PARABÉNS FILOMENA EMBALÓ!

Dr.ª Filomena Embaló

De Cabo Verde traz as raízes, de Angola o berço e da Guiné-Bissau a maturidade da vida…

De nacionalidade guineense, Filomena Embaló nasceu em Angola, em 1956, filha de pais cabo-verdianos. Em 1975, os acasos da vida levaram-na de Angola para a Guiné-Bissau, país que adoptou e em cuja labuta dos primeiros anos de independência se forjou a faceta guineense da sua identidade.

Formou-se em Ciências Económicas em França e ocupou cargos na Função Pública bissau-guineense, no país e no exterior. Actualmente trabalha em Paris, na organização intergovernamental União Latina.

Tem publicações em revistas e jornais de artigos sobre a economia guineense e literários. As encruzilhadas do seu percurso multicultural inspiraram o seu romance, "Tiara", editado em 1999. “Carta Aberta”, uma recolha de contos e textos seus, foi publicada em 2005. « Coração cativo », saído do prelo em 2008, é o seu primeiro livro de poemas.

 

36 - Filomena Embalo (30-07-2004 - 04:05:07 PM)

    Fernando Casimiro,
    Acabo de descobrir este site e não podia deixar de manifestar aqui o meu apreço por todo este excelente trabalho à volta de "coisas nossas", o que muito me orgulha por me dar a certeza de que ha gente capaz de reflectir e pensar o nosso pais com pés e cabeça. Parabéns!

Xuxa - Parabens Pra Você

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

26.07.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Hoje, 26 de Julho, apraz-nos dar os parabéns à nossa Coordenadora do Espaço Cultural e da Secção "Mindjer",  Dr.ª Filomena Embaló, por mais um aniversário de vida, de lutas, de vivências e convivências.

O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO não podia ficar indiferente a esta data, pois a Dr.ª Filomena Embaló merece toda a nossa estima e consideração, ela que abraçou o Projecto em 2004, tornando-se desde então, num dos seus principais alicerces.

Filomena Embaló tem dado o melhor da sua criatividade e competência à Guiné-Bissau, através do nosso Projecto e é com orgulho que afirmamos que, estamos muito bem servidos, porque, de facto, no que faz, ela tem estatura universal!

Fala-se muito reclamando competências, valores, princípios etc., mas vê-se poucos a fazerem algo de positivo e a bem da Guiné-Bissau  e dos guineenses. A Dr.ª Filomena Embaló, merecidamente, está no grupo dos poucos que lutam, trabalham, sem esperar nada em troca, na construção de registos históricos e culturais  da Guiné-Bissau, como também, na sensibilização dos guineenses para a necessidade de uma maior abertura com vista à formação de uma nova mentalidade que permita um ambiente estável, propício à Paz, ao Desenvolvimento e, consequentemente, ao Bem-Estar de todos os guineenses!

Parabéns, Filomena, desejamos-te muita saúde, muitas felicidades, fazendo votos para que continues a dar o melhor de ti, como até aqui, aos guineenses e à Guiné-Bissau!

Todos precisamos de ti!

Vamos continuar a trabalhar!

 

"...Neste 10 de Maio de 2009, quero agradecer a todos os colaboradores directos e indirectos do nosso Projecto; a todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau, pedindo que continuem a apoiar esta obra, pois a sua força resulta da multiplicidade de feições, dos que nele despendem as suas energias, através de reflexões, de comentários, de elogios, de críticas construtivas etc.

Quero, neste dia, prestar uma merecida homenagem à Dr.ª Filomena Embaló, pedindo a todos, que partilhem comigo esta distinção, justa e oportuna, a uma das pessoas que mais empenho, criatividade e energia tem dado ao nosso Projecto, o que equivale dizer, à Guiné-Bissau e aos guineenses!

Na sexta-feira, quando decidi por este trabalho do 6º aniversário do nosso Projecto, tive a oportunidade de falar com Fernando Carvalho, a quem confiei o desejo de homenagear a Dr.ª Filomena Embaló por tudo o que tem feito ao longo destes anos.

Surpresa minha, quando ontem, recebi o trabalho da Filomena sobre os 6 anos do nosso Projecto e em que acaba por me colocar no centro dos elogios.

Também me tirou, sem querer, a possibilidade de escrever sobre ela, de dar a conhecer algumas passagens que ela escreveu.

Não vou ser repetitivo, mas gostaria de salientar que tal como disse a Dr.ª Filomena em relação a mim, partilho a mesma opinião de que, " por vezes temos abordagens diferentes no tratamento de certas questões, mas com o qual partilho a crença e a esperança de termos um dia um país em que cada cidadão possa viver e progredir com dignidade."

Sim, isto é muito importante e deve ser tomado como exemplo de que as divergências, quando os propósitos são comuns, facilmente se ultrapassam.

Conheço-me e sei que, por ter convicções profundas nem todos conseguem lidar comigo, mas a Filomena tem conseguido e tem-me ajudado a superar algumas falhas.

Ontem dava muros na mesa e gritava; Respondia aos comentários com alguma rigidez;

Hoje, já não dou murros na mesa, ainda que por vezes dê uns gritos;

Hoje, consigo ser mais tolerante, mais flexível, mais compreensivo com os que me contestam.

Posso dizer que hoje, graças à Drª. Filomena, consegui superar estas e outras falhas!

Posso dizer com justiça, que a Drª. Filomena Embaló acaba por ser a principal conselheira do nosso Projecto!

Uma salva de palmas para a Drª. Filomena Embaló e para todos os colaboradores directos ou indirectos do nosso Projecto."

Fernando Casimiro (Didinho), por ocasião do 6º aniversário do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

 

Espaço Cultural

Mindjer

Filomena Embaló no "Nô Djunta Mon"

BREVE RESENHA SOBRE A LITERATURA DA GUINÉ-BISSAU Filomena Embaló

A POESIA DE FILOMENA EMBALÓ

Contos de Filomena Embaló

O candidato

A rosa 

O CHORO

Carta Aberta 

Mara Cassamenti 

 

 

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org