O AMOR PELA GUINÉ-BISSAU, AINDA QUE NÃO SE TENHA NASCIDO LÁ

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

08.07.2007

 

Tenho recebido elogios, incentivos, sugestões e algumas críticas, mas também insultos e ameaças sobre este trabalho.

Não se pode agradar a todos, evidentemente, mas há uma relação inequívoca entre 2 pólos de referência/interesse, que convém destacar:

O pólo positivo, que engloba os elogios, as críticas construtivas (e até discordâncias de opinião), as sugestões e incentivos, ou seja; o bem querer para a Guiné-Bissau e os guineenses, numa perspectiva de, todos juntos, trabalharmos em busca de respostas e soluções para o país, sem descuidarmos a vertente de sensibilização e formação das nossas populações, principalmente os nossos jovens, o futuro da nossa terra.

O pólo negativo, que engloba os insultos, as calúnias e ameaças, ou seja; os que querendo defender o indefensável, caiem no ridículo de quererem hipnotizar todo um povo conhecedor (pelo menos) da História recente da Guiné-Bissau, seus intervenientes e seus desempenhos.

Diria que o pólo negativo representa a defesa de interesses pessoais, das elites das várias ramificações do Poder na Guiné-Bissau, agindo consciente e manifestamente contra o interesse comum simbolizado pelo país e o povo guineense, na sua totalidade.

Amilcar Cabral dizia que a luta une, mas também divide. Não é preciso reflectirmos muito para concordarmos com este ponto de vista. Hoje vemos que, enquanto uns lutam pela afirmação da Guiné-Bissau no Mundo, outros há, que lutam pelas suas afirmações pessoais, prejudicando a imagem do país bem como criando cada vez mais dificuldades, situações de  pobreza e miséria às nossas populações. Se isso é estar na mesma luta, então devemos fazer a filtragem, a separação entre os que querem e lutam pelo bem do país e aqueles que servindo-se das suas posições nas estruturas do Estado prejudicam o país servindo os seus interesses pessoais. 

Quando se fala da Guiné-Bissau, da luta pela sua afirmação no mundo, do bem estar dos seus cidadãos que lá vivem ou dos que se encontram na diáspora, devemos reconhecer e associar estas acções não só a guineenses, mas também aos AMIGOS DA GUINÉ-BISSAU!

Com efeito, cidadãos oriundos de várias partes do mundo, principalmente aqueles que um dia pisaram solo guineense, têm dado o melhor que podem para verem a Guiné-Bissau no bom caminho.

Nestas minhas andanças pelo Projecto CONTRIBUTO, são várias as manifestações recebidas nesse sentido. Não querendo, por razões óbvias, referenciar nomes de pessoas, quero aproveitar para agradecer os apoios na divulgação da Guiné-Bissau no mundo bem como na sensibilização do seu povo.

Os agradecimentos são extensivos aos órgãos de Comunicação Social que têm feito eco sobre o Bom e o Mau que têm marcado a Guiné-Bissau.

Pessoas que não nascendo na Guiné-Bissau, sentem e têm a Guiné-Bissau como a sua própria terra, porque amam-na!

Outros há, que mesmo nunca tendo estado na Guiné-Bissau, mas fruto de relações com guineenses a viverem nos seus países, passaram a interessar-se e a apoiar, à sua maneira, causas relacionadas com a Guiné-Bissau.

Creio que a Guiné-Bissau nunca cairá no abandono/isolamento, como por vezes se ouve dizer, sobretudo por ter um suporte considerável de AMIGOS oriundos de vários países do mundo e que estarão dispostos a fazer-se ouvir junto das mais altas instâncias dos seus países e não só, para que os apoios, a solidariedade e a soberania da Guiné-Bissau continuem a ser realidades em presença.

Das várias amizades que fiz neste percurso de dar a cara pela Guiné-Bissau, quero destacar o relacionamento com um grupo de cidadãos italianos, gente ligada à religião, ao bem servir e que conhece, vive e sente a Guiné-Bissau tal como se fossem guineenses de nascimento.

Este grupo de amigos italianos criou há dez meses um blog http://namitipenabula.blogspot.com

Um blog que faz a divulgação da Guiné-Bissau em Itália, países lusófonos e o mundo em geral, sendo que, interligando também a língua portuguesa e a língua italiana através da tradução dos textos em português para o italiano e vice-versa.

