LUZ  E  ÁGUA

 

 

Padre Dionisio Ferraro

14.02.2009

 

Caríssimo Fernando;

 

Paz e bem ! 

Gosto muito do CONTRIBUTO. Gosto mais de ler do que  escrever. Mas hoje tenho um pequeno contributo que me parece fundamental em quase todos os países africanos.  Obrigado.                

 

 

Ano 2009. Parece uma mentira. Mas é assim mesmo. A Guiné-Bissau ainda não resolveu o problema da luz e da água. Quase todos os governos (desde a proclamaçao da Independência) prometem milagres para a Educaçao e a Saúde…mas depois, tudo vai por água abaixo.

Não!  Não podemos voar sem asas. A água e a luz são indispensáveis. Devem ser as prioridades das prioridades.

Isso vale para toda a África. A Independência sem luz e água é uma Independência de fome. Ninguém gosta da fome. E, no entanto, a quase totalidade dos países africanos está nesta situação de fome.

Obama…pode ser a solução, mas também a China, a Europa…todos podem dar um apoio substancial neste sentido. Mas é preciso que os governos locais preparem projectos que sejam dirigidos por pessoas responsáveis, inteligentes e honestas.

Não se pode vender a África a ninguém, mas também não podemos aproveitar da generosisade dos outros para o nosso proveito pessoal. África é dos Africanos, mas dos Africanos inteligentes e honestos que querem marchar para frente.

Durante os meus 33 anos de trabalho na Guiné-Bissau vi muitas coisas bonitas, mas também muitas coisas feias, como em todos os continentes.

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org