OBRIGADO!

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

16.09.2008

Na sequência da mensagem enviada no dia 13.09.2008 aos membros da Associação da Comunidade da Guiné nos Estados Unidos, recebi uma nota explicativa do Presidente em exercício da referida Associação justificando o uso do logótipo do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO e, também, a decisão de o retirar como logo da Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA.

Agradecemos a nota explicativa, não há razão para mais considerandos, porquanto se ter compreendido os argumentos de sustentação de um logótipo.

Aproveito a oportunidade para agradecer os empenhos de Joaquim Tavares (Djoca), Filomena Embaló, Manuel Mendonça (Nhomba), Mamadu Lamarana Bari, Equipa da Orfeus Creations e Umaro Djau, no apoio à resolução desta situação, bem como a solidariedade de Eugénio Almeida.

Este Projecto,  Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, que fique claro, também deve muito da sua dimensão, aos estímulos e gestos de solidariedade recebidos e, motivados por situações que os justificam.

É sempre positivo saber que 6 pessoas e também a equipa da Orfeus Creations se interessaram pela defesa da razão que assiste ao nosso Projecto.

Obrigado!


RESPOSTA DA ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE DA GUINÉ-BISSAU NOS EUA

 

 

Ao Sr. Didinho e Membros da sua equipa " Orfeuscreations.com"

 

ter 16-09-2008 01:25

 

Vossa Exelencia:

 

Ao respeito da sua preocupacao e descontentamento do uso de Logo Tipo, honestamente nao tenho alguma razao relevante a responder. Tens toda razao do mundo para manifestar, criticar, para desapontar, ou sequer procssar. Mas o senhor pode ou nao acreditar que foi eu a quem o fiz e foi sem nenhuma ma intencao ou maldade, alias a nossa Associacao foi   criada a 10 anos, mas nunca funcionou no seu plenitude devido a razoes de varias ordens.

         No entanto passado Mes de Setembro de 2007 fui nomeado novo Presidente da Associaco , e com objectivo de cumprir os meus deveres, ajudando mais a nossa comunidade e fazer participar todos os membros. Foi nesta optica que   tomei a liberdade de usar o seu Logo Tipo mas era provisoriament ate  quando criamos o nosso. Constitui assim o primeiro Web- Site da Associacao Guineense nos EUA. "Guibissassoc.com"

 

         Sendo assim peco desculpa a ti, aos membros de Orfeuscreation.com , e a todos  seus amigos, e visitantes do seu Web-Site espalhado pelo mundo fora. Podem ficar descansado que retirarei o Logo Tipo do nosso Site mais rapido possivel e espero que todos me compreendam e que nao vamos a lem fronteira por causa disso.

 

 Obrigado 

                                                                   

Abraco a todos

 

 Calo Fernandes

joaoballer@yahoo.com

1- 401-225-9690

 

 


 

UMARO DJAU

Seg. 15-09-2008 13:44

 

Amigos,

 

Espero que tudo esteja. Tomei a liberdade de criar dois logotipos para a ACGB -- fiz duas versoes. Se gostarem, dou-vos a liberdade de utilizarem como queiram. Os formatos sao psd, jpeg e gif.

 

Abracos,

 

Umaro Djau
Afrowave Radio
http://www.afrowave.com
http://www.gumbe.com
mobile: +1-404-723-7225
fax: +1-678-479-7871
msn: afrowave@hotmail.com

 

 

 

 


 

Seg. 15-09-2008 12:14

 

Tens toda a razao Didinho. Eu vou falar com o pessoal da associacao. Eu podia ate conceber e criar um logotipo para eles. Fique descansado. Tratarei do assunto.
 
Abracos.
 
Umaro

 


 

 

 

Da parte da equipa de Orfeuscreations.com

 

Caros compatriotas,

 

Parabéns pela vossa bela iniciativa de fundar uma Associação de bissau-guineences nos USA.  Nós aqui no Québec (Canada) com alguma dúzia de "gatos pingados"... até ficaríamos orgulhosos se também pudéssemos fazer parte da vossa associação mas isso, num sentido de fusão, de cumplicidade criativa, de unidade compartilhada na solidariedade da emigração forçada, fragmentada, tristemente vivida nos soluços amargos duma terra que nos viu nascer e partir possivelmente para sempre.... E isso, sem mesmo sabermos porquê!

 

Camaradas, sendo nós mesmos desde algum tempo membros do projecto Guiné-Bissau - CONTRIBUTO fundado pelo nosso compatriota Didinho por quem temos o maior respeito, pois ele meteu ao mundo sem ajuda de ninguém, um MUSEU CIBERNÉTICO sobre as nossas raízes históricas, culturais, assim que as aspirações criativas e positivas para uma Guiné melhor!

 

Temos o maior respeito pelo trabalho do Didinho assim que pela vossa nobre iniciativa, porque temos estima do que fazemos e estimamos o que os outros também podem fazer!

 

Nesse sentido, e respeitando o trabalho do Didinho, assim que o trabalho dos membros do "nosso" projecto CONTRIBUTO e inclusive o vosso, pedimos que retirem o logo do Didinho, e que de parceria e diálogo com ele, possam chegar a algo de abrangente à satisfaço de nós todos!  Pois estamos também com vocês,  mas unidos no respeito mútuo de todos.  E isso amigos... Podem crer que no mundo de hoje,  é uma lição de humildade,  de sabedoria e de amor compartilhado com todos os nossos compatriotas!

 

Longa vida à vossa/nossa Associação e parabéns ainda pela iniciativa!

 

Ricardo C. Fernandes

Director de projectos de Orfeus Creations

orfeus@rogers.com

 

Seg. 15-09-2008 00:31


 

MAMADU LAMARANA BARI

 

ACERCA DO USO DA LOGOMARCA GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO

 

Caros Compatriotas

Mantenhas para todos

 

Felicito-vos por esta iniciativa de levar para o mundo afora onde quer que encontrem guineenses, a marca de uma Guiné Unida através da criação de uma Sociedade Civil com o nome de Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA.

Realmente precisamos mostrar a nossa existência na Diáspora já que esse atributo não nos é possibilitado na nossa terra da Guiné. Coragem e continuem divulgando a nossa cultura e a nossa gente nos EUA pelo mundo afora. A esperança de um amanhã próspero na Guiné pode estar na nossa coragem de sobreviver à duras penas fora do país, vencer e levar para lá a nossa experiência de lidar com diferentes no mesmo espaço. Somos desde já vencedores, mas quero pedir a União de todos. Nesse sentido, gostaria que ponderassem pelas observações legítimas do Didinho sobre o uso de Logomarca para a vossa recém criada Associação, ainda que a boa intenção de fazê-lo não seja de plagiar a autoria do reivindicante. Realmente não se trata da questão, como dizem na língua portuguesa, "... qualquer semelhança é apenas uma mera coincidência". A logomarca é, como dizem na nossa terra, "exata qual", ou seja, igualzinha. Por isso, eu vos exorto para o bom senso de conversarem com o Didinho. Ele é realmente um lutador pelo reconhecimento da Guiné e valorização de todos os seus filhos sem distinção da cor, da raça, do credo ou da convicção filosófica, no mundo afora. Todos nós o apoiamos. Cada um a sua maneira, seja mandando artigos ou ensaios sobre a problemática da Guiné, sugerindo idéias acerca da melhoria do País, seja comentando sobre assuntos opinados no site Guiné-Bissau Contributo. Tenho acompanhado diuturnamente as contribuições vindas de todos os cantos do nosso Planeta, inclusive dos EUA. Se essa logomarca é uma forma de reconhecimento e apoio incondicional a esta Luta por ele empreendido, ótimo, mas que seja ele comunicado e solicitado a autorização de uso. O problema não está no uso do nome Guiné-Bissau, nem o do Contributo, mas sim no conjunto que forma a logomarca que, por sua vez, identifica a autoria legítima. Gostaria que a Diretoria, bem como os associados desta colenda Associação entendessem as minhas observações. Sou mais no intuito de mediar, sem a vossa procuração e nem do Didinho, mas como compatriota que comunga os mesmos interesses pelas causas sócio-políticas e desenvolvimentistas da nossa querida Guiné, solicito o repensar sobre este assunto. Acho que em se conversando tudo acabará solucionado a contento. Como sublinha o nosso Criol sabiamente. "Conbersa sabe ku ta rianta santcho na pó". Obviamente que nenhum de nós é “santcho”, mas como gente que nós somos, apenas uma boa conversa e boa diplomacia encaminharão as coisas para o rumo certo e de uma forma justa.

