ORA AÍ ESTÁ!

"Diz-se que o novo Presidente da República da Guiné-Bissau é licenciado em Ciências Políticas na ex- República Democrática Alemã...Não quero contrariar o estatuto académico de Malam Bacai Sanhá, mas fica bem dizer em que Universidade ou Instituto, de que cidade da ex- RDA e que do ano tal a tal, estudou e concluiu a licenciatura em Ciências Políticas.

Há quem como eu, tenha interesse em contactar a referida Universidade ou Instituto, para saber como era, enquanto estudante de Ciências Políticas, o novo Presidente da Guiné-Bissau.

Também por uma questão de credibilidade, convém que todos os guineenses possam afirmar sem reservas...que Malam Bacai Sanhá é licenciado em Ciências Políticas e dizê-lo, só, como se tem dito, soa mal..." Didinho. 29.07.2009

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

30.07.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Abordei ontem a questão da formação académica do novo Presidente da Guiné-Bissau, de forma clara e séria tal como julgo que deve ser.

Hoje, Abdulai Keita, um compatriota, adepto da liberdade de expressão e admirador do nosso Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, ao tomar conhecimento da questão levantada sobre a licenciatura de Malam Bacai Sanhá, prontificou-se a enviar uma mensagem de esclarecimento sobre o assunto, gesto que agradeço profundamente e que contribuirá para melhor informação de todos, tal como eu, que só sabiam que Malam Bacai Sanhá era licenciado em Ciências Políticas na ex- RDA e, ponto final!

O esclarecimento de Abdulai Keita não é nenhum registo da entidade formadora que conferiu a licenciatura a Malam Bacai Sanhá, mas considero fiáveis os seus testemunhos e a partir de agora, ao menos, tenho dados que posso referenciar como válidos para a sustentação do estatuto académico de Malam Bacai Sanhá.

Obrigado Abdulai Keita e, aí está, não tivesse abordado esta questão, ficaríamos sempre na mesma, pois oficialmente, no curriculum vitae de Malam Bacai Sanhá, não constam os dados agora fornecidos e que ontem solicitei!

O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO não é nenhuma afronta para ninguém! Passo a passo e a cada dia que passa, estamos a derrubar barreiras...porque a comunicação entre as pessoas, a isso obriga...

Vamos continuar a trabalhar!

Caro Didinho,

Sou um dos assíduos frequentadores do teu blog que acho ser um espaço muito importante de debate contraditório (e nem só) democrático, político, científico..., para o nosso país e a nossa jovem democracia pluralista e parlamentar multi-partidária. Nesta qualidade, li hoje o teu artigo intitulado "só dá quem tem para dar". A passagem acerca da formação ou não, na ex-RDA, do nosso recém eleito Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, leva-me a transmitir-te algumas infos a este respeito.

Chamo-me Abdulai Keita, formado entre outros, na ex-RDA, na então "Ingenieurschule für Landtechnick" em Nordhausen, em engenheria rural (mecânica de tractores e máquinas agrícolas) entre Outubro de 1971 e Outubro de 1977. Membro do Comité da Secção dos Estudantes do Partido (PAIGC) da então (SEP), entre 1974 e 1977, estabelecia contactos com todos os estudantes guineenses e caboverdianos que se encontravam a estudar nessa altura na ex-RDA. Conheci o Sr. Malam Bacai Sanhá neste quadro em 1974. Estava a estudar com outros guineenses (Nicolau N'Batú, Adolfo Julião de Barros [já falecido], Geraldo...) na então "Parteihochschule Karl Marx" (Escola Superior do Partido - Karl Marx). Situada no bairro Pankow (Berlin Pankow), era uma Escola de Formação Superior do PSUA (SED, ex-Partido Comunista na ex-RDA) em Ciências Políticas. Sei que juntamente com o grupo guineense (PAIGC) de Malam estudavam juntos nessa altura e no mesmo grupo, também moçambicanos da FRELIMO e angolanos do MPLA. As infos tidas no nosso Comité de estudantes pela Escola destacavam o Sr. Malam como o melhor estudante do grupo. Era um estudo de 3 anos de duração; para o grupo de Malam entre 1972 e 1975.

Eis o que sei sobre o estatuto académico deste senhor que, se tudo correr bem, será para os próximos 5 anos o Presidente da República da nossa Guiné-Bissau. Pensei enviar-te estas infos para um possível esclarecimento.

Vamos continuar a trabalhar como costumas dizer. O meu é "luta ka na pudi maina" (N'Fanmara Mané, djidiu di luta).

Cumprimentos de um compatriota e um forte abraço. Amizade.

Abdulai Keita
abikeita@yahoo.fr

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org