MALAM BACAI SANHÁ: DA DEMAGOGIA À MENTIRA, O RESULTADO DA OBSESSÃO PELO PODER!

 

Está na hora de mudar, está na hora de todos falarmos, de todos dizermos o que pensamos, de todos também poderem defender-se, quando acharem que o que se diz deles não corresponde à verdade.

Temos que aceitar as diferenças, temos que saber reconhecer os nossos erros, as nossas falhas, as nossas carências. Temos que pedir desculpa ao nosso povo quando esse mesmo povo, através de várias vozes, mostra-nos a sua indignação pelos nossos actos negativos, por terem directa ou indirectamente prejudicado a Guiné-Bissau e os guineenses.

Para ajudarmos os políticos, temos que lhes dizer a verdade, mesmo que seja a nossa verdade, mas é sempre uma alternativa para que não pensem que, para além deles, mais ninguém pensa.

Por outro lado, eles devem ser humildes, ter respeito pelas opiniões que são produzidas sobre eles, pois só assim poderão melhorar as suas posturas e ir de encontro ao que se pretende deles. Caso contrário, jamais conseguirão libertar-se da tendência demagógica. Didinho

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

30.05.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Nas presidenciais de 2005 assumi claramente ser contra as candidaturas do falecido general João Bernardo "Nino" Vieira e de Kumba Yalá, tendo explicado o porquê.

Nessas eleições, dei o benefício da dúvida a todos os outros candidatos que não os 2 acima referidos.

Face aos resultados que decidiram por uma segunda volta que colocou na corrida Malam Bacai Sanhá e João Bernardo "Nino" Vieira, logicamente, tive que apoiar o candidato Malam Bacai Sanhá, solicitando apoios a favor da sua eleição.

Malam Bacai Sanhá, com forte apoio do PAIGC e dos guineenses que não viam com bons olhos o regresso de Nino Vieira ao poder, acabou por perder as eleições para Nino Vieira, tal como perdera para Kumba Yalá nas presidenciais de 1999/2000.

Fazendo uma retrospectiva do percurso do candidato presidencial que tem sido Malam Bacai Sanhá desde as eleições presidenciais de 1999/2000 às agendadas para 28 de Junho próximo, encontramos um candidato que, de derrota em derrota sempre foi apoiado pelo maior e mais estruturado partido político da Guiné-Bissau, inclusive, com a particularidade de, nas eleições presidenciais de 2005, o PAIGC ser Governo...

Afinal, com tantos apoios, porque é que Malam Bacai Sanhá não conseguiu vencer as 2 eleições presidenciais em que participou?

Quanto a mim, a resposta tem a ver com o facto de o candidato Malam Bacai Sanhá ser um eterno perdedor, um homem sem convicções, mas que armazena uma eterna ambição em ser Presidente da República da Guiné-Bissau, não fazendo, pessoalmente, nada para que isso aconteça, esperando sempre ser "levado em ombros" até à cadeira do poder, por outros...

Tal como na derrota de 1999/2000, após a divulgação dos resultados da segunda volta das presidenciais de 2005 que ditaram a vitória de Nino Vieira, o candidato Malam Bacai Sanhá desligou-se da realidade sócio-política da Guiné-Bissau, tendo, no entanto, dado um pequeno passo reivindicativo ao contestar a vitória de Nino Vieira, chegando a afirmar que tinha sido ele, Malam Bacai Sanhá, o vencedor das presidenciais de 2005 e que, por isso, não aceitaria os resultados apresentados pela Comissão Nacional de Eleições e confirmados pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Malam Bacai Sanhá chegou a exigir a recontagem dos votos, mas o mesmo Malam Bacai Sanhá demonstrou, dias depois, que reivindicava sem estar convicto das razões da contestação aos resultados que ditaram a sua derrota nessas eleições, acabando por desiludir todos quantos o tinham apoiado, ao deixar cair por terra essas reivindicações.

Fugiu do país, diz-se que, para evitar conflitos...passando a viver luxuosa e despreocupadamente em Dacar, alegadamente, suportado pelo Estado Senegalês, por ter desistido da reivindicação contra a vitória de Nino Vieira nas presidenciais de 2005.

Malam Bacai Sanhá tal como na derrota de 1999/2000, voltou a ficar no silêncio em relação aos atropelos que foram sendo cometidos contra o povo guineense. Nunca se manifestou em defesa dos guineenses e da Guiné-Bissau, nem mesmo se solidarizou com o PAIGC quando Nino Vieira demitiu o Governo de Carlos Gomes Jr. 28 adias após a sua tomada de posse como Presidente da República.

Estava ele bem e não queria meter-se em problemas em defesa de um povo e de um Partido que, para ele, não o tinham apoiado o suficiente para ser Presidente da República quer em 1999/2000, quer em 2005.

Malam Bacai Sanhá que adora fazer referências a Amilcar Cabral, assumindo-se como seu seguidor, não podia ter sido mais traidor ao PAIGC que o apoiara nas 2 eleições presidenciais, quando resolveu reaproximar-se de João Bernardo Vieira.

Foi pelos diversos encontros com Nino Vieira que Malam Bacai Sanhá aceitou candidatar-se à Presidência do PAIGC, no sentido de afastar Carlos Gomes Jr. cujas relações com Nino Vieira há muito estavam "azedas".

Malam Bacai Sanhá aceitou fazer o jogo de Nino Vieira, criando mais divisão no seio do PAIGC.

Felizmente, os militantes de base do PAIGC souberam fazer uma leitura acertada e reelegeram Carlos Gomes Jr. como Presidente do partido.

Os fiéis militantes do PAIGC não tinham dúvidas de que Malam Bacai Sanhá jamais fora um dirigente de confiança, pois a ganância facilmente o fazia mudar de opinião e de motivação.

Perdendo as eleições no seio do PAIGC voltou a fugir, para duas semanas após a morte de Nino Vieira surgir como candidato às Presidenciais antecipadas, fosse com ou sem o apoio do PAIGC.

Na verdade, desta vez, Malam Bacai Sanhá conseguiu ser votado nas disputas internas do PAIGC para a escolha do candidato às Presidenciais, já agendadas para 28 de Junho.

Foi no entanto, um PAIGC bastante dividido que acabou por designar Malam Bacai Sanhá como seu candidato. Um PAIGC que demonstrou tolerância e respeito pela democracia a nível interno.

Porém, estou em crer que, nestas eleições, serão muitos os militantes do PAIGC que não votarão a favor do candidato designado pelo partido, simplesmente porque há muito que conhecem e muito bem, o camarada Malam Bacai Sanhá!

Sobre Malam Bacai Sanhá e aproveitando esta análise, quero dizer que fiquei apreensivo sobre dados que me foram fornecidos recentemente acerca das investidas que fez aquando das eleições presidenciais de 2005, em busca de financiamento para a sua campanha. São dados fidedignos que Malam Bacai Sanhá pode refutar, mas que são reais e podem ser provados!

Em 2005, Malam Bacai Sanhá esteve em Portugal para pedir apoio financeiro para a sua campanha, mas os apoios conseguidos em Portugal eram relativamente poucos. Malam Bacai Sanhá resolveu então contactar a embaixada da Líbia em Lisboa, solicitando apoio financeiro do Presidente Líbio.

Foi-lhe prometido ajuda, mas foi-lhe entregue uma série de contrapartidas que deveriam ser cumpridas caso fosse eleito Presidente da República.

As contrapartidas não eram património do Malam Bacai Sanhá, nem mesmo do PAIGC, partido que o apoiava. As contrapartidas, eram interesses nacionais, da Guiné-Bissau, de todo o povo guineense!

Como podia o Senhor Malam Bacai Sanhá pedir apoios financeiros para a sua campanha presidencial, negociando esses apoios como se estivesse legitimado pelo povo guineense?

O Governo líbio prontamente enviou um avião a Lisboa que transportou Malam Bacai Sanhá e sua comitiva à Líbia, onde assinou o compromisso contendo as contrapartidas exigidas para a concessão do apoio financeiro e material requerido.

Malam Bacai Sanhá não ganhou as presidenciais de 2005, a Líbia não agiu contra Malam Bacai Sanhá, porque também apoiara o candidato João Bernardo Vieira, que de uma forma ou de outra foi pagando os seus compromissos  e os de Bacai Sanhá com a Líbia. Quem não se lembra de uma declaração de Nino Vieira na qual dizia que ia oferecer uma ilha do Arquipélago dos Bijagós à Líbia...?!

Recentemente, Malam Bacai Sanhá, já candidato confirmado pelo PAIGC para as presidenciais de 28 de Junho próximo, viajou até à Líbia, na companhia do Presidente do PAIGC e Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Jr.

Uma visita que não difere da anterior feita em 2005, que serviu para novos pedidos pessoais, com promessas de contrapartidas que são património de todo um povo!

O camarada Malam Bacai Sanhá não diz a verdade quando diz que: "A MINHA TERRA É O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA", pois o que o camarada Malam tem feito é servir-se da terra que é de todos os guineenses, para conseguir privilégios/benefícios pessoais!

O camarada Malam Bacai Sanhá se tivesse realmente amor à sua terra e ao seu povo, nem sequer teria apresentado esta candidatura presidencial, pois é uma figura do passado; um passado de má memória e desgraça da Guiné-Bissau e dos guineenses!

O camarada Malam Bacai Sanhá sempre ignorou os problemas do povo guineense; sempre teve medo de se pronunciar sobre os conflitos na Guiné-Bissau!

Ao fazer esta análise, estou ciente de que muitos dos apoiantes de Malam Bacai Sanhá não gostarão. Não me importa que se discorde ou se concorde com o que penso, sei e escrevo. Importa-me fazer a minha parte, conscientemente, no tocante à sensibilização e consciencialização do povo guineense.

Se o camarada Malam Bacai Sanhá discordar e tiver argumentos para refutar as acusações que lancei nesta análise, sabe que pode enviar os seus argumentos para reprodução aqui no nosso espaço, os quais, obviamente, merecerão contra-resposta adequada!

Aos que apenas pretendem manifestar apoio e conforto pessoal ao camarada Malam Bacai Sanhá, peço-lhes que o façam, mas que não confundam o interesse nacional, a Guiné-Bissau e todos os guineenses, com o interesse pessoal, de um grupo de amigos.

A Guiné-Bissau está acima de todos os candidatos presidenciais!

Vamos continuar a trabalhar!

MALAM, UM EQUÍVOCO POLÍTICO

Malam Bacai Sanhá

Por: Domingos Pereira

21.03.2007

 

"Sempre fui do Partido e sempre serei do Partido, por isso, acho a minha opinião válida em qualquer contexto da vida politica do "meu" partido (np: PAIGC)"

Rafael Barbosa - In No Pintcha 1983.

Malam Bacai Sanhá, candidato "derrotado" nas ultimas eleições presidenciais anunciou a sua candidatura ao cargo de Presidente do maior partido político da Guiné-Bissau, o PAIGC.

Anunciou, e não fez mais por menos, foi pedir a bênção e também apoio financeiro público ao mais que certo promotor da sua candidatura à liderança do PAIGC, o General Presidente, João Bernardo Vieira.

Com essa tirada, patética, misto "minino di mandado do General" e pedinte, Malam, assume-se como candidato da divisão e do maquiavelismo crónico implantado por Nino Vieira no PAIGC.

Malam apresenta-se como o candidato instrumentalizado de Nino Vieira contra o Camarada Carlos Gomes Júnior actual Presidente desse partido.

Malam após ter sido levado às costas nas eleições presidenciais pelo actual presidente do PAIGC, sem remorsos e de forma oportunista e cínica abre as hostilidades políticas e pessoais contra Carlos Gomes Júnior, no momento quiçá, que este, talvez, mais precisaria da sua solidariedade e camaradagem dentro e fora do Partido.

