MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

 

 

 

Por: Júlio Sambú

NÚCLEO JUVENIL AMILCAR CABRAL (NUJAC)

26.11.2008

 

Apesar da esperança renovada que o povo guineense hoje ostenta, sobretudo com a vitoria qualificada do PAIGC, partido de Cabral, nas últimas legislativas de 16 de Novembro, a estabilidade do país continua por garantir. Aliás, continua a existir no seio dos militares, pessoas inúteis, ou então, desprovidas de quaisquer valores que duma maneira desejável possam contribuir para a modernização do sector da defesa, no contexto da tão badalada reforma da defesa e segurança.

Consuma-se doravante que, a reforma de que se fala, deve imperiosamente abranger os militares jovens, incorporados na sua maioria no decorrer e pós-conflito político militar de 1998. Segundo a realidade, foram os principais responsáveis pelas sucessivas instabilidades registadas no país nos últimos anos.

Doutro lado, fazendo um olhar curioso ao sector castrense da Guiné-Bissau a partir de 1998 até à data, estima-se que dos jovens soldados actualmente em serviço, 50% são analfabetos e cerca de 10% têm níveis baixos de escolaridade (não ultrapassam 4ª classe).

Facto que em nada contribuirá para a dita modernização da sociedade castrense guineense.

Apura-se ainda que, as actuais Forças Armadas que a Guiné dispõe padecem de vírus crónicos  da politização e tribalização.

Uma outra constatação sobre esta sociedade é o "jintiundadi" e " ronka matchundadi". Urge então a inversão da tendência.

Numa só palavra, o século 21 já não coabita com o modelo e comportamento dos militares que a nossa Guiné possui.

É preciso efectuar a mudança!

É necessária a verdadeira modernização!

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org