OS PROBLEMAS DO NOSSO PAÍS ESTÃO SENDO JOGADOS EM NOSSA CARA!

Secuna Baldé *

Secuna Baldé

secbalde@hotmail.com

08.09.2009

Irmãos Guineenses!

O Povo Guineense vem, durante muito tempo, sendo enganado, explorado, roubado e esmagado por forças militares e políticos corruptos que dizem lutar pelo bem de nosso país mas que na verdade são apenas materialistas e imediatistas, que estão destruindo todos os nossos valores e cometendo o maior de todos os crimes: Destruindo o futuro das próximas gerações. Os problemas do nosso país são jogados em nossa cara o tempo todo, a única coisa que vemos são injustiças, maus-tratos com os Cidadãos, falta de responsabilidade com o povo, que fica à mercê dessa política suja e ineficaz. Como pode haver tantas crianças morrendo; mulheres fazendo parto como animais, sem as mínimas condições de higiene e de assistência hospitalar básica, enquanto nossos governantes desfilam nos mais luxuosos carros e viajam por todo o mundo, se hospedando nos melhores hotéis e os filhos com passaportes diplomáticos, e as esposas ganhando os melhores presentes que se pode receber.

A edificação da estátua de Amilcar Cabral  custou ao Estado guineense 175 mil dólares e está hoje rodeada de poeira, pó e sem eletricidade. Foram gastos cerca de 2,5 milhões de dólares numa campanha presidencial… O futuro dos Guineenses está sendo negado! Cadê os políticos que sempre prometeram defender os verdadeiros interesses do nosso país e defender e melhorar a vida de todos os guineenses?

Vamos juntos analisar as imagens que se seguem e que tanto me deixaram inconformado, triste, estarrecido, abalado, com lágrimas nos olhos. Me deu pena do meu povo, fiquei sem palavras!

 Como  os homens são capazes de permitir que isso aconteça com o povo pelo qual eles dizem lutar por melhores condições de vida?

Estão negando um direito que é universal, um direito à saúde de qualidade, a uma vida digna de qualquer cidadão sem distinção de cor, raça, condições econômicas, ou localidade. É um direito humano à vida que está sendo negado!

Tenho certeza que o lema principal defendido pelo fundador do PAIGC, Amilcar Cabral, que diz: “As crianças são as flores da nossa luta e a razão do nosso combate” não está sendo cumprido, defendido, colocado em prática pelos atuais governantes e representantes desse partido. A nossa pátria custou e ainda está custando muitas vidas, e muitas dessas vidas são tiradas logo à nascença, o que é pior, pois a estas crianças que nascem nessas péssimas condições hospitalares e que logo morrem, além de ser negado o direito à vida, está sendo negado o direito de fazerem sua parte para melhorar nosso país. A Maternidade do Hospital Simão Mendes na Guiné Bissau tem péssimas condições de assistência a mulheres e crianças, o que contribui para uma taxa de mortalidade de recém-nascidos de cerca de 50% na Guiné Bissau.

O que acontece com todos os governantes que “entram e saem” do comando do nosso país, é que, depois de eleitos, traem os verdadeiros filhos da Guiné que lutaram durante muitos anos, bem como os que hoje lutam heroicamente e ousam ter coragem em discordar e denunciar a corrupção, falsidade dos nossos governantes e militares que,  por razões materialistas, de negligência, omissão, prevaricação e corrupção  infectam, infelicitam e estarrecem o Povo Guineense.

Esses altos dirigentes, políticos e deputados preferem abandonar o país e fingir que não enxergam diversas questões que nos deixam indignados enquanto “O sangue de nossas crianças mortas por desnutrição, de nossos velhos abandonados, de nossos trabalhadores com salários atrasados, de nossas crianças que deixam de frequentar a escola para trabalhar precocemente, de nossos desempregados humilhados, de nossos filhos que partiram em busca de melhores condições de vida em outros países, de nossos professores que se desdobram em trabalhar dia-a-dia para educação dos nossos futuros quadros de intelectuais, e nossas mulheres sem força para reagir, morrendo de parto ou vendo seus filhos morrerem com poucos minutos de vida nos hospitais acabados e abandonados, de nossos jovens perdidos por falta de valores nas drogas e nos crimes, esse sangue e essas vidas, exigem e clamam por uma reação do Povo Guineense”.

