A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

16.07.2008

OBRIGADO “JUVENTUDE 71”

Em 2002 ou 2003, tive a oportunidade de realizar um dos meus sonhos de 20 anos: assistir a uma “Reunion Concert” de Paul Simon e Art Garfunkel no MGM aqui em Las Vegas:’ ladies and gentlemen: Simon and Garfunkel: e lá vieram “Mrs Robinson”, ”Homeward Bound”, “America”, ”Cecilia”, ”American Tune’, ”The Boxer”, “The Sound of Silence”; foi uma noite de magia.

Estranhamente, depois de sair do concerto, no meu caminho para o Cesar’s Palace, as únicas melodias e versos que rodopiavam na minha cabeça, eram: N´tene sodade di nô terra! E Guiné ki na tchomano! Ora ki nô tchiga la! Baca na matado; fidju matchu na riba...” Realmente, nunca esquecemos a nossa terra”!

Apesar de só ter conhecido pessoalmente o César Augusto Lopes e o Marta, penso que o grupo “Juventude 71” representou para mim tudo o que admirava na vida e que tentei imitar mais tarde: a combinação da ambição académica com outras actividades (no meu caso o desporto, e no caso deles a música)

Por isso pedi ao Dr. Francisco Gaspar franciscogsantos@gmail.com (Chico Fos) e ao Carlos Silva (Carlitos), com a colaboração do Abel Pontes para compilarem as páginas que se seguem, como forma de homenagear a este grupo que muito contribuiu para a renascença da música guineense, ajudando no lançamento de muitos outros músicos e grupos de sucesso.

Ainda não é muito tarde para fazerem uma “Reunion Concert”, como o meu amigo João Vivaldo sempre dizia ao César na cantina velha da cidade universitária; eu ia pagar para os ver (infelizmente o Maney e o César não estarão presentes).

Obrigado Carlitos, Abel e Chico por esta vossa contribuição que nos elucida sobre factos que desconhecíamos.

 Obrigado pelas memórias fotográficas.

Djoca!

 

 

Foto1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org