PARADOXOS DE UMA PARCERIA

 

Por: Djiudigalinha

13.01.2007

 

No dia em que a EAGB nos bafejou com a sorte de nos conceder umas horitas de corrente eléctrica no nosso desprezado mas orgulhoso bairro, tive a oportunidade e a felicidade de ver no Repórter Africa da RTP, o de Novo-Todo-Poderoso Major na reserva, Dr. Baciro Dabó a dar uma conferência de imprensa em nome do Presidente da República, descambando a sua ira contra o ex-Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior exigindo que este seja traduzido à justiça por ter caluniado e proferido graves acusações contra o General-Presidente.

É claro que o homem não foi assim tão eloquente, porque também é limitado na língua de Camões. Mas, mesmo assim, foi-se desenrascando e o essencial das suas ameaças e exigências foram perceptíveis para os seus destinatários.

Essas acusações feitas pelo ex-Primeiro Ministro, prendem-se com a alegada ligação do General-Presidente ao assassínio recente do Comodoro Mohamed Lamine Sanhá e as anteriores aniquilações de ex-membros da Junta Militar que correu com o General-Presidente do poder em Maio de 1999.

O homem estava sério no seu papel de indignado pela acusação ao inocente "Primeiro Magistrado da Nação". Até a sua permanente "boquera" desapareceu tal era a seriedade que dedicou ao acto e tal era o esforço nas suas argumentações. Enfim, dava ares de ser um homem convincente na defesa do seu patrão de sempre, o General-Presidente.

Mas vai daí e a minha memória prega-me uma partida e leva-me a uma incursão ao passado recente deste maligno ser. Vai daí... e relembra-me uma entrevista dada por esse Senhor, esse mesmo, Ilustre Conselheiro do General Presidente "Nino" Vieira ao extinto semanário português "O Independente" em que acusava ele também, o General-Presidente, esse mesmo General-Presidente, desta forma tão límpida e natural: " O Nino Vieira mandou matar muita gente"

Nessa entrevista, o homem desfia um rol de casos de morte e torturas que General-Presidente mandatou, citando nomes, factos, lugares, datas e detalhes de toda a ordem.

Essa entrevista ao que se sabe, foi livre, porque ninguém lha pediu, mas sim, foi dada a seu pedido para se reabilitar aos olhos da Junta e do então poderosíssimo General Bric Brac. Enfim, o homem contou a verdade que mais sabe do que ninguém... Aliás aquando da sua captura, por entre um cigarro no canto da boca e um mijo nas calças para descontrair, martelava sempre aos seus captores, estas palavras "... não me matem porque eu tenho muitos segredos do Nino para desvendar..." E nessa entrevista, o "Bufo" disse muitos e bons segredos do sanguinário João Bernardo Vieira.

Libertando-me dessa partida da memória, volto repentinamente ao pequeno ecrã e vejo na caixa mágica, a mesma figura, o mesmo Baciro Dabó a pedir justiça exemplar para quem acusou infundadamente o General-Presidente de ter andado a limpar ex-juntistas ( e já vão 4 ) do reino dos vivos. Recostei-me no velho sofá do meu cubículo e depois de olhar para os lados..., desabafei para mim mesmo: Esse homem, é mesmo um "Camaleão".

Por estas transmutações de pensamento, pensei ainda que estava a sonhar, porque parecia-me mesmo um sonho, que hoje, o homem que ontem acusou o General-Presidente dos mais hediondos crimes, estivesse nessa altura, à minha frente a defendê-lo como se de um santinho se tratasse e a pedir a punição exemplar para, quem hoje, não se acobardou de lhe dizer na omnipresença do seu poder de terror na Guiné-Bissau de o General-Presidente, ser o principal responsável do crime do Comodoro Mohamed Lamine Sanhá e demais outros elementos da ex-Junta Militar. Afinal, o ex-Primeiro Ministro apenas reafirmou e actualizou as acusações e os adjectivos de mandante de crimes com que o "Bufo" do Baciro já tinha há um bom par de anos mimoseado o General-Presidente.

Certo é que, o General-Presidente não se importa pelo facto do Baciro Dabó chamar-lhe criminoso, porque este conhece-o e sabe das suas práticas assassinas. Enfim, são "partners" destes affaires, razão de ser seu actual Conselheiro para esses affaires. Mas, o Carlos Gomes Júnior !!- à parte alguns eventuais negociositos entre os dois não pode nunca dizer que o viu a matar ou mandar matar alguém. Quem viu pode falar. O Baciro pode, porque viu e sabe. O Carlos Gomes Júnior não viu e não pode por isso nunca acusá-lo de tal prática.

Mas não se esqueça o Baciro Dabó que, enquanto andava pelas ruas da amargura e na procura da sua reabilitação a todo o custo, contava muita histórias e segredos a muita gente e... quiçá tenha dito também de forma inadvertida alguns segredos ao ex-Primeiro Ministro para que este se sinta com "autoridade" para acusar de forma tão velada e com risco de vida o Senhor de Bissau.

Já agora, ao Senhor Procurador Mandatário, que tal chamar também o Bas Dabó para lhe prestar declarações sobre as acusações feitas em tempos pelo mesmo contra o General-Presidente- pois nenhum deles ainda prescreveu e, também... pedir-lhe que lhe esclarecesse sobre as acusações que fez nessa conferência de imprensa contra o ex-Primeiro Ministro. Assim, utilizava o mesmo peso e as mesmas medidas para casos tão iguais.

De repente foi-se a luz, mas fiquei a matutar toda a noite sobre os paradoxos deste regime de cumplicidades e promiscuidades sem igual.

Ah... Bissau nan dô!!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org