O MEU ENCONTRO COM O CAPITÃO PANSAU INTCHAMA - ANÁLISE

 Didinho na companhia do Capitão Pansau Intchama

 

" (...) Se Zamora Induta, António Indjai e Carlos Gomes Jr. estão em sintonia desde 2 de Março de 2009, algo muito forte os liga: A Mentira, quer nas mortes de Tagme Na Waie e Nino Vieira a 1 e 2 de Março; quer nas mortes de Hélder Proença e Baciro Dabó a 4 de Junho passado." Didinho A VERDADE NUNCA ESTEVE TÃO PERTO NA GUINÉ-BISSAU... 26.11.2009

 

João Bernardo Vieira foi, para todos os efeitos, o grande instigador da destruição da ética e da moral colectiva dos guineenses. Foi um mau "agricultor", tendo plantado conscientemente sementes do mal no fértil e vasto campo de cultivo que é a Guiné-Bissau! Didinho 06.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! (1)

 

Hoje, ainda que de forma confusa, os guineenses estão a despertar para uma nova realidade, assente na defesa dos direitos humanos; assente na solidariedade humana; assente na verdade e numa consequente responsabilização e acção judicial sempre que se justifique. Isto é muito importante para se acabar com os desmandos e a impunidade no país! Didinho 12.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! (2) 

 

Sempre me posicionei contra o regime do falecido general-presidente João Bernardo Vieira, mas nunca desejei a sua morte ou de qualquer outro governante, para que houvesse mudança na Guiné-Bissau. Não devemos pactuar com golpes de Estado, assassinatos e quaisquer desmandos que violem as normas do humanismo e da democracia, até porque nenhum desses atropelos é sinónimo de mudança, num conceito positivo e real do termo. Didinho 13.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! (3)

 

 Toda e qualquer afirmação com carácter de denúncia deve ser tida em linha de conta para o apuramento da verdade, independentemente do passado ou do presente do seu autor, seja ele governante, político, militar ou simples cidadão guineense! Didinho 14.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! (4)

 

Para chegarmos à verdade, temos que falar com as pessoas, temos que ouvir as pessoas, temos que analisar o que dizem as pessoas! Didinho 15.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! (5)

 

Num país onde há realmente submissão das Forças Armadas ao poder institucional, nunca são os militares a falar de assuntos da competência dos órgãos de soberania! Didinho 16.04.2009  A GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! CONCLUSÃO

 

A GUINÉ-BISSAU DE 01 DE MARÇO DE 2009 A 01 DE ABRIL DE 2010 02.04.2010

O NARCOTRÁFICO NA GUINÉ-BISSAU, COM REALISMO! 24.04.2009

PROCESSO DAS AERONAVES RETIDAS NO AEROPORTO OSVALDO VIEIRA - CÓPIA DO DOCUMENTO OFICIAL

 

(...) porque hoje, mesmo que não tenhamos a coragem de dizer a verdade, a nossa verdade que seja, sobre o que vemos, sabemos e pensamos do país, os sinais do tempo acabam eles próprios por nos apresentar a verdade dos factos, que sabíamos existirem, mas aos quais fomos indiferentes, coniventes, cúmplices directos ou indirectos, em certa medida. Didinho 03.03.2009

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

22.07.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Antes de mais, quero agradecer o interesse e a atenção de milhares de pessoas no acompanhamento da conversa que tive com o Capitão Pansau Intchama. Em 7 anos, nem mesmo os assassinatos de 01 e 02 de Março ou de 04 e 05 de Junho de 2009 proporcionaram tantos acessos ao nosso site. É obra!

Prometi e aqui estou para analisar o que foi reproduzido, tendo em consideração as verdades do Capitão Pansau Intchama.

Quem, como eu, busca a verdade e vê na Justiça o garante dos direitos, liberdades e  deveres fundamentais dos cidadãos, deve saber que, para chegarmos à verdade, temos que falar com as pessoas, temos que ouvir as pessoas, temos que analisar o que dizem as pessoas!

Estou ciente de que muitos concordarão com esta análise e muitos discordarão dela, contudo, tal como sempre disse e repito hoje, não sou de "alas". Não tenho "alas"!

O meu Partido é a Guiné-Bissau!

Na Guiné-Bissau que quero para mim e desejo para todos os meus irmãos guineenses temos que acabar com as matanças, com o narcotráfico, com o crime organizado em geral e com a impunidade!

Na Guiné-Bissau que quero para mim e desejo para todos os meus irmãos guineenses, a verdade tem que ser um princípio; a Justiça tem que ser um compromisso!

Pansau Intchama, importa dizê-lo, é um ser humano e, tal como todos os seres humanos, tem direitos e deveres. Resolveu conversar comigo sobre diversos assuntos da Guiné-Bissau entre eles, assuntos que referenciam a sua alegada participação no assassinato do ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira, ocorrido na madrugada do dia 02 de Março de 2009, mas também, sobre o "ponto 7" da queixa-crime apresentada pelo actual Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, contra Zamora Induta.

