Um'hulidura dy lagartu, nunka n'borka kanua !


(nem tudo que receamos é uma ameaça)
 

 

Filomeno Pina *

filompina@hotmail.com

20.06.2011

Olá guineense, um abraço!

Não há que ter medo das reformas conjunturais, é com todos e para todos nós, guineenses.

A única forma de contrariar possíveis reacções pós-traumáticas no confronto da imagem do passado (ainda presente em alguns) com a do presente, é a reacção política que se tem vindo a constatar no terreno.

A representação simbólica da nossa Guiné-Bissau na presente conjuntura, antes de mais deve servir para reforçar, estimular, trazer maior motivação e energia criativa para a sua reconstrução, não só ao nível da engenharia civil e arquitectura, como também, projectar o seu desenvolvimento sócio-cultural, económico e, modernização das instituições, rumo ao progresso e investimento científico e tecnológico sustentado.

Não há lugar para desânimo ou saudosismo negativo, como aparentemente sugerem algumas "leituras" com estados de espírito manifestamente desmotivados ou em desesperança...

Estamos perante a oportunidade única para fazer o melhor e, agradecer tudo de bom que se fez até hoje para o bem da nossa Guiné-Bissau, avançar sem sentimentos de culpa, com sabedoria, experiência e espírito inovador, fazer bem feito, a perdurar no tempo e nas mentalidades do povo que não perdeu a esperança num futuro melhor para breve.

"Quem te viu e quem te vê"... Bem, quem nunca "viu" há-de ver o melhor. Quem "viu" no passado colonial, hoje vive esperançado de ver a reconstrução jovial e mais bonita da nossa Guiné-Bissau, que pode até estar doente, mas, não se trata de uma doença crónica, havemos de chegar a bom porto e para lá caminhamos. Já se ouve falar de política de habitação, construção e reconstrução de vias de comunicação, políticas de desenvolvimento sustentado, por isso, estamos no bom caminho, penso, só.

Nada é eterno, tudo se transforma ( seres humanos, animais e objectos/mundo físico) e só há uma única "coisa" que não, a esperança!

Quando existe é refrescante, minimiza ou faz até desaparecer "dores de cabeça" ou frustrações...

O ter esperança já é renovação no plano mental, acrescentou-se-nos uma nova pele mental e espírito criador por isso, estamos perante a oportunidade de não "repetir" arquitecturas e não só, mas de fazer o melhor e mais adaptado as realidades sociais, económicas e culturais do país, jovem em crescimento sustentado e prometedor...

Desta vez por uma Guiné-Bissau melhor, a ombrear com países organizados e fortes tão somente. Meus irmãos, ainda temos a vantagem da memória do passado-presente, mais uma razão para a melhor escolha não ser preterida por fleuma, historieta e apelidos. Apenas escolher o caminho ou os caminhos que nos levam a "bom-porto". Volto a sublinhar, aproveitar o melhor que se fez até aqui e, agradecer, no tempo e no espaço que tudo foi feito até hoje, todo o contributo é, e foi bem-vindo, cada um fez o seu melhor pelo nosso país, uns mais do que outros, sim mas, o que importa é o que está feito e sirva os interesses do POVO.

Nós, havemos de o conservar e fazer crescer ainda mais, o que é de todos nós.

Vamos agradecer e avançar para novas etapas do desenvolvimento do nosso país...

Peço desculpas se feri susceptibilidades.

Um abraço guineense e amigo.

...que a natureza nos proteja se DEUS quiser...Filomeno Pina, (1991).

* Psicólogo clínico

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL