"OPERAÇÃO BERLIM"

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

29.01.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Guineenses e amigos da Guiné-Bissau,

Caros colaboradores e leitores do site www.didinho.org

Peço desculpas por toda esta polémica que deveria situar-se apenas no âmbito do debate de ideias sobre a Gripe H1N1 e a Vacinação, mas que, foi arrastada para uma evidente tentativa de destruição deste Projecto ímpar, símbolo da Guiné Positiva!

Peço desculpas por vos ter causado emoções. É verdade que hesitei muito. Disse que ia suspender a minha participação no Projecto por tempo indeterminado; depois, aceitei continuar, para de seguida anunciar que ia criar outro site.

Sim, tudo isso era possível acontecer, não fosse o CONTRIBUTO estar acima dos interesses pessoais dos que realmente se identificam com ele e que não me permitiram abandonar o que criei e em boa verdade, só eu posso destruir e destruí-lo, passava apenas por abandoná-lo e isso, não farei, garantidamente!

Quero, no entanto dizer-vos, que nunca pensei desistir de escrever, lutar como sempre, por isso ter pensado em construir outro site, mas esse pensar, foi arquivado!

Agora, quero fazer-vos um ponto da situação do que realmente está em causa.

Em primeiro lugar, quero dizer que, como fundador deste Projecto, quem edita, corrige a maioria dos textos (mesmo cometendo os meus erros nas correcções) e faz as publicações, tenho uma palavra a dizer sobre a importância de cada colaborador no Projecto.

É falso, redondamente falso que o Dr. Manuel C. Mendonça "Nhomba", seja uma figura importante no nosso Projecto!

Qual foi ou tem sido a sua participação no Projecto?  Manuel C. Mendonça

Começou a escrever no nosso site em Junho de 2008, enviando um texto em minha defesa face aos ataques de que estava a ser alvo na altura. Depois, enviou 2 notas de publicidade sobre o MMS-BALOBA, o composto milagroso, que cura todas as doenças, de que é revendedor, isto em Agosto de 2009, para entrar no debate sobre a Gripe H1n1 e a vacinação em Outubro de 2009, pois estava em jogo também a publicidade, uma vez mais, do MMS-BALOBA, na cura da Gripe...

Agora pergunto aos que dizem, sem conhecimento de causa, que importância tem o Dr. Nhomba no CONTRIBUTO?

Desde que convidei o Djoca para coordenador do nosso espaço Saúde, que ele tem lançado desafios aos quadros guineenses da área da Saúde para o acompanharem na secção. Alguém viu o Doutorado Manuel C. Mendonça a escrever algo para sensibilizar as nossas populações sobre o paludismo, a cólera, Sida etc. etc.?

Alguém viu o Doutorado Manuel C. Mendonça a escrever sobre o estado em que se encontram os hospitais guineenses?

Alguém viu o Doutorado Manuel C. Mendonça escrever sobre a situação precária por que passam os nossos quadros da Saúde na Guiné-Bissau?

Alguma vez, alguém viu o Dr. Nhomba pronunciar-se sobre as atrocidades cometidas na Guiné-Bissau?

Alguma vez escreveu sobre os direitos humanos, os problemas na Educação, a fome, os incumprimentos com os pagamentos de salários aos funcionários guineenses?!

O Dr. Nhomba defende apenas os seus interesses, os seus negócios e mesmo quando "entrou" para o nosso Projecto, fê-lo para se promover.

É mentira que alguma vez o Didinho tenha questionado a formação académica ou pedido o envio de diplomas ou seja lá o que for a qualquer colaborador do Projecto. O Dr. Nhomba foi a única pessoa a enviar a cópia do seu Doutoramento, sem que lha tivesse solicitado... Como se diz na nossa terra, "pantimonero"...

O Djoca causa inveja, muita inveja, Dr. Manuel C. Mendonça...

Deixemos de hipocrisia, pois ser importante no Projecto CONTRIBUTO é identificar-se com os problemas da Guiné e dos guineenses!

Há muitos compatriotas que se julgam mais guineenses do que nós, porque acham que nós denegrimos a imagem do país.

Será?

O Dr. Nhomba que vive há largos anos na Europa, numa democracia participativa como é o caso da Alemanha, sabe ou não que os alemães criticam os seus governantes? Sabe ou não que a crítica ajuda os governantes a melhor servirem o país?

Onde está o problema de criticar os governantes? O que é um insulto na linguagem política, quando se diz que um governante é corrupto ou incompetente?

Que fique claro, meus caros, o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO nunca foi, nem será contra as instituições da República da Guiné-Bissau!

Criticar o Primeiro-ministro, acusar o Primeiro-ministro de algo, é um direito de todo o cidadão, a quem cabe a responsabilização por essa crítica ou acusação, obviamente.

Eu Didinho, continuarei a criticar e a acusar seja quem for nos órgãos de soberania, sempre que se justificar, assumindo, como sempre as minhas responsabilidades!

O que tem o Dr. Manuel C. Mendonça e outros paus mandados contra isso? Por acaso são mais guineenses do que eu?

Vejamos um aspecto importante na avaliação do que está em causa com toda a polémica à volta do debate sobre a Gripe H1N1.

Apresentei-vos mensagens trocadas entre o Nhomba, Djoca e eu.

Tal como escrevi a dado momento numa dessas mensagens, a minha participação nesse debate não seria de âmbito técnico, pois não sou médico. Está lá de forma clara!

Não cheguei a questionar nunca, a composição de nenhum dos tipos de vacina!

Quem cientificamente falou da composição das vacinas foi o Dr. Joaquim Tavares. Então, por que mentir, acusando o Didinho de se intrometer em assuntos científicos?

Se se estava a debater a Gripe H1N1 e a Vacinação, por que o Dr. Nhomba resolveu falar sobre o que o Didinho escreve em relação à Guiné-Bissau?

O 2º texto do Dr. Nhomba sobre a Gripe H1N1 e a vacinação, foi publicado no dia 14.11.2009, a publicação da minha análise sobre esse seu texto ocorreu a 06.12.2009.

A contra-resposta do Dr. Nhomba surgiu apenas por estes dias, 24 de Janeiro de 2010. Falta de tempo?

Bem, vejam o seguinte. Foi anunciada a visita do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. a Paris para inauguração de uma exposição e que depois da França, se deslocaria à Alemanha onde, entre outros, se reuniria com empresários alemães.

A visita foi preparada uma semana antes pelo Secretário de Estado das Comunidades, o "agente" a quem o Primeiro-ministro incumbiu a missão de contactar quadros guineenses na diáspora, listados no Projecto CONTRIBUTO, calhando, no caso da Alemanha, concertar com o Dr. Manuel C. Mendonça, a forma de descredibilizar o Projecto CONTRIBUTO!

O Dr. Mendonça, que se diz um verdadeiro Cônsul da Guiné-Bissau em Berlim e por ter todo o interesse em vender o MMS-BALOBA na Guiné e outros países da África ocidental, aceitou a tal missão e o resultado foi o ataque ao Didinho e ao CONTRIBUTO, quando o debate era sobre a Gripe H1N1 e a vacinação!

Mas sabemos que a estratégia não se limita ao Dr. Nhomba. Outros quadros de grande craveira, que fazem parte do nosso Projecto, foram contactados, para missões que visam dar uma imagem de concórdia entre os guineenses, mas o objectivo real, a meu ver, é o de dividir e destruir o Projecto CONTRIBUTO, a voz incómoda para o regime, já que se fala de estabilidade, falsa estabilidade na Guiné-Bissau!

Estão completamente enganados!

O CONTRIBUTO é uma FORÇA e estaremos sempre atentos!

Ao Doutorado oportunista e indecente, Dr. Manuel C. Mendonça "Nhomba", apenas desejo boa sorte como revendedor do MMS-BALOBA, convidando-o a pedir a retirada dos seus textos de promoção de vendas do nosso site. Para mim, já é passado, por isso, acaba aqui a sua promoção!

Aos que desgostam das orientações do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, sugiro a não acederem ao site www.didinho.org para não se aborrecerem com o que ninguém os obriga a ler.

Aos que recebem os artigos por e-mail e que não os desejam receber mais, por discordarem do que o Didinho escreve, peço que me dêem essa indicação para que lhes deixe de enviar os artigos.

Aos colaboradores que deixaram de se identificar com o Projecto, agradeço a colaboração prestada e convido-os a assumirem não estar interessados em continuar a trabalhar connosco.

Aos colaboradores que no passado publicaram artigos de opinião e que se arrependeram, agradeço que peçam a retirada dos seus trabalhos do nosso site.

É hora de limpeza, é hora de identificar quem é quem para que possamos trabalhar e servir cada vez mais e melhor a Guiné e os guineenses que precisam de nós!

Viva a Guiné-Bissau!

Viva o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org