O Capitão Pansau Intchama, no que partilhou comigo, deu a conhecer estar disposto a regressar à Guiné-Bissau, para ser julgado pelos alegados crimes de que é acusado.

Falou do que disse saber e evitou falar do que não disse desconhecer, mas apenas que, na qualidade de militar, não queria falar sobre...

Quem como eu procura dar voz e ouvir a todos quantos se manifestam nesse sentido, sabe que deve respeitar as verdades de cada um e se tiver que contrariá-las, deve ter argumentos credíveis para isso.

Por tudo o que o Capitão Pansau relatou, chego à conclusão de que sabe mais do que disse, obviamente, mas também reconheço que não é obrigado a dizer o que não quer dizer. Provavelmente, se o seu nome não tivesse sido referenciado nas alegadas acusações que todos conhecem, jamais teria feito questão de falar sobre os assuntos que abordou, a exemplo de muitos que sabem o que aconteceu, mas preferem nada dizer, rezando para que não se descubra a verdade...

Há passagens muito interessantes dos seus relatos que ajudarão nas investigações que ainda decorrem sobre os assassinatos de 01 e 02 de Março de 2009, mas também, sobre o narcotráfico na Guiné-Bissau.

Penso que de agora em diante ninguém terá dúvidas sobre quem comandou o grupo que matou o ex-Presidente Nino Vieira!

Pegando nisso, chegar-se-á a outras indicações, que não foram referidas pelo Capitão Pansau Intchama, mas que analisei em artigos anteriores. Leiam os links que acompanham este trabalho.

Vejamos então o seguinte:

Se o grupo que esteve em casa do ex-Presidente foi chefiado por António Indjai, quem lhe teria dado orientações para matar o ex-Presidente?

Qual era a ligação/relação existente entre António Indjai, Zamora Induta e o Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que fez com que na madrugada de 02 de Março de 2009, Zamora Induta tivesse enviado um grupo de militares para protegerem a residência do Primeiro-ministro...enquanto o ex-Presidente Nino Vieira era alvo de chacina por militares dirigidos por António Indjai?!

Qual era a ligação/relação existente entre António Indjai e Zamora Induta para que este, (surgindo de onde?), antes de qualquer declaração oficial, afirmasse à Agência France Press que: "O Exército matou o presidente Vieira quando ele tentava fugir da casa dele, atacada por um grupo de militares ligados ao comandante do Estado-Maior, Tagme Na Waie", afirmou o chefe militar de Relações Exteriores, José Zamora Induta. "Agora, o país vai avançar. Este homem bloqueava tudo neste pequeno país", completou o oficial.

Qual era a ligação/relação existente entre António Indjai, Zamora Induta e Carlos Gomes Júnior, para que o Governo tivesse nomeado Zamora Induta como Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas interino e António Indjai como Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, um cargo inexistente até então na estrutura hierárquica das Forças Armadas, logo depois das matanças de 01 e 02 de Março de 2009, quando a estrutura hierárquica militar, para além do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, contar com os Chefes dos 3 Ramos das Forças Armadas sendo que um deles poderia ter substituído Tagme Na Waie, assassinado a 01 de Março de 2009?!

Diria que, o que o Capitão Pansau Intchama deu-nos a conhecer no geral, embora sendo suas verdades, são também verdades de muitos guineenses.

Assiste-se-lhe o direito de falar apenas do que achar que deve falar e se não falou do envolvimento de Zamora Induta e Carlos Gomes Júnior no assassinato do ex-Presidente Nino Vieira, não se deve desconsiderar o importante contributo para a Justiça que são os registos das suas declarações.

Acredito que gestos como o do Capitão Pansau Intchama podem vir a ter impacto positivo, diria, pedagógico, na sensibilização dos guineenses para a necessidade de se optar pela Verdade e pela Justiça, ao invés da Mentira e da Impunidade.

Tem a palavra o Ministério Público!

O MEU ENCONTRO COM O CAPITÃO PANSAU INTCHAMA (1) 18.07.2010

O MEU ENCONTRO COM O CAPITÃO PANSAU INTCHAMA (2) 19.07.2010

7. Tentativa de assassinato do Vice-Chefe do Estado Maior General, Chefe de Divisão dos Recursos Humanos e Vice-Chefe da Divisão de Saúde Militar, designadamente Major-General António Indjai, Coronel Carlitos Cunda e Tenente Coronel Tcham na Man, através de um forte dispositivo militar do BAO de guarda do EMGFA comandado pelo Capitão Pansau Intchama, no dia 5 de janeiro de 2010. Consta que no mesmo dia e sob ordens do CEMGFA, foi enviado um pelotão de homens armados à ponta (quinta) do Vice-CEMGFA, numa clara atitude de caça ao homem; QUEIXA MOVIDA PELO ESTADO-MAIOR CONTRA ZAMORA INDUTA

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org