Esse cenário era mais do que provável conhecendo-se bem Malam Bacai Sanhá. O Nino Vieira conhece-o e, sentindo-se impotente para arredar Gomes Júnior da liderança do PAIGC, recorre ao seu não menos inimigo de segunda linha, Malam Bacai para lhe fazer esse serviço que Aristides & Jagunços não conseguiram fazer.

À saída do "peditório", o nosso Malam que nós queríamos "Presidente", entre outras palavras açucaradas dirigidas ao General, designa-o como... "um combatente da primeira hora"... "um militante da causa da unidade do PAIGC"..., "uma figura incontornável do PAIGC"; uma figura que pode contribuir para unir o Partido".

O empolgado Malam, só não disse o que o seu vocabulário de "bari padja" não tinha lembrado para presentear de elogios o seu novo aliado, o General Nino Vieira (e estamos em crer, que as mazelas do "turçi mon" já passaram e outro romance com "guita grossa" já canta entre os dois.

É bom lembrar que, Malam Bacai, disse de tudo o contrário do que dissera em tempos, razões, essas que, o tinham levado a candidatar-se ao cargo do mais alto magistrado da Guiné-Bissau contra o General da desgraça.

Com esta saída de encomenda, Malam demonstrou que tem memória curta e que é acima de tudo, um político prostituto e sem personalidade. Malam, sabe mais do que ninguém, que o General Presidente, é a pessoa que mais tem contribuído para destruir, ou no mínimo, dividir o PAIGC até às entranhas.

Neste processo, Malam está, e é mais que evidente, ao serviço do General na sua saga para tomar conta e destruir o PAIGC.

Como militante, também de primeira hora que se diga bem, deixo estas perguntas para o Camarada Malam meditar:

Porque só agora se lembra de que o Partido precisa de ser reunificado ?? O que fizera o Camarada Malam antes para tentar unificar o Partido quando este andava pelas ruas da amargura?

Caso o Partido não estivesse coeso e reunificado conseguiria alcançar a retumbante vitoria nas eleições legislativas de 2004?

 Se o Camarada Malam sentia assim, o Partido tão dividido, porque razão aceitou o seu apoio às presidenciais findas?

Nós militantes anónimos e sofredores crónicos do Partido de Cabral, achamos que o Camarada Malam, não chegou a sentir a força da Unidade do PAIGC quando este o levou ao colo sem esforços de maior nas eleições presidenciais que abdicou a favor do General.

O Camarada Malam, deve ter a humildade de reconhecer, que foi levado a reboque nas presidenciais pelo entusiasmo e performance governativa do então Governo do PAIGC e do seu Presidente..., agora por patrocínio do General, seu adversário na liderança do Partido. Mas, nós os militantes atentos, vamos demonstrar ao Camarada Malam que, se equivocou ao pensar que a força mobilizadora que caracterizou a sua campanha nas presidenciais advêm do seu carisma e força dentro do Partido... Puro engano. O Camarada Malam, brevemente, terá oportunidade de se desenganar dessa sua "certeza" no grande conclave do Partido em Gabu.

Estou convicto que, o Camarada Malam, se aprestou a este serviço do General por falta de honestidade política, postura e... creio, também por dinheiro.

Todos sabem que Malam tem um preço. Nino Vieira e Wade compraram o seu silêncio sobre as Presidenciais de 2005 por reles mordomias em Dakar: ao que se ouve dizer por aqui, ... por uma vivenda em Dakar, uns trocados de vez em quando... e algumas facilidades de negócios para o seu filho-delfim.

A mim, Malam nunca me enganou, nem antes (desde os tempos da Escola Piloto) e até hoje... até mesmo, no dia em que com o ar mais melodramático deste mundo, com olhos esbugalhados e com voz de "panta minino" disse aos nossos empolgados militantes à frente da sede do Partido: " nô kana sêta Kila !!... ami ku ganha ileiçon... abos bô sibil i tudu povo di Guiné sibi kila"... ami Malam n'kana sêtal !!!

