MALAM, UM EQUÍVOCO POLÍTICO

Malam Bacai Sanhá

Por: Domingos Pereira

21.03.2007

 

"Sempre fui do Partido e sempre serei do Partido, por isso, acho a minha opinião válida em qualquer contexto da vida politica do "meu" partido (np: PAIGC)"

Rafael Barbosa - In No Pintcha 1983.

Malam Bacai Sanhá, candidato "derrotado" nas ultimas eleições presidenciais anunciou a sua candidatura ao cargo de Presidente do maior partido político da Guiné-Bissau, o PAIGC.

Anunciou, e não fez mais por menos, foi pedir a bênção e também apoio financeiro público ao mais que certo promotor da sua candidatura à liderança do PAIGC, o General Presidente, João Bernardo Vieira.

Com essa tirada, patética, misto "minino di mandado do General" e pedinte, Malam, assume-se como candidato da divisão e do maquiavelismo crónico implantado por Nino Vieira no PAIGC.

Malam apresenta-se como o candidato instrumentalizado de Nino Vieira contra o Camarada Carlos Gomes Júnior actual Presidente desse partido.

Malam após ter sido levado às costas nas eleições presidenciais pelo actual presidente do PAIGC, sem remorsos e de forma oportunista e cínica abre as hostilidades políticas e pessoais contra Carlos Gomes Júnior, no momento quiçá, que este, talvez, mais precisaria da sua solidariedade e camaradagem dentro e fora do Partido.

Esse cenário era mais do que provável conhecendo-se bem Malam Bacai Sanhá. O Nino Vieira conhece-o e, sentindo-se impotente para arredar Gomes Júnior da liderança do PAIGC, recorre ao seu não menos inimigo de segunda linha, Malam Bacai para lhe fazer esse serviço que Aristides & Jagunços não conseguiram fazer.

À saída do "peditório", o nosso Malam que nós queríamos "Presidente", entre outras palavras açucaradas dirigidas ao General, designa-o como... "um combatente da primeira hora"... "um militante da causa da unidade do PAIGC"..., "uma figura incontornável do PAIGC"; uma figura que pode contribuir para unir o Partido".

O empolgado Malam, só não disse o que o seu vocabulário de "bari padja" não tinha lembrado para presentear de elogios o seu novo aliado, o General Nino Vieira (e estamos em crer, que as mazelas do "turçi mon" já passaram e outro romance com "guita grossa" já canta entre os dois.

É bom lembrar que, Malam Bacai, disse de tudo o contrário do que dissera em tempos, razões, essas que, o tinham levado a candidatar-se ao cargo do mais alto magistrado da Guiné-Bissau contra o General da desgraça.

Com esta saída de encomenda, Malam demonstrou que tem memória curta e que é acima de tudo, um político prostituto e sem personalidade. Malam, sabe mais do que ninguém, que o General Presidente, é a pessoa que mais tem contribuído para destruir, ou no mínimo, dividir o PAIGC até às entranhas.

Neste processo, Malam está, e é mais que evidente, ao serviço do General na sua saga para tomar conta e destruir o PAIGC.

Como militante, também de primeira hora que se diga bem, deixo estas perguntas para o Camarada Malam meditar:

Porque só agora se lembra de que o Partido precisa de ser reunificado ?? O que fizera o Camarada Malam antes para tentar unificar o Partido quando este andava pelas ruas da amargura?

Caso o Partido não estivesse coeso e reunificado conseguiria alcançar a retumbante vitoria nas eleições legislativas de 2004?

 Se o Camarada Malam sentia assim, o Partido tão dividido, porque razão aceitou o seu apoio às presidenciais findas?

Nós militantes anónimos e sofredores crónicos do Partido de Cabral, achamos que o Camarada Malam, não chegou a sentir a força da Unidade do PAIGC quando este o levou ao colo sem esforços de maior nas eleições presidenciais que abdicou a favor do General.

O Camarada Malam, deve ter a humildade de reconhecer, que foi levado a reboque nas presidenciais pelo entusiasmo e performance governativa do então Governo do PAIGC e do seu Presidente..., agora por patrocínio do General, seu adversário na liderança do Partido. Mas, nós os militantes atentos, vamos demonstrar ao Camarada Malam que, se equivocou ao pensar que a força mobilizadora que caracterizou a sua campanha nas presidenciais advêm do seu carisma e força dentro do Partido... Puro engano. O Camarada Malam, brevemente, terá oportunidade de se desenganar dessa sua "certeza" no grande conclave do Partido em Gabu.

Estou convicto que, o Camarada Malam, se aprestou a este serviço do General por falta de honestidade política, postura e... creio, também por dinheiro.

Todos sabem que Malam tem um preço. Nino Vieira e Wade compraram o seu silêncio sobre as Presidenciais de 2005 por reles mordomias em Dakar: ao que se ouve dizer por aqui, ... por uma vivenda em Dakar, uns trocados de vez em quando... e algumas facilidades de negócios para o seu filho-delfim.

A mim, Malam nunca me enganou, nem antes (desde os tempos da Escola Piloto) e até hoje... até mesmo, no dia em que com o ar mais melodramático deste mundo, com olhos esbugalhados e com voz de "panta minino" disse aos nossos empolgados militantes à frente da sede do Partido: " nô kana sêta Kila !!... ami ku ganha ileiçon... abos bô sibil i tudu povo di Guiné sibi kila"... ami Malam n'kana sêtal !!!

Mas..., passados 3/4 meses com viagens e estadias pagas de permeio entre Lisboa e Dakar, o "Malam N'Kana Sêta", calou-se de fininho em Dakar a curtir a sua bela vivenda em Dakar, a saborear um bom charruto e os melhores néctares de Bacu... e deixa ao Carlos Gomes a gestão de mais um encargo de ódio do General.

Enfim, só nos é que sabíamos e tínhamos convicção do que o "Malam-Nosso-Presidente" dizia..., mas o pobre do Malam, era afinal, o único nessa praça prenhe de militantes que não sabia que tinha de facto ganho as eleições presidenciais... sabemo-lo hoje, porque não tinha convicção do seu trabalho e nem soube fazer leitura e reconhecer a força espontânea que o empolgou nessa epopeia inesquecível para todos os militantes e simpatizantes do Partido que aderiram ao movimento presidencialista do PAIGC nas eleições de 2005.

Para mim, não é de estranhar, que Malam, tenha virado a casaca e se tenha posto ao serviço do General, apunhalando Cadogo pelas costas. Malam já dera mostra suficiente de que é um covarde e... mais grave ainda, demonstrara aos seus/nossos adversários, que tem um preço. A partir dai, é só uma questão de números..., não importa o trabalho sujo que se tem que fazer.

Porém, sem querer posicionar-me a favor deste ou daquele candidato à liderança do PAIGC, no caso talvez mais perceptível em relação ao Camarada Carlos Gomes Júnior, indiscutivelmente, o adversário a abater pela dupla Malam/Nino, é minha opinião que o actual presidente do Partido deve ir até ao fim com a sua candidatura, para, de vez, acabar com o "mito Malam" dentro do PAIGC e acabar com a sombra agourenta de Malam sobre a sua Presidência no partido.

Enfim, se Malam, quiser ter o Partido para o vender aos caprichos do Nino Vieira, tem que suar as estopinhas para o ter.

Malam, já demonstrou ao Camarada Carlos Gomes Júnior que não precisa dele nesta conjuntura de oportunismos em que está envolvido porquanto já lhe virou ostensivamente as costas associando-se ao General para o remover do Partido.

Enfim, Malam demonstrou ao actual presidente do Partido que não lhe deve merecer a sua confiança e apoio político. Então... só resta arregaçar as mangas e demonstrar ao Malam, mais uma vez, que ele Malam, é um perdedor.

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org