O DIÁLOGO, A CHAVE MESTRA!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

27.04.2007

Se ontem, Amilcar Cabral conquistou amigos por todo o Mundo, o que ajudou decisivamente no suporte logístico e diplomático da luta de libertação nacional, hoje, também nós, guineenses e cabo-verdianos seus herdeiros, devemos fazer tudo para conquistarmos cada vez mais amigos para a defesa de causas referentes aos nossos países.

É por isso que os meus textos são sempre dirigidos aos guineenses e aos amigos da Guiné-Bissau!

Esta semana foi difícil para mim e também para a Sra. Dª Bruna Polimeni   autora de algumas fotos de Amilcar Cabral, que se encontram reproduzidas e referenciadas no site www.didinho.org.

Hoje, quero dizer a todos quantos têm acompanhado a polémica instalada com a questão das referidas fotografias, que a razão principal da polémica residiu num mal entendido, devido a falhas de comunicação.

Uma das falhas de comunicação, que se atribui, quer à Sra. Dª Bruna Polimeni, quer a mim, é o facto de não nos conhecermos e, por assim dizer, desconhecermos o papel de cada um de nós nas nossas distintas, pela geração, mas comuns, participações na divulgação e sensibilização de causas que se prendem com a Guiné-Bissau.

De facto, a Sra. Dª Bruna Polimeni e o marido são amigos de longa data quer da Guiné-Bissau, quer de Cabo-Verde e sempre mereceram respeito, consideração e confiança quer de Amilcar Cabral, quer dos militantes do PAIGC.

Houve polémica sim, mas felizmente, está ultrapassada!

Quero dizer-vos que o diálogo é a chave mestra, a que abre todas as portas, por mais fechaduras que tenham!

Foi graças ao diálogo, à intervenção e empenho pessoal directo de alguns conterrâneos nossos que hoje fiquei a conhecer melhor a Sra. Dª Bruna Polimeni.

Foi graças a esses conterrâneos nossos que hoje, também a Sra. Dª Bruna Polimeni ficou a conhecer-me melhor, bem como o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

Pela Guiné-Bissau e por Amilcar Cabral, estamos juntos nesta caminhada, por isso, decidi retirar do site, a publicação anterior intitulada: "AMILCAR CABRAL NÃO É NEGÓCIO, MAS SIM, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE!"

Tomei esta decisão depois de constatar que realmente em condições normais, de conhecimento de causa, nunca haveria espaço para esta polémica.

Quero aproveitar para agradecer a todos quantos se solidarizaram com este caso e convidar os camaradas que enviaram mensagens de protesto à Sra. Dª Bruna Polimeni, a enviarem-lhe de novo mensagens, com flores, pedindo-lhe que, apesar dos condicionalismos da idade, continue a seguir de perto, a Guiné-Bissau e nos apoie com as memórias da sua experiência vivida durante a nossa luta de libertação nacional.

Quero destacar e agradecer a iniciativa, a coragem e o espírito de diálogo de pessoas que se envolveram pessoal e directamente na resolução deste caso, concretamente o Dr. Filomeno Lopes, o Dr. Intunda Na Montche, o jornalista e escritor António Soares Lopes "Tony Tcheka", o Sr. Serafim Garcia de Carvalho e o Dr. Inácio Semedo Jr.

Estou certo de que Cabral, onde quer que a sua alma se encontre, ficará satisfeito com o desfecho positivo desta polémica!

Vamos continuar a trabalhar!

www.didinho.org