Os Fenômenos do Turismo Contemporâneo

 

Secuna Baldé

07 de Dezembro de 2009

secbalde@hotmail.com

Secuna BaldéDevido aos grandes desafios na prática do desenvolvimento sustentável para construção de um mundo melhor, as empresas privadas, governos, sociedade civil e organizações não-governamentais lutam a cada dia pela melhoria de vida das populações e para a preservação do meio ambiente.

 

O século XX trouxe novas tecnologias: aviões e metrôs mais velozes e confortáveis, computadores, robôs e comunicações por satélite que transformaram o modo das pessoas viverem, trabalharem e se divertirem. A tecnologia proporciona o desenvolvimento do turismo de massa através do aumento do tempo de lazer, renda adicional e melhoria dos transportes.

 

Hoje, restam poucas dúvidas que o turismo continuará a ser um dos setores de crescimento mais dinâmicos da economia global. Apesar de recessões, revoltas políticas, guerras, terrorismos e incertezas quanto ao preço e a disponibilidade do petróleo, o turismo internacional ainda se constitui como o maior item isolado de receita do comércio exterior mundial.

 

O turismo envolve milhões de pessoas que almejam por desfrutar novos lugares e ambientes, em busca de experiências significativas. Este movimento tem levado agências de viagem, redes de hotéis, transportes urbanos, bares, casinos e boates em todo mundo proporcionando faturamentos milionários. Muitas nações dependem da dinâmica dessa atividade como principal fonte de geração de renda, emprego, crescimento do setor privado e aperfeiçoamento da infra-estrutura.

 

Como aponta (Vininha F. Carvalho) para que isso ocorra de uma maneira saudável, é necessário que o fenômeno turístico configure no cotidiano, afim de melhor eleger os oito fenômenos do turismo contemporâneo.


Competência: capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, disposições e atitudes na execução do trabalho e na solução de problemas para gerar os resultados esperados. Um hábil administrador nos inúmeros campos profissionais, no convívio com as equipes multidisciplinares, sabe pedir o apoio de áreas afins, buscando entender o turismo em sua totalidade histórica e humanista.

Criatividade
: Capacidade para promover a integração com o meio ambiente, criando situações onde o turista possa experimentar a natureza de forma prazerosa, além de dispor de conhecimento, que permita informar sobre cultura, história, flora, fauna, clima, particularidades, curiosidades da região e promovendo, assim, a educação ambiental, através de técnicas de interpretação da natureza, correlacionando com hábitos urbanos, evitando impacto ambiental acima do suporte de carga permitido.

Segurança: é necessário saber promover o bem estar e garantir a integridade física dos turistas, combinando com o grupo regras de convívio, viabilizar atividades de entretenimento, lazer e integração, criar relações positivas, manter a motivação e interesse na programação, dimensionar os passeios, escaladas e paradas, observar sinais de desgaste, recomendar alimentação e vestuário adequados às atividades, indicar locais para banhos, necessidades
fisiológicas.

Organização: Elaboração do roteiro de maneira criteriosa, confirmando os serviços de apoio, garantindo a possibilidade de comunicação, providenciando transporte especial, garantindo o cumprimento da programação, providenciando alimentação de parada / percurso e acomodação, providenciando materiais e equipamentos necessários, manter em ordem a pasta com documentação da agência, ficha médica e termo de responsabilidade aceitando as condições do roteiro,
informar chegada, elaborar relatório e registrar ocorrências orientar o preparo de refeições, o que pode incluir: indicar procedimentos de higiene e segurança alimentar.

Planejamento: Divulgação de opções de interesse turístico, sugerir outros roteiros, recomendar pontos de compras e passeios adicionais. Orientar motorista, indicando roteiros, horários e pontos de parada, alertar sobre aspectos de segurança, conforto e velocidade adequada ao passeio. Ajustar roteiros, o que pode incluir: alterar atividades e programação considerando as vias de acesso e as condições climáticas, segurança e horários, redefinir trajeto e pontos de parada.

Assegurar a satisfação dos clientes, o que pode incluir: observar a satisfação dos turistas, receber reclamações e sugestões, solucionar problemas e conflitos, indicar melhores posições para fotos e filmagens, apoiar pessoas com necessidades especiais, idosas e crianças, estabelecendo paradas especiais.

Dominar roteiros de excursões em ambiente não urbano, o que pode incluir: demonstrar capacidade para conduzir grupos de turistas por percursos que incluam: recepção, traslado e pernoite.


Seriedade
: As competências necessárias ao alcance dos resultados esperados devem ser avaliadas através dos seguintes conhecimentos, habilidades e atitudes:
conhecer flora, fauna, ecologia, geografia física, limites para suporte de carga. Conhecer cartas e mapas, escalas, curvas de nível e técnica de orientação com uso de bússola. Conhecer a legislação ambiental e técnicas de condução de grupo em ambiente natural, condicionamento físico e dimensionamento de esforço. Ser ético ao recomendar pontos de compras ou passeios adicionais.


Empreendedorismo: Estudos realizados identificaram a capacitação como uma necessidade imediata no atual cenário do turismo. É necessário conhecer as técnicas de entretenimento, lazer, integração e estratégia de solução de conflitos. Conhecer técnicas de vendas. Ser uma pessoa líder e controlada, prática, dinâmica e ativa.

Ser empático e expressivo na comunicação, argumentar com lógica de maneira clara e articulada, sem vícios de linguagem. Ser uma pessoa tranqüila e segura que mantém o equilíbrio emocional para administrar situações constrangedoras ou de emergência. Criar alternativas de emprego e de oportunidades de renda para as comunidades locais.


Profissionalismo
: Sólida formação crítica, permitindo que a pessoa entenda politicamente a formação de sua categoria enquanto organização política e sindical. E saiba lutar por um turismo auto-sustentável que preserve o ecossistema e os interesses nacionais no campo econômico, cultural e político. Apoiando a conservação das áreas visitadas através da geração de benefícios econômicos para as comunidades hospedeiras.

Neste processo de escolha dos Oito Fenômenos  do Turismo Contemporâneo, esclareço que turismo legítimo é aquele que apresenta um compromisso com a conservação ambiental e cultural e com o desenvolvimento social das comunidades envolvidas, consiste numa alternativa promissora para o desenvolvimento sustentável da região.

É preciso dimensionar o conhecimento e o potencial turístico da região, através do levantamento de potenciais atrativos, diagnóstico e análise técnica empresarial dos atrativos naturais e culturais de maneira responsável e construtiva, é necessário saber" globalizar, regionalizando".
 

 


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org