O SÍMBOLO DA DIVISÃO E DA DESTRUIÇÃO

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

16.03.2012

Fernando Casimiro (Didinho)Foi o povo guineense, na sua diversidade e no respeito pela diferença, unido pela causa comum, a República; um povo cansado da violência gratuita; um povo que decidiu mostrar que é soberano, quem, a 01 de Abril de 2010 ao sair à rua, em defesa da ordem constitucional e da legalidade democrática exigida aos militares, salvou a vida ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. Não foi o PAIGC!

Povo esse que queria que o seu voto nas urnas fosse respeitado, tendo conseguido que o Governo de Carlos Gomes Jr. fosse poupado. Nos dias de hoje, alguém se esqueceu desse dia e da manifestação popular que não precisou de nenhum pedido a nenhuma autoridade e que foi aplaudida por todos enquanto dado indicador da consciencialização do nosso povo no tocante ao conhecimento dos seus deveres e direitos como entidade máxima da soberania nacional!

Convido o Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. a rever as imagens dos acontecimentos registados a 01 de Abril de 2010 afim de reavivar a memória sobre as acusações proferidas contra a sua pessoa e para que comece a ter consideração e respeito pelo povo guineense!

Tentativa de golpe na Guiné-Bissau

O PAIGC é presidido por Carlos Gomes Jr. desde Fevereiro de 2002. Os registos provam que, desde então até aos dias de hoje, a competência foi substituída pela mediocridade, a lealdade deixou de ser para com o Partido, passando a ser para com o Presidente, num cenário onde a bajulação e a intriga suplantaram a prestação intelectual, o engajamento e o dinamismo político partidário de figuras ilustres e históricas que muito contribuíram para que o PAIGC ainda hoje continue a merecer consideração da maior franja do povo guineense.

Camaradas que sempre deram a cara e tudo o que tinham e não tinham, que vestiram e suaram a camisola do Partido, que elaboraram Programas de Governação, de Campanhas Eleitorais, que escreveram discursos para Carlos Gomes Jr. apresentar, camaradas que deram tudo para a elevação e afirmação do PAIGC, Partido Libertador, ao invés de reconhecimento, foram, de repente, considerados potenciais adversários internos do Presidente do Partido, passando a ser alvos de provocação, catalogados de conspiradores, humilhados e perseguidos dentro do Partido.

Muitos decidiram abandonar o PAIGC, Partido que serviram durante muitos anos, porque a situação era insustentável.

O Partido encapotado nas referências históricas da luta de libertação nacional continua, nos dias de hoje, a recolher dividendos dessa condenável cobertura, sobretudo no tocante à similaridade da sua bandeira com a da República da Guiné-Bissau, acontecendo o mesmo em relação ao hino nacional.

Carlos Gomes Jr. foi sempre um Presidente arrogante, prepotente e desfasado da realidade e da sustentação científica da política; nunca aceitou a diferença, a pluridade de ideias; nunca foi capaz de fazer uma introspecção para avaliar as suas (in) capacidades e limitações, nunca soube reconhecer o contributo dos seus camaradas, reclamando sempre, a título pessoal, as conquistas do colectivo partidário, mas prontificando-se a apontar o dedo acusador à equipa de trabalho, em relação aos resultados menos conseguidos pelo Partido.

Um Presidente ingrato, a quem a designação "CAMARADA" não assenta, não encaixa!

Carlos Gomes Jr. transformou o PAIGC numa empresa, que funciona à base de dinheiro, onde se fala sempre de dinheiro e não de Estado, de povo, de política, de conhecimento, de competência, da promoção do debate de ideias e de opiniões dos militantes, tendo em vista a representatividade política ao serviço do povo. É pelo dinheiro e com o dinheiro, usurpado ao Estado, quiçá, ao povo, pelo seu multimilionário Presidente, que hoje o PAIGC se apresenta ao eleitorado e faz política.

A confiança que galvaniza o Presidente do PAIGC assenta no seu poderio económico com o qual tem humilhado o povo guineense, por um lado e, as instituições do Estado, por outro, na qualidade de Chefe do Governo.

Carlos Gomes Jr. decidiu rodear-se de "empresários do caju", promovendo-os a dirigentes políticos do PAIGC, sem perceberem nada de política, bem como, elevar os medíocres de sempre do PAIGC à condição de dirigentes superiores, com o abandono dos notáveis.

Não é difícil confirmar isso na presente campanha eleitoral tendo em vista as presidenciais de 18 de Março.

Quem são os acompanhantes de peso do candidato Carlos Gomes Jr.?

Que figuras políticas de competência reconhecida, de referência histórica no seio do PAIGC ou, por afinidade, da Sociedade Civil, se perfilaram ao lado do Primeiro-ministro e candidato do PAIGC às presidenciais, Carlos Gomes Jr.?

Das reportagens da campanha eleitoral que tenho acompanhado através da Televisão Nacional da Guiné-Bissau, chego a questionar se o candidato presidencial é realmente Carlos Gomes Jr. ou o ministro Botche Candé...

Ah! PAIGC, longe vão os tempos de estrategas/ideólogos políticos/intelectuais de referência!

Carlos Gomes Jr. soube sempre aproveitar-se do trabalho do colectivo para se afirmar pessoalmente, gritando alto e em bom som: EU FIZ, quando deveria dizer, NÓS FIZEMOS!

Carlos Gomes Jr. como oportunista por excelência, soube sempre, nos momentos certos, "chutar" os que o levaram ao colo para a Presidência do Partido, assim como, para a chefia do Governo em 2004 e 2008. Os exemplos abundam, por isso, quer Botche Candé, quer Adiatu Nandigna, ambos a serem usados e espremidos ao máximo a favor dos interesses e conveniências do Presidente do partido e Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Jr., devem saber que, os seus "dias de glória" como parceiros privilegiados e não sócios da "empresa" PAIGC do empresário Carlos Gomes Jr., podem vir a ter um fim inglório, logo que as apetências do Patrão Carlos Gomes Jr. forem saciadas... Há suficientes exemplos como referência!

Um Presidente que dividiu o PAIGC, que está a destruir o PAIGC; que provocou a saída de figuras históricas do Partido; um Presidente que se gaba de ter feito muito no partido, mas que, nem sequer consegue que o site do PAIGC seja actualizado, até porque, a última actualização, com data de 04 de Janeiro de 2003, ainda regista nomes de destacados dirigentes que hoje não fazem parte do partido...

É este mesmo Presidente do PAIGC que também é Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, quem, como gestor público, arruinou empresas públicas guineenses, passando a ser dono de uma fortuna incalculável e de um vastíssimo património dentro e fora de portas que, devidamente avaliados, o colocariam na lista dos donos das maiores fortunas do mundo...que também quer ser Presidente da República da Guiné-Bissau...

Carlos Gomes Jr. simboliza a divisão e a destruição!

Tu que és guineense, não deixes que a tua Pátria seja legitimada como património de um corrupto e "mãos de sangue" que resolveu candidatar-se a Presidente da República para, numa primeira fase, limpar todo o seu cadastro criminal e, de seguida, apoderar-se de tudo quanto ainda não se tinha apoderado, que é rentável como negócio e que faz parte dos recursos naturais da Guiné-Bissau e de todo o povo guineense, para seu benefício pessoal, familiar e dos seus comparsas/sócios estrangeiros. Diz NÃO a Carlos Gomes Júnior e estarás a evitar o pior para a Guiné-Bissau e para todos os guineenses! Didinho

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL