Onde está o resto da máfia?

 

 

"Na bias; tudo tene ku bu na tene presa, nunca bu kana bai sinta na lugar de condutor"

Zito - Príncipe de Mundo

 

 

Por: Edson Incopté *

 

15.08.2008

 

Passa pela cabeça de alguém a ideia de que o José Américo Bubu Na Tchuto era capaz de planear um golpe de Estado sozinho?

Não!

Alguém tem dúvidas de que além dele estarão muitos mais envolvidos neste absurdo acontecimento?

Não!

            Sendo assim, como qualquer Guineense tenho o direito de pedir esclarecimento o mais rápido possível às nossas autoridades, quanto a outros possíveis "Cabeças" envolvidos na tentativa de golpe de Estado. Até agora só surgiram dois nomes além do Bubu Na Tchuto, o de António Albino e o de Mário Sambe. Ao que parece meninos de recado do senhor Bubu na Tchuto, mas como é lógico isso não chega. O nosso povo quer a verdade verdadeira, merece a verdade, que mais uma vez lhe pode vir a ser escondida como tem sido habitual ao longo da história da nossa terra. Quanto a isso, acabamos todos de ter a certeza de que o senhor Nino Vieira sabe de tudo o que quer saber naquela terra. Então como é possível ele não poder explicar tanta coisa mal explicada naquele país, tais como as mortes dos seus camaradas de luta ou das drogas que circulam na Guiné-Bissau? Difícil de aceitar...! A expressão "Zona Zero" um dia vai acabar na Guiné.

Porque como disse o Senhor: Nada há coberto que não se venha a descobrir! Nada há oculto que não se venha a conhecer!    

            É necessário perguntas para se obter respostas ou pelo menos tentativas disso. Por mais burro de carga que o povo Guineense possa parecer, nunca pensaria que o Bubu Na Tchuto tivesse a intenção de dar golpe de Estado para ser ele a assumir o poder na Guiné-Bissau. Porque isso seria uma desgraça tão grande que não cabe na cabeça de ninguém. 

            Outras perguntas, por sua vez, também inevitáveis, surgem na sequência da conclusão anterior. Quais seriam os políticos Guineenses que estariam na linha de frente para render a Nino Vieira no poder? Talvez possam ser muitos, mas o primeiro que nos viria a cabeça, certamente, seria o recém regressado e polémico Kumba Yalá. Não só por ser da mesma etnia que Bubu Na Tchuto. Sim, Balanta! Porque para mim a história de Mohamed Yalá Embaló não passa de uma manobra de campanha muito mal traçada! Pois se ele continuar com esta história de "profeta" não vai mais poder proferir aqueles discursos que proferia no passado, nem fazer aquelas figuras que fazia publicamente com que enganou o povo Guineense, sob pena de não obter nenhum voto muçulmano, que à priori já será difícil! Quem não se lembra do teatro que fez Kumba Yalá ganhar as eleições em 2000!? A estratégia era sempre a mesma "Aós Kumba na iabri n'buludju" (Hoje o Kumba vai abrir o embrulho) então a Chapa de Bissau enchia-se de gente para ver e ouvir que embrulho tinha ele para abrir e invariavelmente chegava-se ao final do comício e nada de importante saía da boca daquele homem.

            A mim pessoalmente não me espantaria a intenção do Bubo Na Tchuto querer ver no poder uma pessoa da sua etnia, tal como Ansumane Mané já tinha tentado fazer no passado com o senhor Malam Bacai Sanhá, após o período deste como presidente interino da Guiné-Bissau.

            Voltando ao atentado de golpe de Estado. Como tinha o senhor Bubu Na Tchuto conseguido fugir para Gâmbia, sozinho? Não me parece, aliás como foi possível que as mesmas autoridades que conseguiram fazer frente a uma situação de conspiração contra o presidente Nino Vieira tenham deixado que o suposto principal responsável por tal acto tivesse fugido do país!? Mas eu pergunto, que país é o nosso onde uma pessoa que planeia um golpe de Estado é descoberto e detido, até ai tudo bem.,mas coloca-se esta mesma pessoa em prisão domiciliária!? Porque motivo? Por ser Bubu Na Tchuto? Será que as prisões estavam assim tão cheias? Ou o senhor Bubu é mais do que os outros que não podia ser colocado nas prisões desumanas da Guiné-Bissau?

            Por outro lado, todos sabemos que a situação na Guiné-Bissau a nível de segurança é péssima, aliás na Guiné entra quem quiser, faz o que quer e sai quando bem entender. Até parece que os serviços de fronteira não existem. Mas pelo amor de Deus, não me venham com aquele velho discurso de falta de meios. Neste caso o criminoso já estava nas mãos das autoridades e não se tratava de um criminoso qualquer, tratava-se do responsável pelo atentado ao golpe de Estrado. Foi preciso a intervenção das autoridades gambianas para mais uma vez se minimizar os efeitos que traria a fuga de Bubu na Tchuto. Demos graças pela rápida intervenção das autoridades Gambianas.

O povo Guineense tem o dever de pedir explicações a quem de direito, porque apesar de alguns acharem que não se pode falar de golpe de Estado porque não existe nenhum Estado na Guiné-Bissau, ainda há quem ame aquela Terra o suficiente para acreditar nela.      

 

 *Si bu ka confia na condutor, n'ton tira carta.

 

 

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org