OU TE CALAS OU ÉS CALADO À CATANADA...

 

Objectos que os exterminadores deixaram em casa do jornalista Mama Saliu Sané...

 

Jornalista Mama Saliu Sané

Jornalista Mama Saliu Sané

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

25.02.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Não conheço o jornalista Mama Saliu Sané, nem tão pouco ouço a Rádio Bombolom. O jornalista em causa é um cidadão guineense, um compatriota. Um ser humano, e por isso, um irmão no contexto da universalidade humana.  Merece toda a minha solidariedade!

A Constituição da República da Guiné-Bissau é clara no seu Título II -  Dos direitos, liberdades, garantias e deveres fundamentais.

Vejamos no caso do cidadão e jornalista Mama Saliu Sané o que diz o  ARTIGO 51°

1 -       Todos têm direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento por qualquer meio ao seu dispor, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informado sem impedimento nem discriminações.

2 -       O exercício desse direito não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

3 -       A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito da indemnização pelos danos sofridos.

 

 No caso da Rádio Bombolom, o ARTIGO 56°  é claro:

1 -       É garantida a liberdade de imprensa.

2 -       As estações de rádio e televisão só podem ser criadas mediante licença a conferir nos termos da lei.

3 -       O Estado garante um serviço de imprensa, de rádio e de televisão, independente dos interesses económicos e políticos, que assegure a expressão e o confronto das diversas correntes de opinião.

4 -       Para garantir o disposto no número anterior e assegurar o respeito pelo pluralismo ideológico, será criado um Conselho Nacional de Comunicação Social, órgão independente cuja composição e funcionamento serão definidos por lei.

Sem estar a acusar o Estado ou quem quer que seja pela tentativa de assassinato do jornalista Mama Saliu Sané, volto a insistir em como a estabilidade que se apregoa existir na Guiné-Bissau é uma falsa estabilidade assente na intimidação dos cidadãos. O medo continua a impedir a maioria dos guineenses de manifestarem as suas opiniões. O medo continua a condicionar muitas pessoas, incluindo cidadãos estrangeiros em representação dos seus países ou de organismos internacionais, acreditados na Guiné-Bissau.

A catana substituiu a Kalashnikov, os grupos de homens fardados, inicialmente numerosos, deram lugar a pequenos grupos e sem farda, de exterminadores, que continuam, sempre que necessário, a cumprir ordens de pessoas poderosas, contra todos aqueles que lhe são incómodos.

Os membros desses grupos de exterminadores não temem ser detidos, julgados e condenados a penas de prisão. O que se lhes exige e é o que lhes importa, é o cumprimento das operações que lhe são transmitidas, pois sabem que quem lhes ordenou a eliminação física de alguém, tem poderes para evitar que sofram qualquer castigo na prisão e passado algum tempo, soltá-los mesmo da prisão, sem que alguém fique a saber do assunto.

Recordo aqui com tristeza o assassinato, em pleno espaço público, do cidadão Dr. Vital Incopté, ex-Director-Geral da Função Pública, à catanada, a 08 de Agosto de 2009, por um exterminador de nome Franklin António da Silva, que foi recentemente condenado a 12 anos de prisão...

O Dr. Vital Pereira Incopté, jovem e promissor quadro guineense foi barbaramente assassinado 3 dias depois do Ministro da Função Pública e Trabalho ter denunciado  a existência de três mil funcionários "fantasmas", após um processo de recenseamento biométrico financiado pela União Europeia e coordenado pelo Dr. Vital Incopté...

Recordo-me das investidas de grupos armados e fardados que depois das matanças de 1 e 2 de Março, que vitimaram o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagme Na Waie e o Presidente da República, General João Bernardo "Nino" Vieira, se impuseram contra vozes críticas de cidadãos que se posicionaram abertamente contra o comportamento suspeito de altas figuras das Forças Armadas e do próprio Governo.

Quando, nos dias de hoje, continuamos a alertar para a propaganda que sustenta a estabilidade que se apregoa na Guiné-Bissau, não estamos a denegrir a imagem da Guiné-Bissau, nem tão pouco a fomentar intrigas entre os guineenses. Estamos a alertar no intuito de se evitarem repetições de situações de fresca e má memória para todos nós!

Que ninguém pense estar a salvo de acções criminosas na Guiné-Bissau. Basta haver desencontro/disputa de interesses e o poder da força proclama a sua (in)justiça, sem olhar a quem.

Os guineenses não devem aceitar a "lei da rolha"!

O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, para além da condenação da tentativa de assassinato e da solidariedade manifestada ao jornalista Mama Saliu Sané, à sua família e à Rádio Bombolom, deveria também, convocar uma manifestação pública de repúdio à tentativa de silenciamento ou condicionamento da Comunicação Social na Guiné-Bissau!

Volto a dizer: Somos optimistas, mas realistas. Temos esperança e acreditamos na Guiné-Bissau, com quem estamos comprometidos, por isso, vamos continuar a trabalhar, aguardando pacientemente por melhores dias, em função da assimilação, pelo nosso povo, do trabalho de consciencialização que temos vindo a fazer, em nome da cidadania e por uma Guiné Positiva!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Onda de criminalidade na capital

Quinta, 25 Fevereiro 2010 11:41

Jornalista da rádio Bombolom vítima de violação domiciliária

O jornalista da rádio Bombolom-FM, Mama Saliu Sané, foi vítima, nas primeiras horas do dia 22 de Fevereiro, de uma flagrante violação domiciliária, por pessoas desconhecidas, que supostamente tinham a intenção de assassiná-lo.  

Segundo as explicações da própria vítima, os agressores violaram a sua casa, penetrando no quintal, munidos de catana, faca e pedra grossa, dirigindo-se para o seu quarto. Estes ao abrirem a porta com um certo barulho, o Mama Saliu acordou e levantou-se com uma lâmpada acesa focalizada contra eles e daí saíram apressados, deixando os materiais na sala. Volvidos minutos depois, os mesmos regressaram para a casa tendo deixado o aviso de que vão matá-lo, depois ele dirá isto ao Amine Saad, o Procurador-Geral da República.

Tendo em conta o carácter da ocorrência, a Polícia Judiciária visitou o local e neste momento está a investigar o caso.

Entretanto, o Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) após ter tomado conhecimento do sucedido condenou veementemente este acto que considera de cobarde e bárbaro e manifestou a sua solidariedade para com o jornalista Mama Saliu Sané, a sua família e a estação emissora Bombolom-FM, chamando atenção às autoridades no sentido de garantirem segurança aos cidadãos, em geral, e em particular aos jornalistas.

Fonte: Jornal Nô Pintcha

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org