OBRIGADO PROFESSORA MOEMA PARENTE AUGEL!

 

 "ora di kanta tchiga"

Tchebendo - Cobiana Djaz

 

"Lendo é que se pode abrir os olhos para o mundo, mas também para dentro de si e de seu próprio país." Moema Parente Augel

 

(...) "A formação de novas abordagens de cidadania e a busca de perspectivas para o futuro do país não devem e não podem ser deixadas somente a cargo dos políticos e dos órgãos governamentais."  

(...) "e é justamente a visão alternativa, vinda de um outro lado, representado por escritores, estudantes, intelectuais de modo geral que, com sua voz crítica, intervencionista e cheia de idealismo e esperanças, está hoje em dia narrando a história da Guiné-Bissau para os "meninos de amanhã", expressão tão cara a Amilcar Cabral."

(...) "É dentro do discurso literário que a Guiné-Bissau está aos poucos processando o campo do pensamento identitário e a configuração do carácter nacional, distanciando-se seus escritores da dicção hegemônica, restritiva, monolítica, que interpreta a nação como aparato do poder ideológico do Estado."

(...) "Pois, na verdade, no momento presente, os escritores guineenses estão escrevendo para o futuro, uma vez que não são muitos os leitores na Guiné-Bissau!

A Literatura deveria ter um papel construtor da identidade nacional, poderia exercer influência na formação de uma identificação nacional, mas presentemente, são ainda muito poucos os que têm o costume de ler."

(...) "Também a Internet está desempenhando um papel de divulgação e não é de se desprezar a penetração, a popularidade, a aceitabilidade desse moderno meio de comunicação. Há alguns sites bastante informativos, inclusive seções que contemplam a Literatura e a História. Há também sites de qualidade lamentável, perigosamente transmissores de informações falsas ou reducionistas.

(...) "Concluirei, trazendo um exemplo positivo de um intelectual guineense no trabalho em prol de desenvolver esse sentimento que chamei de guineidade, mas que pode ser traduzido por patriotismo, sentimento nacional, "Projecto Guiné-Bissau", dando afinal no mesmo. Refiro-me ao jornalista Fernando Casimiro, mais conhecido como Didinho, autor de importante página na internet, com um programa muito variado, do qual destaco o item CONTRIBUTO. Pedirei emprestado, para finalizar esta minha comunicação, as palavras de Didinho que expressam muito bem o que desejei apresentar:

"Esta é a mensagem! O primeiro compromisso de todos os guineenses deve ser para com a Guiné-Bissau. Cabe ao povo guineense a acção da Mudança! (...) Temos potencialidades, falta-nos disciplina! Precisamos de mais empenho, mais dedicação, mais seriedade, mais rigor, enfim, precisamos avivar mais o espírito patriótico. Temos que sentir o país... Temos que reconhecer que somos nós a principal solução para os nossos problemas. É preciso que continuemos a acreditar em nós próprios."

E prossegue no mesmo diapasão:

A politização é sinónima de consciência nacional. Uma consciência política nacional em que as vertentes social e institucional devem ser referências dos direitos e deveres dos cidadãos. Um povo que não tem noção do que é a política é um povo que está sujeito à demagogia, à manipulação. É um povo que não pode aspirar a ser participativo nas decisões que a ele próprio dizem respeito! Não tenhamos medo de fazer uma nova revolução na Guiné-Bissau. Não uma revolução com armas de fogo, mas a revolução da consciência cívica, a revolução de mentalidades, que dará ao nosso povo o direito à liberdade do saber, do conhecimento e quiçá, do pensamento e da acção! É urgente fazer ver aos guineenses que o medo de mudar ontem é a razão dos males de hoje e o medo de mudar hoje será a razão dos males de amanhã..."

DESAFIOS DE ENSINO SUPERIOR NA ÁFRICA E NO BRASIL: A SITUAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO NA GUINÉ-BISSAU E A CONSTRUÇÃO DA GUINEIDADE - Moema Parente Augel - Revista de Estudos de Sociologia

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

16.05.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Ser referenciado através duma extraordinária intervenção num Simpósio Internacional que reuniu trezentos participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil bem como de países africanos e europeus, por alguém renomado e habilitado a falar da História e Cultura da Guiné-Bissau e que se dá pelo nome de Moema Parente Augel, é uma grande honra e reconhecimento para mim!

É também, um compromisso, uma grande exigência, pois tudo farei para nunca desiludir quem apostou tão alto no meu exemplo para explicar o conceito de "Guineidade/Guinendade" e da sua importância na formação da identidade nacional da Guiné-Bissau, até porque, meu compromisso para com a Guiné-Bissau e os guineenses é eterno!

Não é a primeira vez que a Professora Moema faz referências à minha pessoa e ao Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, pois no seu livro "O Desafio do Escombro" deixou registos do seu apreço pelo trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo destes anos.

A Professora Moema Parente Augel, que viveu na Guiné-Bissau entre 1992 e 1998 é mais do que uma amiga da Guiné-Bissau. Ela é filha adoptiva da nossa Mãe Guiné, ela é nossa irmã oriunda do Brasil, que não tem poupado esforços no sentido de ajudar a construir a Nação Guineense, disponibilizando para isso, todo o seu conhecimento, capacidade e experiência, através de trabalhos literários de cunho científico, na promoção e valorização da história e culturas da Guiné-Bissau.

