O Século XXI de Fernando Carvalho

FERNANDO CARVALHO

 

Filomena Embaló

fembalo@gmail.com

18.04.2009

 Filomena EmbalóNum momento tão conturbado como este que vive a Guiné-Bissau, Fernando Carvalho proporciona-nos uma evasão com seu Século XXI, um álbum recheado de um punhado de belíssimas músicas que acaba de editar.

Fernando Carvalho é guineense e vive desde 1980 em Portugal para onde se deslocou para fazer os seus estudos universitários, tendo-se formado em Economia. Ao lado da sua carreira de docente, tem vindo a realizar um percurso ascendente como músico e intérprete, com uma discografia rica de  12 obras[i].

Confessando uma paixão precoce pela música, sua companheira inseparável mesmo durante a época de estudante, Fernando Carvalho tem em José Carlos Schwarz, o percursor e o expoente incontornável da música moderna guineense, um símbolo e uma referência. Ao retomar o emblemático tema Si bu sta diante na luta, neste seu último trabalho discográfico, é uma homenagem que presta a este grande nome da música nacional. 

Século XXI é um disco que não pode deixar indiferente quem o escuta, pelas melodias e ritmos ondulantes que cativam, mas também pelos temas que as canções abordam.

Do ponto de vista musical, Fernando Carvalho abre, nesta sua obra, os ritmos guineenses aos ritmos de outros horizontes, nomeadamente lusófonos, dando uma universalidade às suas músicas nas quais se reencontram a Guineense, a Cabo-verdiana e a Angolana que coabitam em mim.

Numa análise temática, a primeira faixa do CD, que deu o título ao álbum, Século XXI, revela a preocupação do cidadão do mundo atento que é pela situação mundial neste dealbar do vigésimo primeiro século. Denuncia a Terra doente, a violência e a brutalidade, os actos inaceitáveis de racismo e xenofobia que dividem os povos nos quatro cantos do mundo e apela à esperança, boa vontade e fé dos homens bem como à fé em Deus para a edificação de um mundo mais justo.  A sua mensagem visa sensibilizar e contagiar a juventude para as grandes questões futuras que as gerações vindouras terão de enfrentar, como citado no resumo de apresentação do disco.

Cabo Verde, o país irmão, é também homenageado neste trabalho em que o artista canta a beleza e o encanto das dez pérolas do mar.

O amor e a amizade não podiam deixar de estar presentes nas letras das suas músicas para falar da solidão e do rumo sem direcção quando o ser amado está distante e para dizer que todos precisamos de um amigo a quem nos dar...

Fernando Carvalho, que também toca guitarra rítmica, é acompanhado ao vivo neste CD pela Banda Sons Tropicais, constituída pelo Vernon (baixista), Nanda Carvalho (voz e teclas), Tony (baterista) e Edson (pianista).

O álbum contou com a participação de um grande universo de músicos e amigos, sendo Juca Delgado o produtor e os arranjos de Nanda Carvalho, Dua e Filipe Santos.

Século XXI, situando-se na linha de intervenção do artista, vem uma vez mais confirmar o seu espírito de solidariedade e engajamento na luta pela justiça, paz e democracia no mundo, bem como o seu carácter universalista, qualidade indispensável para a integração na aldeia global em que se transformou o nosso planeta.

 
FERNANDO CARVALHO

 

[i] Discografia de Fernando Carvalho :

 

 

1986 "O Risco": Ponto de partida da música guineense nos anos oitenta em Portugal.                                                                                                                                   

1987- "A Nêga " : cozinheira destacável pela arte de bem cozinhar

1988 - "Vila Marrachique": Cantigas de amizade e de saudades de terras distantes. Memórias de um país fascinante

1989 - "Aquele abraço" : sucesso comercial de vendas. As rádios divulgaram vários temas inseridos neste álbum, nomeadamente a faixa principal

1990 - "A nossa geração/nô djorçon" : Nô djorçon tratou-se de um contributo e de uma forma de sensibilizar os mais jovens, para a participação no desenvolvimento da Guiné-Bissau.

1991 - "Construir" : Talvez uma viragem na carreira musical do cantor. Em "construir" nota-se uma mensagem política em alguns temas. Um contributo para a democracia e para a defesa da liberdade .

1992 - "Sôdadi": Uma viagem ao mundo dos rítmos tropicais de África através de oito temas

1993 - "Esperança" e "Abraço de paz" em dueto com o Mendes Bota. Juntaram-se para prestar homenagem aos Palopes.

