LEVO A SÉRIO QUALQUER AMEAÇA À VIDA HUMANA, PARA MAIS, QUANDO FAÇO PARTE DE UMA LISTA DE ALVOS A ABATER...

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

11.06.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Hoje decidi partilhar um texto que me foi enviado ontem, 10 de Junho, por um cidadão guineense, com pedido de publicação no site www.didinho.org

O compatriota, que inicialmente apenas se dava a conhecer com um pseudónimo, acabou por fornecer os dados que lhe solicitei, tendo em conta as novas regras para publicação de artigos nas secções temáticas do www.didinho.org

Confesso não conhecer a pessoa em questão, mas nem por isso me vi na necessidade de lhe solicitar a cópia do Bilhete de identidade de cidadão nacional, afinal, não exigimos isso a ninguém e a pessoa em causa tinha cumprido com as formalidades requeridas.

Dados verdadeiros ou não, o certo é que a postura da pessoa foi de extrema correcção.

Poder-se-á dizer: Ah, se ele regressa a Bissau no dia 4 de Julho, achas que fornecer-te-ia os dados verdadeiros?

Sim, é uma questão pertinente, mas o que importa é que não houve, nem há, nenhuma ingenuidade da minha parte ao tomar em consideração, não os diversos relatos dados a conhecer pelo articulista sobre os recentes acontecimentos ocorridos na Guiné-Bissau, mas as referências a nomes de pessoas que fazem parte de uma alegada lista de alvos a abater e, na qual estou incluído.

Ao longo destes 6 anos do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, várias foram as ameaças de morte que recebi. Levei, levo e levarei todas elas em consideração, mesmo quando não são formuladas directamente, mas, nas entrelinhas de um qualquer recado dado por um qualquer mandante.

Do grupo que se diz eu pertencer, na qualidade de Porta-voz, naturalmente que qualquer pessoa de bom senso sabe que o Didinho não conspira, luta minuto a minuto; hora a hora, todo o dia, todos os dias e fá-lo abertamente, partilhando publicamente o seu pensamento. Um conspirador não partilha o seu pensamento, a sua sensibilidade, publicamente!

Perante os dados expostos pelo articulista em forma de denúncia,  têm a palavra os senhores José Zamora Induta e Carlos Gomes Jr.!

Eles sim, são CONSPIRADORES, porquanto, COBARDES!

Idélito Fernandes Quadé, mais conhecido por Idy, autorizou a publicação dos seus dados e da sua fotografia.

Diz que é Licenciado em História, embora formado pela Escola Nacional de Polícia de Bissau (Base Aérea), tendo prosseguido a formação na Hungria.

Assume ser Agente de Segurança.

O texto foi reproduzido tal como me foi enviado.

Vamos continuar a trabalhar!

 

 

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA DESTA TROVOADA MEDONHA DO ZAMORA E CADOGO?

 

Por: Idélito Fernandes Quadé

10.06.2009

Portugal na montanha do Crime, … e Cadogo Governante a mamar mama do Camelo

 

O mundo de olhos abertos mas com a vontade surda sobre a vingança que se desenvolve sobre o PAIGC e os balantas que enveredaram por impingir a derrota, conquistando a independência e facilitando aos outros corpos revolucionários a aceleração das suas lutas armadas, casos de MPLA, FRELIMO, MLSTP. Porquê? Porque o PAIGC, como força política revolucionária e ideológica completado e alicerçado pelo seu braço armado de guerrilha onde mais de 80% eram balantas, comendo arroz de balantas e beneficiando mais comodamente de refúgio, retiro, estacionamento de bases de guerrilha, armazenamento de materiais de guerra nas zonas maioritariamente habitadas por balantas e recebendo colaboração muito frutífera a partir de simulação de ideologia independentista revolucionária nacionalista.

 

Por isso, a vingança pelo passado heróico da Guiné-Bissau tem que incidir fortemente sobre os balantas e o PAIGC.

 

Senhores do mundo! Vós que sóis donos da palavra fria e donos da palavra quente, será que quereis ou não a vossa futura vergonha? Até porque desde o regresso do NINO VIEIRA em 2005 e a sua subida ao poder, alguém já tinha pecado internamente com a cunha de interesses externos.

 

Atenção. Qualquer excesso de apetite na mais-valia provoca sempre uma cegueira ao pecador.

 

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA DESTA TROVOADA? (Tony Goia havia perguntado em tempo)

 

Silvestre Alves, Dr. Vamain, Amine Saad, Serifo Djaló, cuidem-se, porque já é sabido que Artur Sanhá está quase morto, uma vez que em 2005 tinha escapado do Cadogo, aquele que cada dia que marca ofensiva contra ele, Deus dá a voz do adiamento, embora a teimosia continue. Mas vamos todos acompanhar e ver a próxima aventura fatal. Porque o Zamora está decidido a cumprir esta missão de tirar a vida que não colocou, em obediência à sua inveja e ao ódio do Cadogo. (referência à música a Eneida Marta).

 

 

Chamei atenção, aqui em França, ao actual presidente interino da Guiné sobre a necessidade de se distanciar dos actos ignóbeis que o Cadogo Jr. (com os seus lacaios) vem perpetrando, porque: cá se faz, cá se paga. No próximo dia 04 de Julho devo regressar a Bissau, onde o Dr. Raimundo Pereira prometeu receber-me em audiência a fim de continuarmos a conversa. Como podeis lembrar um dos meus procriadores é de Santo António de Bula.

GOLPE DE ESTADO ABORTADO?

 

Como é que os golpistas podiam ser surpreendidos em flagrante para, no mesmo dia e na mesma hora, se encontrarem em separado até nas camas, cada um na sua casa? (Foi a pergunta que não só o Embaixador do Senegal em Bissau faz como outras figuras).  Porque o Baciro Dabó, Faustino Imbali, Hélder Proença, Tito Danfá e outros morreram nas seguintes circunstâncias:

 

BACIRO DABÓ (morto como?): Dentro da sua casa, puxado do seu guarda-fatos onde se tinha escondido e torturado sobre a cama onde finalmente foi morto. Mas tudo foi explicado de que ele estava a resistir a detenção. Afinal os defensores do Estado contra os golpistas sacaram o escolta do Baciro Dabó e obrigaram-lhe a abrir a porta o que este fez e foram encontrá-lo dentro do seu quarto escondido num guarda-fatos porque a disputa e a debandada dos seus elementos de campanha eleitoral que ali se encontravam em número reduzido naquela noite, provocaram alerta ao Baciro. Morreu porque iria dificultar o candidato preferido do Cadogo que é Henrique Rosa.

 

Mais lamentável é que a esposa do Baciro tentou transaccionar com os militares no sentido de pouparem a vida do Major em troca de dinheiro na quantia que poderiam pretender; a resposta dos assassinos foi: “nada disso. Nós viemos matar-vos a todos, e passaremos a ser  nós a mandar”.

 

FAUSTINO IMBALI (preso em flagrante?): Isso é uma montagem em desmontagem. Porquê? Porque se sabe de que o ex-primeiro ministro Imbali estava deitado a dormir quando alguns militares compareceram em sua casa e bateram a porta onde a esposa do Imbali foi atender e, a resposta que recebeu dos militares era de que devia se passar algo e, portanto, era urgente garantir segurança ao Imbali. Por isso, ela voltou-se para dentro deixando o Imbali a conversar com os militares na rua.

 

Sabe-se que o Imbali voltou-se para cama e os militares ficaram a conversar, a final entraram-se em discussão até ao ponto de alguns, dentre eles, se exclamarem, dizendo: “quem é que morra aqui!” Alguns, entre estes militares responderam: “ É o Faustino” E os outros perguntaram ainda: “Qual Faustino?” Os outros responderam: “O antigo Primeiro Ministro”. E surgiu a reacção contrária: “Esse não!, vamos embora… vamos, vamos, esse não!...”

 

Daí que uma das viaturas abandonou a casa do Imbali, ficando uma. A continuidade da conversa telefónica entre um dos militares no recinto da casa do Imbali com um outro, ouvia-se: “Então, onde é que vocês estão!? … No Estado Maior até agora!? …  e nós ficamos aqui sem fazer nada?... Vocês não estão a vir para cá?”  No mesmo instante apareceu o artista Domingos de Brosca que bateu a porta, sem ser impedido pelos militares. Quem foi atender era a esposa do Imbali, onde o Brosca chorava a fome e pediu de comer. E foi daí que a mulher do Imbali propôs a ele para que fosse comprar sardinha porque ela iria fazer arroz para ele urgentemente. Brosca partiu para comprar sardinha sem que os militares lhe prendessem e sem que pensassem que o Brosca podia fugir de vez, se fosse golpista juntamente com o Imbali e tendo visto militares na casa do Faustino. Quando o Brosca voltou com a sardinha, desta vez, telefonou para  o Imbali quem lhe perguntou do porquê naquela alta hora a visita? E outra vez, o Imbali novamente sai à rua onde se recomeçou a conversa com os militares. Mas como a esposa do Imbali estava toda movida de desconfiança, levantou-se para ir espreitar o cenário. Então, deparou-se com o espanquemento do seu marido e acordeamento das mãos juntamente com o Domingos de Brosca, tendo-os de seguida conduzido para o destino a seu belo prazer. Gostaria de informar de a família do Brosca não se encontrava em Bissau naquela noite!

