MR. BARACK OBAMA, OF COURSE WE CAN ... IF WE WANT, BUT ALL OF US  MUST REALIZE THAT A CHANGE CAN ONLY COME WHEN WE STAND TOGETHER AS ONE!

 

There comes a time
When we head a certain call
When the world must come together as one
There are people dying
And it's time to lend a hand to life
The greatest gift of all

We can't go on
Pretneding day by day
That someone, somewhere will soon make a change
We are all a part of
God's great big family
And the truth, you know love is all we need

[Chorus]
We are the world
We are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me

Send them your heart
So they'll know that someone cares
And their lives will be stronger and free
As God has shown us by turning stone to bread
So we all must lend a helping hand

[Chorus]
We are the world
We are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me

When you're down and out
There seems no hope at all
But if you just believe
There's no way we can fall
Well, well, well, well, let us realize
That a change will only come
When we stand together as one

[Chorus]
We are the world
We are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

03.01.2009

Entramos em 2009 com mazelas de 2008, tal como tem sido repetitivo ao longo de séculos pelo simbolismo que a mudança de calendário por este nosso mundo proporciona.

Habituamo-nos a ter esperança porque dizemos que temos Fé, que somos crentes e seguidores de princípios e orientações religiosas.

Habituamo-nos a ir aos locais de culto para orar e agradecer as graças concedidas por Deus, porque acreditamos NELE, seja qual for a religião.

Habituamo-nos a chamar o nome de Deus sempre que precisamos de algo, porque a exemplo de um filho que em momentos de aflição ou de qualquer necessidade chama pela mãe, assim clamamos o nome de Deus, por ser num único género, o Criador, Mãe e Pai da Terra.

Habituamo-nos a tudo isso e a muito mais como regra de conduta de uma espiritualidade que de facto não encarnamos. Seremos realmente filhos de Deus, quando os nossos actos divergem dos princípios e orientações que a religiosidade associa a Deus?

Sim, somos filhos de Deus apesar dos nossos desvios, resumidamente, dos nossos pecados, nos actos infelizes do nosso dia-a-dia neste mundo.

De um Mundo paradisíaco feito para corresponder a todas as nossas necessidades não soubemos, não temos sabido enquadrar o nosso percurso de aprendizagem numa perspectiva de distinção do bem e do mal, por isso, chegamos hoje ao ponto da conflitualidade entre o realismo espiritual e o realismo material nas 2 vertentes da vida: Viver ou sobreviver.

Erradamente optamos pela sobrevivência, pois continuamos pobres de espírito, não sabendo ainda nos dias de hoje, perceber e aceitar que o bem material não somos nós, mas sim algo conseguido por nós, contrariamente ao bem espiritual que é a nossa pureza, a nossa força e existe em cada um de nós próprios, fruto da encarnação natural da espiritualidade.

Optamos pela sobrevivência porque deixamos de saber viver há muito, pois começamos por nos diferenciar uns aos outros criando classes e, por conseguinte, diferenças. Começamos por querer ser mais do que devíamos neste mundo e a materialização dessa pretensão criou o conceito do poder material, que para se tornar realidade teria que se sustentar na exploração de alguém. Julgamos ser esse o melhor conceito de viver a vida, porquanto nos permitir ser donos de pessoas e bens, não fazendo sequer a diferença entre seres humanos como nós e os bens materiais.

Optamos pela sobrevivência porque a ganância, instigadora do poder material cedo se enraizou no fértil chão que é o Planeta Terra e é dessa semente que hoje colhemos os frutos de uma sobrevivência cada vez mais cheia de pecados e que no entanto, vai dando razão para a necessidade de se resgatar do conceito de arrependimento e, consequentemente, do perdão e da reconciliação espiritual dos filhos deste Mundo com o seu Criador.

 

A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Fernando Casimiro (Didinho)

 

Barack Obama

 

Entramos num novo ano com os votos habituais de Saúde, Amor, Paz, Dinheiro etc.

Um 2009 que herda de 2008 o testemunho de uma grave crise financeira mundial que já preocupa os donos das maiores riquezas materiais, pois até há bem pouco tempo dizia-se que o rico estava cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

Hoje já há ricos que se transformaram de um dia para o outro em pobres devido à crise, como também alguns pobres se têm transformado em novos ricos através dos jogos da sorte...

O Mundo, o nosso Mundo está a ser confrontado com a ausência dos valores da vida. Urge trabalharmos todos juntos para que a ganância, como semente daninha involuntariamente plantada em todo o Mundo seja erradicada, plantando em sua substituição a solidariedade aqui e acolá.

O Mundo não precisa de ricos ou pobres. O Mundo, o nosso Mundo, precisa de Igualdade e Solidariedade. É por isso que aproveito esta oportunidade para me dirigir a Barack Obama, figura mundial de 2008, grande esperança mundial para a Paz e o Desenvolvimento.

Aquando das eleições para as presidenciais americanas, de todo o Mundo houve sintonia e comunhão de vontades para que Obama vencesse as referidas presidenciais.

Vontades manifestas que explicam o reconhecimento da América como a maior potência mundial e, por assim dizer, líder do percurso global em que estamos inseridos;

Vontades manifestas que confirmam o repúdio pelo espírito belicista, capitalista e irresponsável com que a América directa ou indirectamente tem transmitido ao Mundo;

Vontades manifestas que explicam uma nova forma de ver uma nova América - comprometida com a Paz, a Solidariedade, o respeito pela vida humana e a preservação do Planeta Terra.

Todos festejaram com a vitória de Barack Obama, demonstrando que o Mundo também votou na Mudança para a América com Obama, o que significa, esperar e desejar que a Mudança da América seja a Mudança para todo o Mundo.

É com Fé e Esperança em Obama que o Mundo espera por medidas de acções positivas na América que, certamente terão impactos positivos em todo o Mundo. A América não deve apenas continuar a pregar  "In God we trust", uma referência ao simbolismo dos ideais da religiosidade, ainda que sem fundamentalismo, mas engajar-se assumida e responsavelmente nos esforços da sensibilização a favor da Paz e Harmonia entre países e povos deste mundo.

A América deve recuperar o espírito da canção "We are the world", pois é preciso salvar o mundo, o nosso Mundo!

E quem melhor do que Barack Obama, hoje idolatrado em todo o Planeta, para relançar o apelo à SOLIDARIEDADE no Mundo?

Quem melhor do que Barack Obama, para apelar à Igualdade, à liberdade, ao respeito pelos direitos e deveres dos cidadãos em todo o Mundo?

Quem melhor do que Barack Obama para incentivar a Boa Governação em todo o Mundo através de exemplos concretos das suas acções como Presidente dos Estados Unidos?

Barack Obama não dirigirá sozinho os Estados Unidos, nem terá tarefa fácil pela frente, mas há que reconhecer que serão biliões de cidadãos do Mundo que moralmente lhe prestarão todo o apoio, todo o reconhecimento para que se sinta sempre confiante nos passos positivos que tiver que dar, não só para o bem da América, mas de todo o Mundo.

Tendo em conta a empatia entre o Mundo e o Obama e visando o cultivo da semente SOLIDARIEDADE por todo o Universo, seria óptimo que Barack Obama, decidisse pela criação de um Fundo Social Mundial "Let's start giving", sob sua dependência directa e destinada à recolha de donativos em dinheiro e géneros para ajudar quem precisa em todo o Mundo.

É claro que Barack Obama só conseguirá confirmar as nossas expectativas e as nossas esperanças se, cada um de nós que vê nele a Mudança possível para o Mundo, fizer a parte que lhe compete em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o Mundo!

Yes, we can, because we are the world!
 

UM 2009 POSITIVO para todos!

 

Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país e o Mundo. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior e o mais sentido! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho neste mundo, sejamos SOLIDÁRIOS! Fernando Casimiro (Didinho)

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org