejado projecto do CONTRIBUTO, onde os interesses do povo guineense estão acima de todos os interesses! Isso reflete ousadia, coragem, apontar soluções e não fomentar críticas que refletem o negativismo.


 
* Analista de Sistemas

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org