MALAM BACAI SANHÁ 

MALAM BACAI SANHÁ

JUSTIFICAÇÃO DA CANDIDATURA


Combatente de Liberdade da Pátria e membro do PAIGC desde 1962, Malam Bacai Sanha, sempre figurou nas fileiras dirigentes do Partido, tendo sido muito cedo, afecto à ala educadora dos combatentes nas matas do sul do país. Os seus estudos em Ciências Politicas na República Democrática da Alemanha (ex-RDA), não podia constituir um handicap para a sua ascenção na arena política e administrativa nacional desde os primordios da independência até a data presente, ocupando sobretudo, funções que revelaram a sua competência abnegação para o bem e desenvolvimento sócio económico da Guiné-Bissau.

Sem escolher a dôr dos outros para manifestar o seu amor à patria, Malam Bacai Sanha, atento à evolução politica tanto como actor como observador, sempre posicionou-se ao lado do povo, afirmando o seu acordo ou desacordo e apontando soluções viaveis quando era necessario. Mas na verdade, os sucessivos mandatos de Nino Vieira e do Kumba Iala entre 1980 até a data presente, nunca foram motivos de paz e sossego para os guineenses que tanto lutaram para merecer a nacionalidade que hoje nos identifica.

Perseguindo os seus objectivos politicos, Malam Bacai Sanha foi chamado varias vezes pelo povo, à candidatar-se para assunção da magistratura suprema da Nação, ocupando em cada participação, a mais clara posição de Homem querido e portador de esperança dum eleitorado pela causa da paz. Duas derrotas sucessivamente na segunda volta das presidencias, nas eleições de 99/00 e em 2005 face aos candidatos Kumba Iala e Nino Vieira, não significam falta de mérito, mas sim a força do destino numa altura em que se decidiu adiar o futuro dum povo que tanto espera e merece ter dum homem que sempre pautou pela causa nacional, preservando os simbolos da paz, estabilidade, justiça social e unidade entre os guineenses, sem distinção de côr, raça, etnia, religião, classe social e ou poder economico e politico.

O deseparecimento fisico do Malogrado Presidente Nino Vieira nas circunstâncias trágicas que todos viveram recentemente, não representa nem motivo de regojizo e de vangloria para lançar mais uma vez a Candidatura do Malam Bacai Sanha, mas sim é um imperativo dever dum Homem, chamado desde a sua infância a dar todo o seu Ser para a consolidação da Democracia, Paz e Desenvolvimento, tão almejados pelo povo.

Não querendo ver agudizar a crise político institucional, causa primaria da dôr e do sofrimento da população em geral e dos jovens em particular, privados de gozar até do minímo necessário para uma vida humana condigna, à saber o acesso à alimentação, saúde, educação, formação, emprego, segurança, etc., MAMBAS decidiu mais uma vez, responder pelo sim ao apelo do Povo, para não só afirmar o seu leadership, como também reforçar a sua acção de construtor e consolidador da paz na Guiné-Bissau. Estas e mais diversas razões, justificam esta a candidatura por natureza do Malam Bacai Sanha.

 Objectivos

A candaditura do Malam Bacai Sanha tem entre outros objectivos:


Consolidar o poder político e as conquistas da liberdade, independência, democracia e cidadania e soberania nacional, face às ameaças actuais de instauração dum clima de insegurança e instabilidade em curso;
Criar novas bases para o reforço da Unidade Nacional;
Preservar a identidade cultural e a laicidade do país e demais símbolos sagrados da Nação;
Promover uma nova imagem, com vista à reconquista do respeito pela Pátria e atrair investimento para a Guiné-Bissau;
Garantir a paz, estabilidade, justiça social e um desenvolvimento sustentavel para todos os Guineenses;
Contribuir o aumento da competitividade da economia nacional; e Enfim,
Combater o narcotráfico, a corrupção e a vulnerabilidade do Estado, oferecendo aos jovens e às familias, novas oportunidades de sonhar com um futuro risonho.
 

Posté le 15.03.2009 par osamigosdemalambacai

Fonte: http://osamigosdemalambacai.centerblog.net/


 

Nota do Editor:

Por não nos ter sido enviado oficialmente qualquer documentação do candidato Malam Bacai Sanhá, decidimos pela reprodução dos documentos constantes nos espaços de apoio e sensibilização a favor do candidato Malam Bacai Sanhá, o que nos impede, eticamente, de proceder a qualquer correcção ortográfica e gramatical que se justifique.

Lamentamos o facto, cientes de que os leitores saberão compreender a nossa posição.

Muito obrigado.

Didinho

30.05.2009

ESPAÇO PARA OPINIÕES E COMENTÁRIOS SOBRE AS PRESIDENCIAIS DE 28 DE JUNHO DE 2009

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org