É claro e evidente que os verdadeiros guineenses que lutam, trabalham, se esforçam, constroem e amam esse país, estão sendo roubados, refreados, jugulados, reprimidos e massacrados por bandidos de toda ordem: Nossa juventude está sendo destruída por uma corja de traficantes de drogas; Súcia de políticos e governantes que roubam e desviam dinheiro do povo guineense; Bando de militares que roubam, matam e caluniam inocentes acusando-os de golpistas, pessoas inocentes, pais de família e isso nos envergonha! Somos constantemente traídos por aqueles que dizem ser os representantes de nossos sonhos e ideais, que foram eleitos para defender os interesses do povo, e que usam seu tempo e poder para roubarem esse mesmo povo, através de mentiras, fraudes, corrupção e salários injustos.

Mas continuemos firmes em nossa luta! Pois o heróico e corajoso site CONTRIBUTO e a juventude guineense já estão agindo, fiscalizando e denunciando os crimes e os criminosos, pois o local de criminoso é na cadeia! Não devemos nos calar!

Todos os estudantes, emigrantes, professores, jovens e idosos; todos os guineenses honestos, pobres ou ricos, analfabetos ou intelectuais, mulheres ou homens, que trabalham e lutam por suas famílias e pela nossa querida Guiné, têm  que se unir e acreditar que haverá dias melhores, pois com coragem arrumaremos juntos, força para combater todas as pessoas que estão fomentando o tribalismo, pois na Guiné não existe Raça, nem fula, nem balanta, nem mandinga e nem papéis: todos somos de uma só nação, filhos de uma mesma mãe!

Então, quero perguntar ao Sr. Presidente da República eleito Malam Bacai Sanhá, ao Sr. Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr. e aos Deputados da nação, se os senhores não estão vendo tudo que acontece com o povo de Guiné-Bissau ou os senhores vêem e fingem que não vêem? Pois seus filhos dormem com ar condicionado, fazem tratamento médico no exterior, não sabem o que é fome, estudam nos melhores colégios particulares enquanto a escola pública está um descaso total.

A televisão Nacional não funciona há três meses e os senhores não se preocuparam pois usufruem de antenas parabólicas, assistem os melhores canais do mundo como a Globo, CNN e MTV. Outro ponto que eu e outros tantos guineenses queremos saber é o porquê de a maior fatia do Orçamento do Estado ser atribuída às Forças Armadas, onde há homens que não produzem nada, só fazem guerras matando pessoas inocentes. Porque é que diante de todas essas circunstâncias humilhantes que acontecem no nosso país, ainda continuam investindo em questões que não são prioridade no combate a tudo que faz o povo guineense sofrer?

Porque é que não arrumam formas de fazer nossos militares produzirem algo que nosso país possa  beneficiar, que não seja fazer guerra, pois a luta que queremos é uma luta sem armas e sem mortes, uma luta pela vida, pois só nós guineenses podemos lutar por uma libertação para o nosso povo.

Sr. primeiro ministro, o povo de Guiné quer saber: onde está saindo dinheiro para tantos carros de luxo de políticos e altos dirigentes militares, que desfilam nas ruas de Bissau.

 

E assim deixo minha contribuição com estas palavras para que todos reflitam e continuem lutando, denunciando para juntos combatermos tudo de negativo que só prejudica o desenvolvimento deste país. Falta planejamento! Faltam verdadeiras acções, falta responsabilidade, moral, justiça! Falta respeito para com o povo Guineense!

Acordemos povo Guineense. Não permitamos que nosso povo se acabe em guerras e lutas fratricidas. Não permitamos que bandidos armados e desarmados explorem, oprimam, caçoem e abusem do nosso povo e destruam os valores do país que foram conquistados com tanto suor e sacrifícios!

Não importa o que nosso país possa nos dar, mas o que possamos fazer por ele. Reaja Guiné!

 

* Graduado em Turismo pela Faculdade Evolutivo – FACE – Fortaleza, Brasil (2008); Estudante de Pós Graduação Lato Sensu, Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNEPI, União de Ensino e Pesquisa Integrada João Pessoa, Paraíba Brasil.
 


 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

09.09.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Parabéns Secuna Baldé!

Quando vemos jovens guineenses tão lúcidos, tão conscientes das suas responsabilidades e compromissos para com o país que herdarão dos mais velhos, usarem dos seus direitos de cidadania para alertar contra o perigo da destruição da Pátria que também é deles, só podemos encarar o futuro com optimismo!

Temos de facto, jovens com grande potencial, com muito carácter; jovens que estão realmente comprometidos com a Guiné-Bissau e que por isso, jamais virarão suas caras à luta por uma Guiné Positiva!

A todos os jovens que de uma forma ou de outra têm colaborado no Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, aproveito para expressar o meu sentimento de orgulho e gratidão!

A todos os jovens da Guiné-Bissau, lanço o seguinte apelo: Sigam os exemplos dos jovens colaboradores do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO!

Vamos continuar a trabalhar!

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org