Mas..., passados 3/4 meses com viagens e estadias pagas de permeio entre Lisboa e Dakar, o "Malam N'Kana Sêta", calou-se de fininho em Dakar a curtir a sua bela vivenda em Dakar, a saborear um bom charruto e os melhores néctares de Bacu... e deixa ao Carlos Gomes a gestão de mais um encargo de ódio do General.

Enfim, só nos é que sabíamos e tínhamos convicção do que o "Malam-Nosso-Presidente" dizia..., mas o pobre do Malam, era afinal, o único nessa praça prenhe de militantes que não sabia que tinha de facto ganho as eleições presidenciais... sabemo-lo hoje, porque não tinha convicção do seu trabalho e nem soube fazer leitura e reconhecer a força espontânea que o empolgou nessa epopeia inesquecível para todos os militantes e simpatizantes do Partido que aderiram ao movimento presidencialista do PAIGC nas eleições de 2005.

Para mim, não é de estranhar, que Malam, tenha virado a casaca e se tenha posto ao serviço do General, apunhalando Cadogo pelas costas. Malam já dera mostra suficiente de que é um covarde e... mais grave ainda, demonstrara aos seus/nossos adversários, que tem um preço. A partir dai, é só uma questão de números..., não importa o trabalho sujo que se tem que fazer.

Porém, sem querer posicionar-me a favor deste ou daquele candidato à liderança do PAIGC, no caso talvez mais perceptível em relação ao Camarada Carlos Gomes Júnior, indiscutivelmente, o adversário a abater pela dupla Malam/Nino, é minha opinião que o actual presidente do Partido deve ir até ao fim com a sua candidatura, para, de vez, acabar com o "mito Malam" dentro do PAIGC e acabar com a sombra agourenta de Malam sobre a sua Presidência no partido.

Enfim, se Malam, quiser ter o Partido para o vender aos caprichos do Nino Vieira, tem que suar as estopinhas para o ter.

Malam, já demonstrou ao Camarada Carlos Gomes Júnior que não precisa dele nesta conjuntura de oportunismos em que está envolvido porquanto já lhe virou ostensivamente as costas associando-se ao General para o remover do Partido.

Enfim, Malam demonstrou ao actual presidente do Partido que não lhe deve merecer a sua confiança e apoio político. Então... só resta arregaçar as mangas e demonstrar ao Malam, mais uma vez, que ele Malam, é um perdedor.

 

A MINHA TERRA É O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA

Eu, Malam Bacai Sanha. Estou aqui para homenagear a minha pátria martirizada, os combatentes da liberdade da pátria, e todos os filhos da nossa terra.

A Guiné-Bissau, é o meu primeiro e grande amor. Partilhava esse amor com Amílcar Cabral, e sempre sonhei com um país sem ditadores... onde os filhos nunca levantassem a mão contra os seus pais. Onde os irmãos nunca erguessem as espadas contra os seus irmãos e vivessem em paz.

Peço-vos que se juntem a mim, numa homenagem, não só à memória daquelas pessoas que perderam a vida muito antes de a viver, mas também à memória de todos, homens e mulheres que morreram em combate por uma Guiné melhor. Meus caros compatriotas, faço-vos esta promessa, pela memória de Amilcar Cabral e dos meus camaradas combatentes da liberdade, de que não descansarei enquanto o país com que nós sonhámos um dia, não seja realidade.

Juntem-se a mim, porque juntos, podemos tirar o nosso país da crise em que se encontra. Povo da Guiné, sou o vosso candidato. E se for eleito ao cargo do Primeiro Magistrado da Nação, será apenas para vos servir, não para me servir de vós.

Viva o povo da Guiné-Bissau, viva a paz, viva o PAIGC e viva o MAMBAS.

Bissau, 19 de Maio de 2009

Fonte: http://mambasdiaspora.blogspot.com/

ESPAÇO PARA OPINIÕES E COMENTÁRIOS SOBRE AS PRESIDENCIAIS DE 28 DE JUNHO DE 2009

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org