OS GUINEENSES DISPENSAM LIÇÕES DO PROF. DOUTOR JOÃO GOMES CRAVINHO

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

06.01.2010

Fernando Casimiro (Didinho)OS GUINEENSES ESTÃO A PERMITIR, CADA VEZ MAIS, QUE OUTROS FALEM POR ELES. ISSO É MAU, MUITO MAU!

Ena pá, o homem é Licenciado e Mestre pela London School of Economics (Reino Unido) e Doutorado pela Universidade de Oxford (Reino Unido);

Investigador Visitante na Universidade de Georgetown, em Washington (Estados Unidos da América); Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde é docente na licenciatura em Relações Internacionais dessa Faculdade, e coordenador do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos.

Sim, é tudo isso, mas é um ignorante. Porquê?

Porque fala do que não sabe e, do que sabe, não fala!

O Prof. Doutor João Gomes Cravinho é um ignorante em matérias sobre a Guiné-Bissau, mas também, em matérias sobre as Relações Internacionais; Política Internacional e Resolução de Conflitos.

Veja-se que as Nações Unidas e a Sociedade Civil da Guiné-Bissau apelam à resolução pacífica e Legal do "Caso Bubo Na Tchuto", sem partidarismos por qualquer das partes, mas ressalvando os princípios que regem os direitos fundamentais da pessoa humana, mesmo no caso de se invocar a aplicação da Justiça.

Veja-se que muitos guineenses, entre eles o próprio Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, desvalorizaram o regresso de Bubo Na Tchuto ao seu país, a Guiné-Bissau, porquanto ser um direito de qualquer cidadão, mesmo quando, contra esse cidadão, pende um processo judicial.

O Prof. Doutor João Gomes Cravinho, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, que é, entre outros, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde é docente na licenciatura em Relações Internacionais dessa Faculdade, e coordenador do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos, quis hoje impressionar os guineenses com uma aula sobre ingerência nos assuntos internos de um país... pois disso se tratou a sua desnecessária, despropositada, provocatória e vergonhosa intervenção pública sobre o "Caso Bubo Na Tchuto".

O Prof. Doutor João Gomes Cravinho mostrou-se inconfundível no seu papel (habitual) de subserviente dos "Chefes" das ditaduras de alguns países africanos lusófonos. Já parece, tal como se diz aqui por terras lusitanas, a "Maria vai com todos"... É tudo uma questão de poder e de tempo...ou dinheiro, será?

O Prof. Doutor João Gomes Cravinho, para além de tomar partido claramente a favor do Governo da Guiné-Bissau neste caso, mostrou igualmente que é avesso ao diálogo e à tolerância, bases fundamentais para a resolução de qualquer conflito, logo ele, que é coordenador do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos...

As Relações Internacionais, Sr. Prof. Doutor João Titterington Gomes Cravinho, "limitam" Estadistas, governantes e diplomatas aos juízos de valor sobre assuntos internos de outros países. Portugal, através de alguns governantes e diplomatas está constantemente a violar esta norma universal, indispensável ao bom relacionamento entre Estados e povos!

Tenha respeito e consideração pela inteligência dos guineenses Sr. Prof. Doutor!

Já lá vai o tempo, já lá vai o tempo em que éramos 99, 9 % de analfabetos e apenas "uma mão" de quadros superiores, um autêntico feito histórico ao longo de cinco séculos de cativeiro de que sempre se gabou a velha senhora Metrópole, em relação aos "coitaditos" das terras dos macacos...

Para concluir, sugiro ao Prof. Doutor João Gomes Cravinho que leve este assunto aos seus alunos, no intuito de ser avaliado por eles...

Para a próxima, antes de qualquer ingerência nos assuntos internos de outros países, Sr. Prof. Doutor João Gomes Cravinho, lembre-se do velho ditado: " Quem diz o que quer, ouve o que não quer..."

Respeito, exigimos respeito pela Guiné-Bissau, Sr. Prof. Doutor!

A Guiné-Bissau, quando passar a ser dirigida pelos seus melhores filhos deixará de ser humilhada, pois deixaremos de pedinchar para comer. A nossa terra é fértil e o nosso mar riquíssimo....

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Guiné-Bissau: Caso Bubo Na Tchuto "expôs completamente a fragilidade das instituições" - Portugal

Lisboa, 06 Jan (Lusa) - O caso do ex-chefe da Armada guineense Bubo Na Tchuto, procurado pela justiça e refugiado na sede da ONU em Bissau, veio "expor completamente a fragilidade das instituições" guineenses, afirmou o secretário de Estado da Cooperação português.

"Face ao tipo de acusação que se faz contra o almirante [tentativa de golpe Estado, tentativa de alteração do Estado de Direito e deserção], é evidente que há enorme dificuldade por parte das instituições em responder. Portanto, isto pode ser considerado uma provocação à estabilidade incipiente que existe no país", disse à Lusa o secretário de Estado João Gomes Cravinho.

Questionado sobre os autores da "provocação", o governante português afirma que, além do próprio oficial guineense, há "um mistério" em torno de quem o terá ajudado a regressar à capital guineense há mais de uma semana.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/556138

 

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

Dados biográficos

João Titterington Gomes Cravinho

Nascido em 1964
Casado, com dois filhos

Licenciado e Mestre pela London School of Economics (Reino Unido) e Doutorado pela Universidade de Oxford (Reino Unido)

Investigador Visitante na Universidade de Georgetown, em Washington (Estados Unidos da América)

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde é docente na licenciatura em Relações Internacionais dessa Faculdade, e coordenador do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos

No âmbito da Cooperação para o desenvolvimento foi:

  • Coordenador do relatório interministerial do Governo português sobre assistência a Timor-Leste, em 1999
  • Trabalhou na Presidência portuguesa da União Europeia de 2000 no âmbito da cooperação
  • Presidente do Instituto da Cooperação Portuguesa, em 2001-2002
  • Consultor de entidades nacionais (Fundação Calouste Gulbenkian) e internacionais (Comissão Europeia, Banco Mundial) em diversas áreas da cooperação para o desenvolvimento

A sua tese de doutoramento, sobre Moçambique, foi publicada em numerosas revistas portuguesas e estrangeiras (Reino Unido, França, Espanha).

Para além de diversos artigos em revistas de Relações Internacionais, a sua mais importante publicação da especialidade, é o livro Visões do Mundo, de 2002

Funções governamentais exercidas

  • Desde 2009-10-31
    Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do XVIII Governo Constitucional
  • Desde 2006-07-03 até 2009-10-26
    Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do XVII Governo Constitucional
  • Desde 2005-03-14 até 2006-07-03
    Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do XVII Governo Constitucional

http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/equipa/

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org