LUIZ ARAÚJO E A SUA LUTA PELA DIGNIDADE DO POVO ANGOLANO

 

Luiz Araújo

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

31.07.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Hoje, partilho convosco a luta do meu amigo Luiz Araújo, activista angolano, Coordenador da Direcção da  SOS Habitat - Acção Solidária, um eterno combatente e sofredor em prol da dignidade do povo angolano; um incómodo, senão mesmo o mais incómodo de todos os que ousam denunciar o que está mal em Angola, ele que também sabe que é um dos mais apetecidos alvos a abater pelos que se sentem incomodados com a sua voz...

Força Luiz, vamos continuar a trabalhar!

 

GEMIDO NA AGONIA DO SONHO DE MORAR

ANGOLA A TERRA PROMETIDA

 

MENSAGEM DE LUIZ ARAÚJO

Exige Dignidade

O SONHO DE MORAR DO POVO ANGOLANO AGONIZA

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
PEÇO A QUEM CONHEÇA O E-MAIL DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DE ANGOLA, POR FAVOR, QUE LHE REMETA ESTE MAIL.

Por favor, leiam, vejam e oiçam. Principalmente “oiçam com a alma” o registo audiovisual, em anexo, feito por uma das vítimas de desalojamento forçado que foi cometido nos bairros Iraque (sector 4) e Bagdad (sector 5) M´Bonde Chapéu, comuna do Camama, Município do Kilamba Kiaxi, Luanda, Angola.

“No ar” resta a memória duma promessa “eleitoreira” de construção de 1.000.000 de casas para o povo mas, entretanto, o défice habitacional é agravado pela demolição de casas que resultam no desalojamento forçado de milhares de famílias que se somam a outros tantos milhares desalojados da mesma forma no passado recente da cidade de Luanda.

Quando quem governa e a sua administração (i) não sabem orientar-se para gerar desenvolvimento potenciando rendimentos do investimento de energias e capitais duramente conseguidos pelas pessoas simples e empreendedoras do povo. (ii) Quando depois adiciona a essa incapacidade a destruição com a maior brutalidade das realizações dessas pessoas. (iii) Quando a seguir se assume plenamente como um monstro ao tentar justificar-se afirmando que procedeu correctamente porque as autoridades não agrediram ninguém e, até, pediram e permitiram às suas vítimas que retirassem os seus haveres de dentro das suas casas antes de (iv) transformar em escombros anos de sacrifícios. (v) Quando quem “governa” (assumindo-se como endocolonialista) desvaloriza e depreciativamente, mentindo, diz que destruiu apenas CUBATAS DE CHAPA quando na verdade, como a imagem demonstra, destruiu casas feitas em cimento temos que perguntar ao mundo:

diante de que mestres da desgraça estamos nós e toda a humanidade face à governação de Angola? E porque é que tod@s parceir@s democráticos, cidadãs e cidadãos de Estados de Direito de todo o Mundo que realizam rendimentos em Angola se calam cúmplices?

Já é sofrimento a mais. Primeiro foi o absolutismo duma “revolução comunista” com o rol de privações, abusos, violações, prisões, espancamentos, torturas e fuzilamentos com que o MPLA se abateu sobre a sociedade. Tudo isso combinado com todos os abusos e violações duma longa guerra que inaugurou com o exclusivismo partidário em 1975.

Agora, depois de o terem contestado como o mal dos males da humanidade, ávidos de fortuna e de forma bárbara, mergulharam de borco no capitalismo, impondo novamente a exclusão de todos os que não cabem no seu “desenvolvimento”. Um processo em que só um decide por todos o que é que deve ser feito e como é que deve ser feito e a direcção em que esse processo deve seguir.

E se, como resposta a tudo isso, todos recusarmos esse “desenvolvimento” que não inclui a todas e todos nós? É que esse processo, até este momento, só nos reserva a margem e o grito cada vez mais profundos.

O que fará de nós se decididamente recusarmos esse desenvolvimento exclusor? Vão prender-nos em massa novamente? Vão matar-nos a todos? Respondam. Temos o direito de o saber.

Expliquem detalhadamente a agenda que têm para o nosso país (ainda será nosso?) para ao menos sabermos de vocês mesmos para onde nos querem levar e podermos decidir se queremos ir por aí. Temos esse direito e a liberdade para o exercer ou não?

Aqueles a quem endereço esta mensagem e que nalguma forma e medida são cúmplices (por omissão ou acção) de quem faz um homem gemer como no vídeo em anexo, devem escutá-lo e nunca mais se esquecerem do choro dum homem na hora em que o seu sonho agoniza e se sente impotente para o salvar.

Não é boa pessoa quem quer que seja que apoia e não denuncia quem de animo leve assassina o sonho em vez de o acalentar. Por favor remetam a todos os vossos contactos. O mundo tem que saber disto e ouvir este grito de dor profunda dum angolano.

OUVI AQUELES QUE DESALOJAM OS MAIS POBRES A ACUSA-LOS DE OCUPAÇÕES ILEGAIS DE TERRAS E CONSTRUÇÕES “ANÁRQUICAS” QUANDO NO ENTANTO NUNCA FIZERAM NADA PARA QUE OS MAIS POBRES E EXCLUÍDOS DA NOSSA SOCIEDADE POSSAM DEIXAR DE O SER E ACEDAM À REALIZAÇÃO DAS SUAS NECESSIDADES NA LEGALIDADE E COM DIGNIDADE DE CIDADÃS E CIDADÃOS.

EXIJO QUE O GOVERNO DE ANGOLA ABANDONE IMEDIATAMENTE A POLÍTICA DE “DESENVOLVIMENTO” E GESTÃO URBANA QUE MARTIRIZA O POVO PARA IMPLANTAR AUTÊNTICOS NOVOS COLONATOS A QUE ATRIBUI A POMPOSA DESIGNAÇÃO DE CONDOMÍNIOS.

QUEREMOS E TEMOS DIREITO A UMA CIDADE ABERTA, UMA CIDADE SEM MUROS DE NENHUM TIPO, UMA CIDADE DE TODAS E TODOS!

QUEM DETÊM O PODER TEM A OBRIGAÇÃO DE EVITAR QUE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS OBRIGUEM O POVO A ERGUER NOVAMENTE, O PUNHO EM NOME DA LIBERDADE. NÓS QUEREMOS PAZ.

EXIJO QUE A GOVERNAÇÃO SÓ IMPLEMENTE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPOIS DE TERMOS UM PLANO DIRECTOR CONCEBIDO EM CONCERTAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL E AS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS DO PAÍS.

ESTÁ NA HORA DE QUEM QUEM GOVERNA SERVIR A TODAS E TODOS PARA FAZERMOS DE ANGOLA UM LUGAR BOM PARA TODAS E TODOS VIVERMOS.

EXIGIMOS DIGNIDADE PARA OS MAIS POBRES E EXCLUÍDOS DA NOSSA CIDADE E SOCIEDADE!!!

AS CAUSAS JUSTAS, A PRAZO, SÃO SEMPRE VENCEDORAS

Luiz Araújo

PS - Estou à espera a todo o momento, (porque é só o que falta fazerem), que completem o assassínio do sonho, acabando, além de com as casas do povo, (e assim lentamente com as suas vidas), também com a voz que daqui lhes pede que mudem de procedimento ou se retirem e nos deixem viver com dignidade.


--
Luiz Araújo
Coordenador da Direcção
SOS Habitat - Acção Solidária
+244 912 507 343

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org