OPINIÃO

 

Filomena Embaló

 

fembalo@gmail.com

 

29.01.2010

 

 Filomena EmbalóAmigos e compatriotas,
Tinha tomado a decisão de não intervir no debate Nhomba-Didinho, pois considero ambos suficientemente idóneos para se defenderem e entenderem. O que lamento é que um debate que deveria ser de ideias tenha descambado num debate de ataques pessoais, tomando proporções e orientações que obrigam-me, na qualidade de colaboradora deste espaço, a reagir.
Todos dizemos hoje que o CONTRIBUTO é “nosso”, possivelmente por termos encontrado nele um lugar onde possamos manifestar as nossas opiniões e preocupações a respeito da Guiné. Mas não nos podemos esquecer que se o CONTRIBUTO se tornou “nosso” foi porque alguém o concebeu e o realizou e que antes de nos “apropriarmos” dele, pertenceu durante mais de um ano unicamente ao seu fundador, ao Didinho. Foi ele que se investiu pessoalmente e financeiramente, fazendo do projeto a sua primeira preocupação e expondo-se a todas as formas de ataques e ameaças, até contra a sua vida. Mas ele manteve-se firme permanecendo na sua linha. Podemos concordar com ele ou não, mas os objetivos e orientações do CONTRIBUTO foram desde o início do conhecimento público e por o projeto ter sido uma iniciativa pessoal é normal que esteja marcado com o cunho do seu fundador. Quem aderiu ao projeto e o considere realmente “seu” é porque concordou com esses objetivos e orientações. O que não impediu que, ao logo dos anos com a participação de diferentes colaboradores, o espaço se tenha aberto e beneficiado com eles. No entanto, não nos enganemos que por nos termos apropriado do projeto, ele possa existir sem o Didinho! SE O DIDINHO O ABANDONAR REALMENTE, mesmo continuando a publicar o que outros possam escrever, o CONTRIBUTO ACABA, fazendo o gosto a muita gente.
Como qualquer um de nós, eu a primeira, o Didinho não é perfeito. Tal como qualquer um de nós ele tem qualidades e defeitos. A sua frontalidade pode chocar, mas ela é sinónimo de um gosto pela verdade e pela justiça. Colaboro com o Didinho desde agosto de 2004. Nessa altura ele trabalhava sozinho no projeto e fui a primeira a participar neste empreendimento. No entanto, de início a nossa colaboração não foi sem atritos, pois tivemos diversas discussões, nem sempre amenas, não por defendermos causas contrárias, mas por termos abordagens diferentes perante a mesma questão. Porém o que nos une é mais forte do que as divergências das nossas abordagens e por essa razão isso nunca pôs em causa a nossa colaboração. É assim que eu entendo o debate de ideias. Estou convicta de que dessas nossas discussões, houve benefícios para o projeto. Tenho a certeza de que DESTE INFELIZ DEBATE O CONTRIBUTO TAMBÉM PODERÁ SAIR REFORÇADO, pois todos aprendemos com as experiências, boas ou más.
Tudo isto para vos dizer que o momento é grave e que AQUELES QUE REALMENTE ACREDITAM NO PROJETO E NO DIDINHO, em primeira linha nós, os colaboradores diretos, DEVEM UNIR-SE para que mantenhamos este espaço que dizemos ser “nosso”, o aperfeiçoemos de modo a que ele possa ser realmente uma mais valia para o país que nos une e que amamos. E que não nos enganemos que nessa união possamos prescindir do Didinho, pois nenhum de nós tem a garra e até mesmo a convicção que são as suas, indispensáveis para o prosseguimento de um projeto desta natureza!


Filomena Embaló

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org