A Professora Moema Parente Augel também ajudou e tem ajudado a promover diversas obras literárias de autores guineenses, por este mundo fora. Foi durante o período em que esteve na Guiné-Bissau, trabalhando no INEP que foram publicadas várias obras inseridas na colecção "Kebur", sob sua coordenação.

Há cerca de um mês, o Professor Ricardino Teixeira, ilustre colaborador da nossa Associação deu-me a conhecer o facto de terem sido publicadas na Revista "Estudos de Sociologia", intervenções do "Simpósio Brasil - África de Educação Superior" realizado em Pernambuco -  Brasil em Abril de 2009. Falou-me da intervenção da Professora Moema Augel e da referência que tinha feito ao Fernando Casimiro nessa intervenção. Prometeu enviar-me 1 exemplar da Revista e a promessa cumpriu-se.

Depois da leitura, decidi escrever ao Conselho Editorial da Revista solicitando autorização para a reprodução no site www.didinho.org  de 3 das intervenções publicadas na revista.

O pedido de autorização foi igualmente enviado aos autores das 3 intervenções que escolhi para partilhar com os nossos leitores: Professora Moema Parente Augel, Professora Maria Odete da Costa Soares Semedo e o Professor Ricardino Jacinto Dumas Teixeira.

De pronto os autores responderam favoravelmente, faltando contudo a autorização do Conselho Editorial da Revista "Estudos de Sociologia", autorização que chegou poucos dias depois!

Os 3 trabalhos serão disponibilizados na secção "Estudos e Pesquisas" do nosso site, sendo que decidi homenagear a Professora Moema Parente Augel, dedicando-lhe este trabalho e a música "Tchebendo/Ora di Kanta Tchiga", ela que é autora do livro "Ora di Kanta Tchiga: José Carlos Schwarz e o Cobiana Djazz", publicado em 1997, Edição 6 da Colecção Kebur.

Da leitura que fiz da intervenção da Professora Moema Parente Augel, pude concluir que estamos perante um dos mais valiosos manuais de aprendizagem e de consulta obrigatória, sobre questões que se prendem com a construção da Nação!

Estamos perante um dos mais valiosos manuais de aprendizagem e de consulta obrigatória, sobre questões de cidadania!

Moema Parente Augel, nossa irmã, ensina-nos, sugerindo e apontando caminhos/rumos.

(...) "A formação de novas abordagens de cidadania e a busca de perspectivas para o futuro do país não devem e não podem ser deixadas somente a cargo dos políticos e dos órgãos governamentais."  

A Guiné-Bissau precisa dos ensinamentos e aconselhamentos da Professora Moema Parente Augel, todos nós precisamos de ser sensibilizados por visões, ideias e opiniões esclarecidas. A intervenção intitulada DESAFIOS DE ENSINO SUPERIOR NA ÁFRICA E NO BRASIL: A SITUAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO NA GUINÉ-BISSAU E A CONSTRUÇÃO DA GUINEIDADE é uma lição de cidadania, de cultura e identidade que servirá, sem dúvida, para uma melhor compreensão e aprendizagem dos guineenses sobre estes temas, de grande importância para o país.

Muito obrigado Professora Moema Parente Augel por tudo o que tem feito pela divulgação de uma Guiné-Bissau Positiva, bem como pela consciencialização e valorização dos guineenses!

Mantenhas di ermondadi

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

(...) " Deve-se, contudo, estar atento para não se perder o olhar crítico quanto ao conteúdo das informações virtuais. Há atualmente muitas home pages e blogs mantidos por guineenses, infelizmente, muitas vezes completamente desinformadas sobre o panorama atual da literatura do país. Também os dados históricos com frequência não correspondem à realidade. Um exemplo positivo é a "Breve resenha da literatura da Guiné-Bissau", noticioso artigo de Filomena Embaló, com um balanço resumido mas abrangente, desde a literatura colonial até obras publicadas no ano 2000. Alguns desses sites estão alistados nas Referências, sendo o mais importante, na minha opinião, o organizado por Fernando Casimiro, pela atualidade das notícias, pela variedade dos assuntos tratados e pela seriedade de seu organizador. Fernando Casimiro criou na rede eletrônica o projeto CONTRIBUTO em 2003, como se pode ler na apresentação. As secções são, entre outras, as seguintes: um tipo de editorial com comentários sobre a atualidade, sobre a vida e os discursos de Amilcar Cabral (a partir do acervo da Fundação Mário Soares, de Lisboa); um espaço literário; um espaço com "sínteses históricas"; uma secção aberta a outros colaboradores. Como ele mesmo esclarece na apresentação desse projeto, sua intenção foi escrever

(...) artigos sobre a Guiné-Bissau, tentando assim, passar mensagens de sensibilização pela causa guineense, não só para os guineenses, mas também para o Mundo. CONTRIBUTO é um projecto de orientação pessoal, de carácter reflexivo, não necessariamente noticioso, ainda que informativo, apartidário e sem fins lucrativos. É um projecto que visa incutir e desenvolver o espírito de reflexão e debate de ideias na Guiné-Bissau e nos guineenses. (http://didinho.no.sapo.pt).

Moema Parente Augel - "O desafio do Escombro". Pág. 104

o desafio do escombro

RESENHAS - O DESAFIO DO ESCOMBRO

 

SOL NA IARDI - PERSPECTIVAS OTIMISTAS PARA A LITERATURA GUINEENSE

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org