OS VERDADEIROS INIMIGOS DA GUINÉ-BISSAU NÃO ESTÃO NO PROJECTO CONTRIBUTO, MAS SIM, NOS ÓRGÃOS DE PODER DA REPÚBLICA!

 

 

Nós queremos que tudo quanto conquistarmos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante. Amilcar Cabral

 

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

24.09.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Trinta e seis anos depois da proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau, continua a caça às bruxas, não havendo coragem nem humildade para assumir os erros de um cíclico percurso ditatorial (nos seus mais diversos formatos), todo ele caracterizado por actos criminosos, desde crimes de sangue, lesivos à Unidade Nacional, passando por crimes económicos, lesivos ao Interesse Nacional!

Jamais se ouviu do PAIGC, partido libertador, um pedido de desculpa ao povo guineense por tantos anos de barbárie de um percurso governativo que semeou o medo, o ódio, a instabilidade, a matança, a corrupção e a destruição na Guiné-Bissau.

A liberdade conquistada com sangue, suor e lágrimas dos melhores filhos da Pátria, foi retirada ao povo guineense pelos piores filhos da terra, que passaram a vestir a camisola do interesse pessoal, ao invés da camisola do interesse nacional; foi-se fomentando a ganância e com ela, uma luta sanguinária pelo controle do poder.

Era perceptível, tornando-se numa realidade, a perseguição, a intimidação, prisão e tortura, bem como assassinatos de cidadãos guineenses e não só, por ordens superiores.

Quem estava (quem continua) a destruir a Unidade Nacional forjada na luta sob a orientação de Amilcar Cabral?!

Quem estava (quem continua) a destruir a imagem positiva que a exemplar luta de libertação nacional tinha proporcionado à Guiné-Bissau?!

Quem estava (quem continua) a semear o ódio, o espírito de vingança; a incutir o medo, a obrigar os guineenses a um exílio forçado?!

Quem estava  (quem continua) a confirmar que afinal, na Guiné-Bissau, não se estava (está) perante uma aprendizagem da convivência democrática, mas sim, perante uma absoluta ditadura?!

Tempos idos, tempos vindos, a sina do mal persiste e nos dias de hoje, novos alvos são apontados como sendo inimigos da Pátria, quando na verdade, os verdadeiros inimigos da Pátria Guineense estão e sempre estiveram, nos Órgãos do Poder da República da Guiné-Bissau!

Se Amilcar Cabral ressuscitasse, não tenho dúvidas de que, hoje mesmo se posicionaria do nosso lado (Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO), na denúncia do mal que o poder tem feito na Guiné-Bissau!

Discursos de ocasião têm alimentado expectativas de uma pretensa estabilidade assente na reconciliação nacional. Nada mais repetitivo e inconsequente, quando esses discursos omitem três pontos essenciais para a abordagem da reconciliação:

1- A verdade

2- A Justiça

3- O Perdão

A reconciliação é a soma destes 3 valores!

Pretende-se decretar a Reconciliação Nacional?!

Ou deve-se criar mecanismos e promover condições para que todos os que foram prejudicados de uma forma ou de outra pelas barbáries de 36 anos de governação possam libertar-se das suas mágoas, contando as verdades sobre os danos/prejuízos humanos e materiais que sofreram (ou os seus familiares)?!

A quem serve uma reconciliação promotora da impunidade, senão aos criminosos de sempre?!

Pede-se silêncio, pensando que é sinónimo de estabilidade e, consequentemente, de boa imagem da Guiné-Bissau no mundo. Que pensamento ridículo!

Na Guiné-Bissau de hoje, "acabaram-se" os partidos de oposição; não se ouve falar da Sociedade Civil e a Comunicação Social, para não admitir autocensura, lá vai dando o benefício da dúvida...tudo, em nome de uma pretensa estabilidade, de uma outra imagem da Guiné-Bissau perante o mundo.

Amilcar Cabral e tantos que deram suas vidas pela independência nacional, jamais aceitariam esta "lei da rolha!

O silêncio que se quer impor na Guiné-Bissau não significa estabilidade nem tão pouco se enquadra nos princípios de uma verdadeira Democracia!

Afirmações no sentido de uma luta feroz contra o narcotráfico, quando se sabe que o país não tem meios humanos e materiais para isso, mas também, não aceita soluções consensuais externas de quem pode apoiar directamente, são afirmações de encher os ouvidos, mas que não convencem os mais atentos e melhor preparados intelectualmente.

Posicionar-se a favor da verdade sobre os assassinatos do ex- Presidente Nino Vieira e do ex- Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Tagme Na Waie qualquer um pode fazê-lo, mas um Presidente da República eleito, que finge não saber como ocorreram esses assassinatos e quem esteve presente no acto que vitimou Nino Vieira, quando toda a cidade de Bissau falou e fala disso, é no mínimo comprometedor...

Por estes dias ficamos a saber que há quem queira expandir o Pacto de Silêncio que vigora na Guiné-Bissau ao nosso Projecto CONTRIBUTO.

Ficamos a saber que para além de intimidações e ameaças de morte à catanada, também se tem solicitado aos nossos colaboradores para deixarem de escrever no site www.didinho.org pois que,  segundo os incomodados, o nosso site prejudica a imagem da Guiné-Bissau no mundo...

Mas que falta de argumento; que manifestação mais demonstrativa de um desespero incontornável, causado pela afirmação cada vez mais notória do nosso Projecto quer no seio das comunidades guineenses na diáspora e na Guiné-Bissau, bem como dos amigos da nossa terra!

Que fique bem claro: Nós não somos nenhum Partido Político e não temos pretensões ao Poder na Guiné-Bissau!

Que fique também claro o seguinte: Como cidadãos e amigos da Guiné-Bissau, temos o direito e o dever de participar, de forma institucionalizada e no âmbito da Cidadania, na busca de soluções para os múltiplos problemas que afectam a Guiné-Bissau, independentemente das origens desses problemas!

Aproveito esta oportunidade para informar a todos de que estamos a trabalhar, para ainda este ano, transformarmos o nosso Projecto numa instituição dedicada à promoção da Cidadania, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social.

Caminhamos devagar, mas cientes de estarmos a dar passos seguros!

Será a passagem para a segunda fase do Projecto inicial, o que nos permitirá realizar acções práticas com autoridade reconhecida a favor da Guiné-Bissau e dos guineenses!

Seremos uma Força Positiva, com mais utilidade em relação a tudo quanto temos vindo a fazer ao longo destes 6 anos do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

Estamos em fase de conclusão dos Estatutos da nossa futura organização, para de seguida providenciarmos o seu registo legal.

Vamos continuar a trabalhar!

O primeiro compromisso de todos os guineenses deve ser para com a Guiné-Bissau. Cabe ao povo guineense a acção da Mudança!

Amilcar Cabral  "Abel Djassi"

O maior desafio para todos os guineenses é o de criar mecanismos de mudança para a Guiné-Bissau!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org