1994 - "Zumbela": Simboliza o amor eterno pelas terras de África

1996 - "Manera di Vívi/Estranha forma de vida”: Nada mais nada menos que a recriação do fado "Estranha forma de vida", celebrizado por Amália Rodrigues e transportado para os rítmos quentes de África"

1997/8. "Nen!né/menino mimado" : Conta a história de uma criança mimada que faz birra porque sabe que de seguida encontra o carinho dos pais. É um apelo aos valores da família.

2009 - "Século XXI"- Através de sons frescos e ritmados de África, aborda temas como a paz, a esperança, em mais uma tentativa pedagógica de sensibilizar e contagiar a juventude para as grandes questões futuras que as gerações vindoura terão de enfrentar.

 MÚSICAS DO ÁLBUM SÉCULO XXI

Século XXISi Bu S´tá Diante na LutaSegura na MeninaTudo DiaBeleza Africana

Homenagem a Cabo-VerdeDia e NoiteSem NostalgiaAmigoMindjeris

 

 

 A QUALIDADE FAZ-NOS VIBRAR...

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

18.04.2009

Fernando Casimiro (Didinho) A 29 de Março recebi a seguinte mensagem de Fernando Carvalho:

Caro compatriota, Didinho.
Embora ainda não nos conhecermos pessoalmente, tenho a felicitá-lo pelos trabalhos que tem desenvolvido e bem, em prol da Guiné-Bissau. Por outro, como tenho um novo CD a ser publicado em finais de Abril do corrente ano, gostaria de saber o seguinte:
1 - Para onde devo enviar-lhe um CD oferta ?
2 - Quais os elementos necessários para a divulgação deste CD no seu site.

Cumprimentos
Fernando Carvalho
Telemóvel 967023744
fernandocarvalho54@gmail.com

Respondi de pronto, até porque tinha que dizer ao Fernando que o conheço de há muitos anos, ainda que ele pudesse não estar lembrado de mim.

As suas músicas vieram-me logo à memória e viajei no tempo  rumo à minha querida Bissau e aos meus amigos do tempo da juventude...

Uma semana depois telefonou-me, pois não tinha recebido a minha resposta (por razões alheias a ambos) e desde então temos mantido contactos regulares.

Comuniquei a novidade à Filomena afim de nos prepararmos para a divulgação do novo álbum do Fernando.

Entretanto, numa das conversas com o Fernando pedi-lhe, caso fosse possível, que me enviasse as suas músicas do "antigamente", as que conhecia e bem, e das quais tinha saudades, por nunca mais as ter ouvido.

Na quinta-feira recebi o CD Século XXI  e na sexta, uma compilação de músicas de 1985 - 1998. Juntamente, o Fernando enviou um CD oferta do álbum Século XXI para a Filomena.

Na quinta-feira deliciei-me com as maravilhosas melodias do Século XXI. Acreditem que, eu que não sei dançar seria capaz de dançar que nem um profissional, cantando e ondulando aos ritmos do Fernando, tal como ele canta em "Segura na menina".

Na sexta-feira, "fui à Guiné", com as músicas de 1985-1998...Desde então, ganhei um novo fôlego para esta nossa árdua luta diária.

Tenho a certeza absoluta que a maioria dos guineenses sentirá a mesma sensação de rejuvenescimento que eu senti, ouvindo as músicas do Fernando.

A Guiné, a nossa Guiné, uma vez mais, através de um dos seus filhos de bem, mostra ao mundo que tem excelentes valores de referência nas mais diversas áreas.

Muito obrigado Fernando por nos despertares de forma tão agradável e entusiástica para aspectos nobres da vida, tais como o amor, a amizade, a família e a solidariedade.

Uma palavra de apreço e de incentivo para a tua filha Nanda Carvalho, que tão bem te acompanhou no álbum Século XXI.

Guineenses, pois claro, com orgulho!

AGRADECIMENTO DE FERNANDO CARVALHO PARA O DIDINHO E A FILOMENA

De: fernando carvalho [mailto:fernandocarvalho54@gmail.com]
Enviada: domingo, 19 de Abril de 2009 13:57
Para: didinho@sapo.pt
Assunto: Agradecimento de Fernando Carvalho para o Didinho e a Filomena

Caro amigo, Didinho.

Recebi esta manhã imensos telefonemas de amigos e colegas de infância residentes nos vários cantos do mundo. Foi EMOCIONANTE. O meu muito obrigado pelo trabalho competente que desenvolveram no sentido da divulgação do CD "Século XXI"

Fernando Carvalho

 
Fernando e Nanda Carvalho Fernando Carvalho

Compilação de Fernando Carvalho 1985-1998

Canto José Carlos SchwarzBom Dia GuinéFatúAquele AbraçoNô Djorçon

Menina RomânticaChiducuPatchangaPor ElaNen´ne

 

 

FERNANDO CARVALHO NO MYSPACE

 


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org