Até aqui tem sido um relacionamento frutuoso, no entanto, há um forte condicionalismo, que poderá limitar este nobre trabalho a favor da Guiné-Bissau e dos guineenses.

O coordenador desta equipa de italianos, irá desempenhar uma missão de bem servir na Roménia, o que fará com que nos primeiros tempos da sua missão não consiga estar disponível para dar a sua colaboração ao blog, ele que é o dinamizador e também o tradutor dos textos e notícias publicados em português e outras línguas, para o italiano.

Reconhecendo a utilidade do blog NA MITI PÉ NA BULA, tudo farei para que continue activo no interesse da Guiné-Bissau e dos guineenses.

Aos AMIGOS DA GUINÉ-BISSAU e à equipa do NA MITI PÉ NA BULA em particular, o meu muito obrigado por tudo o que têm feito para ajudar a Guiné-Bissau.

Vamos continuar a trabalhar!

sabato, luglio 07, 2007

 
UN SALUTO...UN AUGURIO...
UN ARRIVEDERCI.
Poche parole per esprimere un grazie a Eddy, Dory, Fufu e Dome per questa fantastica avvantura durata 10 mesi, che si chiama NAMITIPENABULA!...un blog nato da una fantastica esperienza vissuta insieme a voi, insieme ai nostri compagni di viaggio...una esperienza nata da una passione grande per una terra ed un popolo, quello della Guinea Bissau...una esperienza vissuta con la voglia di dar voce a questa splendida gente, con la speranza sempre viva di un futuro di PACE, LIBERTA', GIUSTIZIA! Una esperienza che NON può e NON deve essere interrotta...perchè NAMITIPENABULA è un piccolo sogno, faticosamente divenuto realtà, che unisce persone ed enti in Italia, Portogallo, Guinea Bissau.
L'Augurio è quello di NON mollare...ma di trovare nuove modalità per mantener vivo questo spazio di idee e riflessioni, che merita di "esistere" ancora a lungo, in un panorama di spazi che idde ne danno poche e di valori ancor meno.
Ci siamo esposti tanto...quanto scritto ha attirato a sè plausi e critiche...a volte anche insulti!...siamo sulla buona strada...il nostro mitico collaboratore Fernando Casimiro lo ha insegnato a tutti noi! Allora, continuiamo ad avere il coraggio delle idee e dei valori grandi...senza paura...
Dal profondo del cuore vi auguro di continuare ad essere "CALDI" e a non diventare "TIEPIDI".
Seppur lontani fisicamente...CONTINUIAMO A LAVORARE!!!!


VIVA la GUINEA BISSAU!!!!!


posted by coordinatore at 7:44 AM 0 comments  

SAUDAÇOES…PARABÉNS…ATÉ BREVE

Poucas palavras para dizer obrigado a toda a equipa , por esta aventura vivida ao longo de 10 meses, chamada NAMITIPENABULA!... Um blog que nasceu a partir de uma fantástica experiência vivida em comjunto convosco e com os nossos  companhos de viagem…uma experiência que nasceu a partir de uma imensa paixão para com uma terra e um povo, aquilo da Guiné-Bissau…Uma experiencia vivida com a vontade de dar voz a esta magnífica gente, com a esperança sempre viva de um futuro de  PAZ, LIBERDADE,  JUSTIÇA!  Uma experiência que não pode, nem tem que ser interrompida…porque NAMITIPENABULA è um pequeno sonho, que com esforço se tornou  realidade, um sonho que une pessoas e associaçoes italianas, Portuguesas, Bissau guineenses.

Não abandonem o NAMITIPENABULA…mas encontrem outras modalidades, para manter vivo este espaço de troca de ideias e reflexão, que merece  continuar a existir, para promover os mais bonitos ideais humanos e divinos para o bem da Guiné-Bissau e de todo o mundo.

Trabalhamos muitos até agora…aquilo que escrevemos  mereceu-nos aplausos, críticas e…de vez em quando insultos !....Significa que estamos a percorrer uma estrada certa…que o nosso mítico colaborador Fernando Casimiro nos ensinou!

Então…continuemos a ter a coragem das ideias e dos grandes valores…sem medo!

Do fundo do Coração desejo que continuem a ser apaixonados da Guiné- Bissau...sem correr o risco de ficar mornas...

Mesmo fisicamente lonje…CONTINUAMOS A TRABALHAR

VIVA A GUINÉ-BISSAU

 

www.didinho.org