Eu, Fernando Jorge Ribeiro "Nandjó", Procurador-Geral da República me confesso: Estou muito bem na vida e a minha família também, graças a Nino Vieira, o General-Ditador, pois é ele quem dita as leis. Que me importa o resto? É ao Nino que devo servir para continuar bem na vida. República... qual República? O meu Patrão é o General-Ditador, porque é ele quem me dá tudo o que quero e até o que não quero...! Povo... qual povo? Povo é a minha família e a ela nada vai faltar estando eu ao serviço do General-Ditador!

Confissões telepáticas captadas por Fernando Casimiro (Didinho)

 

O PROCURADOR, ESSE DIGNÍSSIMO MANDATÁRIO DO GENERAL

Por: Djiudigalinha

13.01.2007

O ex-Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, o empresário Carlos Gomes Júnior, acabou de cometer o "crime" de dizer uma verdade que muitos Guineenses gostariam de gritar a pleno pulmões, acusando o General-Presidente, o Ditador Nino Vieira de ser o mandante da morte do Comodoro Moahmed Lamine Sanhá.

Longe de querer aplaudir a forma como o fez, não é menos certo que o ex-Primeiro Ministro, teve a coragem e a safadeza de dizer na cara do General-Presidente e seus esbirros, a certeza que eu tenho... e de certeza, a certeza, que larga maioria da nossa população tem, de que a "limpeza" cirúrgica dos homens da ex-Junta Militar tem o dedo maquiavélico e assassino do General Presidente e o seu Co-Presidente, o General-Executor Baptista Tagmé Na Waie.

Dizia não estar de acordo com a forma como o ex-Primeiro Ministro fez essa declaração polémica, mas sobretudo corajosa, mas também, creio, dever saber o ex-Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, que também já não precisava de dizer mais nada ao General-Presidente, para este querer limpar-lhe o sebo.

As suas contas e sentença já estavam há muito definidas. Ele sabe, que ordem para a sua liquidação há muito já existia, executores existem e estão-lhe no encalço e, também sabe que a "massa" prometida já está contada e à vista para pagamento.

A meu ver, o ex-Primeiro Ministro, quis chamar a atenção da incauta e cúmplice comunidade internacional e ao Povo da Guiné-Bissau que a sua integridade corre risco de vida eminente. Alias, a sanha persecutória envolvida na sua tentativa de detenção ao ponto de envolver militares que cercaram de forma pouco discreta os acessos à embaixada de Portugal por largas horas é sinal evidente, que inventariam qualquer "acidente" no decurso da sua detenção para o calarem de vez. Fez bem, a meu ver, o ex-Primeiro Ministro ter-se escapulido da morte certa que lhe estava reservada.

Mas o que interessa neste artigo, é o que vem depois...As acções do Senhor "Procurador Geral da República"

Mal o ex-Primeiro Ministro pronunciou essa amarga verdade aos ouvidos do General-Presidente, salta a terreiro todo o servilismo do "pau mandado" do novíssimo "Procurador" Geral da República, o Digníssimo Magistrado Fernando Jorge Ribeiro, vulgo "Nandjo di Nha N'Bai."

Deste excelentíssimo "Procurador", a maior parte dos Guineenses, principalmente os que tiveram a infelicidade de provar o amargo das injustiças dos nossos "Tribunais", já sabiam, que o homem não é nada dotado em ciências jurídicas tantas são as barracadas jurídicas e casos escambrosos e poucos dignificantes em que se envolveu, incluindo extorsão de empresários portugueses razão pela qual pouco ou nada se esperava dele como homem da verdade e da justiça dos cidadãos.

Porém, não é por acaso que, o General Presidente brinda um "quadrado jurídico" como o "Nandjó" no importante cargo de Procurador-Geral da República. Enfim, o General-Presidente, não precisa de um PGR competente, senão ficava com o anterior... O General-Presidente, precisa é sim, de ter os seus homens de mão nos lugares chaves do seu poder absoluto. Ele precisa de um Procurador- Geral Mandatário, um "Pau Mandado" obediente que cumpra as suas ordens e caprichos sem pestanejar. Enfim, nada melhor que pôr no lugar um agente seu, que toda a sua família e círculo de amigos sempre lhe guardou total lealdade e submissão. Se assim pensou, melhor fez. Um "Ninista"convicto para o lugar de PGR.

Este preocupante caso que abala hoje o cenário político guineense, mais agravado ainda pela política musculada, de terror e de prepotência que o novo regime de Bissau quer impor aos seus cidadãos, acabou por dar mostras de forma cabal ao General-Presidente, de que não podia ser mais feliz na escolha do seu "Procurador Mandatário".

O Magistrado Fernando Jorge Ribeiro, deu aos Guineenses e ao mundo que tem ainda a condescência de seguir o nosso calvário de povo, uma imagem de um PGR, cego do seu servilismo, doente da sua incompetência, um PGR "borra botas" que não quer saber de leis e procedimentos e que põe a produzir despachos de comparência e de audição a torto e a direito; a constituir (?) comissões especiais de inquéritos junto à PJ e até a traçar e a colaborar activamente com o Ministério do Interior e com as forças armadas (?) na captura do "blasfemo" ex-Primeiro Ministro... Enfim, a desempenhar um papel que desonra a já moribunda Magistratura Guineense.

Eu compreendo, que o Senhor "Procurador", sendo um mero mandatário, tem que cumprir pura e simplesmente as ordens e os caprichos do General-Presidente..., mas o povo Guineense não o compreenderá nunca e pedir-lhe-á meças por essa sua servil atitude.

O Povo Guineense, perguntar-lhe-á; Porque razão não chamou o Deputado Biaia Na Pana para prestar esclarecimentos sobre as graves acusações lançadas a torto e a direito no Parlamento sobre a morte dos jovens do PRS aquando da tentativa de assalto às instalações da famigerada CNE; Porque razão não convocou o "abatido" Comodoro Mohamed Lamine Sanhá e o Tenente Coronel Almami Alan Camará para prestarem esclarecimentos sobre as ameaças de morte proferidas e que impendem sobre as suas vidas proferidas pelo Todo Poderoso Tagmé Na Waie... até Lamine Sanhá ser cobardemente assassinado, quina por quem já lhe tinha avisado... "Que desta vez não escaparás. E também, fazendo fé que não tenha conhecimento de tudo isto, decerto V. Exa. na altura estava a ouvir a Valsa da submissão ou a fazer discursos no seu "espelho meu" para aprimorar o seu esforçado sotaque alfacinha... Tenha mas é juízo seu Mandatário.

Também pergunto. Para quê pensar em leis ? Para quê aplicar a lei ?

Oh... meu caro amigo, para além de não ser dotado nessa matéria, também não me puseram neste lugar para tal (Dizia ele desabafando para os botões do seu chiquérrimo YSL acabadinho de adquirir aquando da ultima "missão de "passeio prospectivo jurídico").

De uma coisa podemos estar seguros, o General Presidente, tem PROCURADOR...

um verdadeiro PIT- BOUL... quando morde não larga até ordens do General.

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org