O Tempo nunca fez milagres

 

 

 

Por: Edson Incopté

 

edson_incopte@hotmail.com

 

 

07.10.2008

 

 

 

 

 

 

 

Inconscientes ou eternos sonhadores, não sei qual das características se enquadra melhor ao povo guineense. Já é mais do que frequente ouvir os guineenses dizerem que a Guiné-Bissau um dia vai melhorar, vai ser o país com que todos os seus filhos sonham. A fé é realmente legítima, mas muitas vezes a forma como se fazem essas considerações levam a que se instale um infantil pensamento de que o tempo tudo resolverá. Porém, isso é uma completa barbaridade da parte de um povo estupidamente passivo e de todos os guineenses que assistem impávidos e serenos enquanto o General Nino Ditador Vieira vende a terra aos traficantes e a quem a queira comprar. O General vai vendendo a terra a retalho com altíssimos empréstimos em nome do país, dinheiros que, permanentemente, acabam por ir parar às contas do Nino Ditador Viera. Aliás, já se pode afirmar que muitas das nossas maravilhosas ilhas estão na posse de traficantes de droga e de promotores da emigração clandestina.

 

Meus caros, o tempo não faz milagres, principalmente quando já vimos que a nossa terra muda a cada dia que passa, mas infelizmente muda para pior. Não podemos achar que com o tempo tudo melhora sem que se trabalhe duro para que assim aconteça. Isso é uma tremenda ilusão! É a mesma coisa que um senhor de 35 anos de idade ainda acreditar no pai natal. Aliás, a Guiné-Bissau é um exemplo daquelas famílias pobres, onde as crianças sentam-se até ao amanhecer à espera do pai natal, porque os pais não têm dinheiro para lhes comprar presentes.

 

O povo Guineense não pode fechar os olhos a esse leilão a que o país está a ser sujeito. Ou estão a espera que daqui a algum tempo seja anunciada pela Angola o “perdão” da dívida dos 30 milhões, tal como, por exemplo, aconteceu com os 34 milhões que o país devia ao Brasil no ano passado? Ingenuidade, não existe qualquer tipo de perdão! Estas dívidas muitas vezes só não são pagas em dinheiro. Pois a maioria dos acordos que são geralmente assinados antes da ilusória indulgência das dívidas, acabam na maior parte das vezes por beneficiar ao país credor. Não é ao país devedor!

 

O povo guineense não pode manter-se calado perante esta tamanha desgovernação. Como se admite que até agora não esteja sequer, marcada a data para o inicio das aulas!? A função pública anda de greve em greve, com razão, paralisando o país e a vida dos estudantes e dos filhos da Guiné em geral. Brincadeira ou incompetência? Seja como for, quem paga são os guineenses e a Guiné-Bissau.

 

Existem perguntas que não podemos deixar de fazer ao General e também a nós mesmo, tais como:

 

Quem recorre a empréstimos para pagar dívidas porque não conseguiu cumprir os prazos acordados, tem alguma margem para investir no sentido de vir a pagar esse mesmo empréstimo?

 

Não me parece!

 

Sendo assim acaba por fazer o quê para pagar a dívida?

 

Pedir outro empréstimo!

E assim o país vai pulando de dívida em dívida, sem vislumbrar o caminho de saída e sem dinheiro para pagar aos funcionários quanto mais para investir em algo rentável de modo a pagar as dívidas.

 

 Certamente, o senhor Nino Ditador Vieira já não se lembra destas palavras:

“Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

 

Sendo assim, cabe aos filhos e amigos da Guiné-Bissau, alertar o senhor Nino Ditador Vieira que os objectivos da luta armada ainda não foram atingidos como ele bem sabe, mas acima de tudo alertá-lo que com ele no jugo esses objectivos nunca serão atingidos.

 

Guineenses, chega de esperar no tempo pelo tempo enquanto o tempo passa. Sim, porque ele passa, não parando para resolver problemas! Não nos achemos mais filhos de Deus, e que um dia o Nino Ditador Vieira cansará de brincar aos poderosos, deixando trabalhar aqueles que realmente querem fazer alguma coisa pela Guiné e assim do nada o país andar para a frente. Engano, um verdadeiro engano!

Para que o país ande para a frente é necessário o contributo de todos, contributo que começa com os nossos deveres de cidadania. É preciso conhecer o que se faz no país, é preciso questionar o que os nossos dirigentes fazem do nosso país, de todas as maneiras que encontrarmos, em todas as oportunidades. 

 

 

Nô artistas kuma mindjor dia na bim, él ku no na pêra.

A pergunta é: quando e Como?

 

___________________________________

Há dias uma pessoa perguntou-me o que conseguia com os meus artigos acerca da Guiné-Bissau, ou seja, que efeitos tinham os meus textos nos problemas que abordo neles.

Sem muito rodeio respondi o seguinte:

Talvez eu não possa fazer muito com os meus textos, mas tenho por dever alertar aqueles que podem mais do que eu, e o povo pode! Ah se pode…

É o que vou continuar a fazer. Vou falar daquilo que sei e observo, mesmo que alguns militantes do PRS achem que o nome de Kumba Yalá é sagrado.  


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org