PEDRO DJU, UMA MORTE POR APURAR E RESPONSABILIZAR

 

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

 

didinho@sapo.pt

 

18.05.2007

 

"O senhor Pedro Dju, morreu em consequência de confrontos físicos com os seus colegas de cela, que o atingiram com um bidão de cinco litros de água na cabeça".

 

Estas são as explicações do Ministério da Administração Interna da Guiné-Bissau, para a morte na prisão, de um cidadão nacional detido dias antes, devido a um contencioso de posse de terra, com um outro cidadão nacional.

 

Um bidão, que estaria a fazer o quê, dentro de uma cela?

 

A tese do bidão impressiona, mas não convence quem tiver a ousadia de encarar as fotos do cadáver do cidadão nacional Pedro Dju.

 

Se o Ministério da Administração Interna tem provas de ter sido o bidão o agente causador da morte do malogrado cidadão nacional, então que aja em conformidade com a lei, tendo em conta os supostos autores materiais do crime.

 

Cada vez há mais crimes de sangue na Guiné-Bissau, pois a impunidade fomenta o ajuste de contas, sendo que, impera sempre a lei do mais forte, ou melhor, daquele que tem a arma da morte nas mãos, não hesitando em matar o seu próximo, pois o Homem quando não se valoriza a si próprio, desvaloriza tudo e todos à sua volta.

 

Devemos denunciar, exigir esclarecimentos e responsabilidades sobre os crimes que têm ocorrido no país. É nossa, de todos os cidadãos, esta tarefa!

 

Aproveito para encorajar a Liga Guineense dos Direitos Humanos, pelos esforços desenvolvidos na defesa dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, apesar dos inúmeros condicionalismos a que tem sido sujeita.

 

Vamos continuar a trabalhar!

 

 


 

NOTA DE IMPRENSA DE 13 DE MAIO DE 2007

 

 

 

Liga Guineense dos Direitos Humanos

Fundada em 12 de Agosto de 1991

 

 


 

 

Cadáver de Pedro Dju. Foto Liga Guineense dos Direitos Humanos

 

 

Cadáver de Pedro Dju. Foto Liga Guineense dos Direitos Humanos

 

 

Cadáver de Pedro Dju. Foto Liga Guineense dos Direitos Humanos

 

 

A Direcção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos, foi  surpreendentemente  informada ontem, dia 12 de Maio de 2007, de mais uma morte  em circunstâncias misteriosas nas instalações de detenção das nossas forças de defesa e segurança, desta, foi a vez do cidadão nacional de nome Pedro Dju, vulgo Aí, de 36 anos de idade, morto nas instalações da Segunda Esquadra da Polícia de Ordem Pública, onde tinha sido encarcerado desde o passado dia 7 do corrente mês devido a um contencioso de posse de terra que o opunha a um outro cidadão de nome Tumane.

 

Com o objectivo de constatar in loco a veracidade dos factos, um alto responsável da Liga fez-se deslocar à Casa Mortuária do Hospital Nacional Simão Mendes, onde a vítima tinha sido levada pelas autoridades policiais após a materialização da sua morte, tendo constatado sangramentos e outros sinais que evidenciam tortura; alias a Liga já tem na sua posse fotografias elucidativas duma agressão  brutal, cruel e bárbara, que conduziram com certeza à sua morte.

 

Considerando que a tortura e outros tratamentos cruéis e degradantes vêm sendo uma prática  reiterada nas corporações policias da Guiné-Bissau;

 

Tendo em conta que o acto perpetrado preenche um tipo legal previsto e punível nos termos da legislação  em vigor no país, a Direcção  Nacional  da LGDH reunida de emergência para a análise do acontecido deliberou o seguinte:

 

1-    Condenar com veemência este acto ignóbil e vergonhoso perpetrado por indivíduos assassinos que se escondem sob uniformes das nossas forças de defesa para assim cometerem impunemente os mais macabros crimes;

 

2-    Exigir ao Ministério da Administração Interna uma rápida identificação dos suspeitos para assim garantir os seus julgamentos e efectiva condenação;

 

 

3-    Responsabilizar o Estado da Guiné-Bissau pela conduta desonrosa e  inaceitável de alguns agentes ligados ao Ministério da Administração Interna, que têm institucionalizado a prática de torturas  nas esquadras da polícia, colocando em risco a segurança pública, a integridade física dos cidadãos e a paz de que o país tanto precisa;

 

4-    Apelar aos cidadãos e à Sociedade em geral a se manifestarem contra quaisquer manobras dirigidas a restringir e a amputar as conquistas da democracia e os direitos fundamentais, porque a tortura e os assassinatos são contra os valores da democracia;

 

 

5-    Solidarizar-se com a família enlutada e endereçar-lhes os nossos mais sinceros sentimentos de pesar,  e garantir à sociedade civil guineense que a Liga tudo fará para que o(s) assassino(s) do Sr. Pedro Dju, seja(m) encontrado(s) e julgado(s).

 

 

Bissau, 13 de Maio de 2007

 

A Direcção Nacional

 

 

www.lgdh.org

 

www.didinho.org