O DESPERTAR DE UMA NOVA GERAÇÃO

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

07.04.2007

 

Através do blog NA MITI PÉ NA BULA vi, pela primeira vez a apresentação de um vídeo sobre a Guiné-Bissau lançado no YouTube e cujo conteúdo reúne alguns materiais da minha autoria, tais como reflexões, poesia, bem como fotografias publicadas no www.didinho.org

A princípio pensei que o referido vídeo fosse da autoria do NA MITI PÉ NA BULA.

Fiquei encantado e emocionado com a criatividade que o vídeo despertou em mim, não só por constatar que o meu trabalho vai fazendo eco, mas, acima de tudo por achar que o referido vídeo não deixa indiferente nenhum guineense, bem como os amigos da Guiné-Bissau.

Decidi colocar o link do vídeo no www.didinho.org de forma a partilhá-lo com os visitantes do site.

Dias depois, fui contactado por uma Instituição que tem vindo a reunir apoios para a vinda para Portugal, de uma criança guineense doente, com problemas cardíacos, que iria realizar um espectáculo de angariação de fundos e que me solicitou a cedência do vídeo que estava referenciado no site.

Respondi que o vídeo não era da minha autoria e indiquei o blog NA MITI PÉ NA BULA, contactando a sua administração.

Da parte do NA MITI PÉ NA BULA veio a resposta de que não eram eles os autores do vídeo, sendo que o localizaram no YouTube.

Decidi então saber quem era o autor do magnífico trabalho, pese embora não me ter sido pedida nenhuma autorização para a utilização dos meus trabalhos. Claro que o vídeo não se destina a projectos comerciais e, da minha parte nunca recusaria a utilização de trabalhos meus, para mais, tratando-se de um trabalho de divulgação da Guiné-Bissau.

Depois de uma pequena ronda pelo YouTube lá consegui saber as coordenadas do autor do vídeo, ou melhor dizendo, da autora do vídeo e que, para meu espanto, é uma jovem adolescente guineense, de nome Anilta Indami.

A Anilta fez um magnífico trabalho de montagem e conseguiu reunir nesse trabalho elementos importantes que mostram o despertar de uma nova geração decidida a contribuir para a afirmação da Guiné-Bissau no Mundo!

Tenho falado com a Anilta e vejo nela um exemplo do que deve ser a sensibilidade para com a Guiné-Bissau.

Espero que a nova geração suporte as falhas do efeito da indiferença que tem marcado o percurso da Guiné-Bissau.

Espero que o gesto da Anilta se expanda por todos os cantos do Mundo onde haja guineenses e seus descendentes.

Estou convicto que a Guiné-Bissau que queremos construir tem na nova geração a garantia do testemunho da prova de estafeta que é a estrada do desenvolvimento!

Devemos incentivar os nossos jovens, fazer-lhes ver que são eles o Futuro!

Parabéns Anilta!

Anilta Indami

Anilta Indami

Saí da Guiné-Bissau quando tinha 6 anos de idade, desde que estou cá nunca mais voltei para lá, mas espero voltar assim que terminar o curso que penso seguir.

O vídeo foi realizado como elemento de avaliação na disciplina de TIC…

Fiz o vídeo sobre a Guiné-Bissau porque acho que as pessoas não dão o devido valor a este país. E com este trabalho pude mostrar a muitos que a Guiné-Bissau não é só mais um país pobre do continente africano.

Quis mostrar que apesar de toda a pobreza ainda existem pessoas ligadas a este país, pessoas orgulhosas por serem filhos da Guiné “fidjos di Guiné.”

Nome: Anilta Fernando Indami (Ivania)

Data de nascimento: 22/03/1990

Residência: Rio de Mouro, Serra das Minas - Portugal

Escola: Secundária de Mem Martins, 10º ano, curso de Ciências e Tecnologias.

 

www.didinho.org