 

Pá Nhor Deus obinu e dá pa nós intindimentu pa qui nô mons esta sempre djuntado e nunca distanciado. Amém.

 

Obrigado desde já pela atenção dispensada.

 

Atenciosamente,

Mamadu Lamarana Bari

14.09.2008

 


 

 

MENSAGEM ENVIADA À ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE DA GUINÉ-BISSAU NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA  http://www.guibissassoc.com/

 

 

 

 

 

Caros compatriotas da Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA,

 

 

Tendo tomado conhecimento, esta semana, da existência da vossa Associação http://www.guibissassoc.com/, por intermédio de uma nota de divulgação enviada pelo nosso conterrâneo e jornalista, Umaro Djau, quero desde já, felicitar-vos pela iniciativa de se terem organizado institucionalmente, criando a Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA.

 

Por outro lado e, motivo desta minha mensagem a quem de direito na vossa Associação, quero manifestar o meu descontentamento pela usurpação do logótipo do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, que igualmente é o logótipo da vossa Associação, ainda que, apresentando alterações a nível da cor amarela da bandeira nacional, das letras, bem como do mapa da Guiné-Bissau estampado na bandeira.

 

Estou descontente, por não me ter sido pedida nenhuma autorização para a utilização do referido logótipo, por mim concebido e, nem sequer uma referência à origem do mesmo.

 

Compreendo a possibilidade de, talvez se identificarem com o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO e, como tal, tenham optado por basear-se no mesmo logótipo para simbolizarem a vossa Associação, mas isso, só poderia ser visto nessa base, havendo consideração. O que pressupunha, desde a ideia da adopção do referido logótipo, de uma comunicação nesse sentido, até porque, têm toda a abertura, todos os canais para me contactarem.

 

Um logótipo não pode ser utilizado por mais que uma entidade e neste momento, está o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, detentor original/oficial do logótipo em questão, bem como a vossa Associação a utilizar o mesmo símbolo, pois no logótipo que caracteriza a vossa Associação está lá a referência Guiné-Bissau CONTRIBUTO, precisamente o nome do Projecto que criei.

 

Penso que deveriam ter-me contactado, manifestando a vossa intenção, caso fosse possível, de usar o mesmo logótipo, mas não o fizeram, o que realmente não é bom sinal, pois nem sequer há uma referência da autoria do símbolo que resolveram usar.

 

No nosso Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO partilhamos textos, músicas e fotografias de diversos autores cujas autorizações não conseguimos obter, na maioria dos casos, por falta de elementos de contacto dos mesmos, no entanto, fazemos sempre referência da autoria de cada produto divulgado.

Quando há elementos de contacto, fazemos sempre pedido no sentido da obtenção de uma autorização para a reprodução no nosso site www.didinho.org do material que queremos divulgar.

 

Dou-vos como exemplo a música de fundo do site www.didinho.org “Faibé Guiné” da orquestra Super Mama Djombo, cuja autorização de reprodução foi pedida e aceite em Maio de 2004.

 

Um logótipo é no entanto diferente, pois só pode ser utilizado por uma única entidade, que por sua vez pode ter sucursais, filiados etc.

 

Posto isto, creio que teremos que resolver esta situação, pois não é legal nem para a vossa Associação, nem para o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

 

Primeiro, terei que saber algo da vossa parte, visto não ter havido contacto neste sentido, para depois emitir nova opinião.

 

Agradeço a atenção e compreensão.

 

Mantenhas a todos

 

Didinho

 

didinho@sapo.pt

 

13.09.2008 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org