A Guiné-Bissau, a nossa Guiné-Bissau foi hipotecada pelos donos do poder.

Não podemos permitir isso. É preciso que os guineenses ponham de lado a indiferença e façam uso dos seus direitos e deveres de cidadão. É necessário que os guineenses se unam para libertar a Guiné-Bissau antes que seja tarde demais!

Que o nosso povo se levante. Que o nosso povo se organize. Que o nosso povo saia à rua sempre que for necessário! Se o povo reclama por Justiça, deve haver Justiça...! É preciso que o povo volte a ser o dono da terra!

Fernando Casimiro (Didinho)

www.didinho.org

04.04.2007

NOTA DE IMPRENSA

 

Chefe do UNODC saúda apreensão de cocaína na Guiné-Bissau e apela a apoio à polícia

Viena, 4 Abril 2007 – O Director-Executivo do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime Organizado (UNODC), Antonio Maria Costa, felicitou a polícia da Guiné-Bissau pela apreensão, na quarta-feira, de uma quantidade importante de cocaína e apelou ao Governo a assegurar que a droga seja realmente destruída.

Um carregamento de cerca de 635 quilos de cocaína, avaliados em aproximadamente 54 milhões de dólares no mercado oeste-europeu, foi apreendido pela Polícia Judiciária na terça-feira, perto da capital Bissau.

No entanto, uma vez que a polícia não tinha meios humanos nem veículos para perseguí-los, os traficantes conseguiram escapar-se com o resto da droga, que poderá atingir perto de 2,5 toneladas e que tinha sido desembarcado num campo de aterragem militar.

“Saúdo a Polícia Judiciária, pela sua bravura e também falta de meios, por ter conseguido semelhante apreensão, disse Costa. “É pena que o resto do carregamento não tenha sido interceptado, o que não surpreende uma vez que a polícia está muito mal-equipada e nem sempre tem combustível em quantidade suficiente para os seus veículos”.

O Director-Executivo do UNODC apela às autoridades da Guiné-Bissau a assegurarem-se que a droga apreendida seja realmente destruída e presenciada, e não “desapareça” como aconteceu no passado. O chefe do UNODC precisou ainda que existem provas de que oficiais guineenses e membros das Forças Armadas estão envolvidos no tráfico ilícito e que o trabalho da polícia no combate a este problema tem sido ameaçado.

“Esta é uma das piores formas de corrupção e deve ser vigorosamente combatida”, acrescentou Costa. “Todos os governos têm a obrigação legal de combater o tráfico de droga e tomar uma posição contra a corrupção nos seus territórios”.

“Apelo aos parceiros internacionais da Guiné-Bissau a apoiarem a polícia deste país no combate à droga e disponibilizar-lhe equipamentos básicos como veículos, combustível e sistemas de rádio eficazes. Se este apoio não for facultado, receio que oficiais de polícia honestos fiquem desanimados. Não se deve permitir que este país se transforme num narco-estado”.

O chefe do UNODC saudou o UNOGBIS pelos seus esforços no combate ao tráfico de droga e corrupção e solicitou a sua assistência para se assegurar que a droga apreendida seja destruída.

 

Richard MURPHY

Porta-voz do UNODC

Tel. 43 1 26060 5761

Richard.murphy@unodc.org