 

TITO DANFÁ (Abna), Oficial da Marinha de Guerra Nacional: Nunca foi escolta do Hélder Proença. Tudo é a mesma montagem para poder atingi-lo. Era um jovem militar muito bem respeitado por falecido General Tagme Na Waie. A sua morte foi assim: O seu colega telefonou-lhe a dormir na sua casa a pedir que tinha uma necessidade de ele, Tito, receber alguém que já estava a caminho para lhe conduzir a um lugar para um encontro muito importante. Esse (Tito) fez confiança e levantou-se só com os calções e chinelos para ir ter com o colega (isto é mais uma prova de não existência de nenhum disparate de golpe de estado de Zamora e Cadogo). Nem deixaram o Tito despedir-se do irmão naquela noite. De repente, o seu irmão de longe, viu o seu irmão invadido de gente que o puseram numa das viaturas. Foi assim que o fantasma escolta de Hélder Proença foi torturado, partido o braço e morto, para depois o seu cadáver for transportado e juntado com o do Hélder Proença fora de Bissau em Matodinghal, entre João Landim e Bula.

 

Na morgue do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau podia-se ver esse rapaz com esses trajes civis atrás mencionados e não com uniforme militar, (a prova de não existência de nenhum disparate de golpe de estado de Zamora e Cadogo).

 

Muitos colegas do Tito Abna querem saber se este estava em plena movimentação de golpe de Estado e resistiu para ser morto?

 

Motivos porque morreu mais um jovem capitão, desta vez Tito Abna, pela inveja e rancor do Zamora e António Indjai (sufás do Cadogo Pinochê):

 

1)      Quando é que um Oficial militar, da categoria deste malogrado que o próprio Zamora bem conhece na Marinha e nos campos de combate, pode ser escolta de um simples Deputado que é o Hélder Proença?

2)      A morte do Tito Danfá não será por causa da modesta opinião que ele (o Tito) emitiu, sugerindo o regresso do Contra-Almirante Bubo a sua terra, mesmo para vir sentar em casa sem funções no Quartel? Mas, sabe-se que tu, Zamora e o António Indjai  não querem isso, porquê? Devido à morte do general Tagme ou do Ex-Presidente Nino Vieira.

3)      Será que o Tito Danfá não foi morto por ter recusado tomar os 6.000.000 de Francos CFA para chefiar a caravana que vitimou o Francisco Fadul?

4)      Não será por causa da divergência que o Tito teve contigo no teu Gabinete que visava obrigá-lo a ir assassinar o Artur Sanhá em sua casa?

O que é certo, é que esse rapazinho militar desobedeceu a ordem do Zamora Pinochê de ir assassinar o Nino Vieira, porque ele percebeu desde cedo de que o Tagme foi morto por você e o seu patrão Pinochet Gomes Júnior (Cadogo).

 

A Marinha de Guerra e o Exército guineense estão fragilizados: Qual é o militar que não se lembra do jovem Tito Abna nos campos de guerra em defesa da integridade territorial do nosso País? O Tito era um jovem militar de extrema confiança quer do falecido General Tagme como também do Bubo. Coragem demonstrada durante o conflito de fronteira contra os rebeldes de Casamance (expulsão destes da Barraca de Mandioca e da zona de Farim) onde ele dirigia operações difíceis até a vitória final. Num destes combates não compareceu o cobarde Zamorino Pinochê Induta, mas o António Injai desatou-se a chorar quando apanhou um simples estilhaço no pé. Vocês têm realmente razão de invejar o rapazinho. O Zamora Pinochê Induta e António Indjale mataram o Tito porque são cobardes e faltam-lhes o poder que este tem.

 

HÉLDER PROENÇA (Será que Hélder Proença que não é militar, aceitaria vir coordenar uma operação militar no lugar dos seus colegas golpistas militares de carreira, como Sandji Fati, Afonso Té, Domingos Indi?) Uma outra pergunta: já que é assim, onde é que está a bazuca do Faustino Imbali? Roquete do Manjor do Povo (Baciro Dabó)? E onde está o canhão do Hélder Proença? Embora estes dois últimos não se davam bem.) – As respostas a estas perguntas devem ser dadas por Zamora Pinochê, o seu Patrão Cadogo Jr. e o arquitecto Samba Djaló.

 

Dr. Antero João Correia não concorda com a inventona do Estado Maior e do Governo do Cadog Jr., por isso é acusado

 

 Felizmente quando o senhor Samba Djaló, Director Geral Adjunto da Segurança do Estado queria incriminar Artur Sanhá,  próprio Director Geral da Segurança de Estado Dr. Antero João Correia perguntou ao senhor Samba Djaló se ele pensa que metendo o nome do Artur Sanhá será fácil justificar e aguentar os problemas? Foi então que o Samba Djaló desistiu-se de encravar o nome do Artur Sanhá na montagem. Até por sinal, note-se porque é que o Director Geral da Segurança de Estado, Antero João Correia recusou assumir a assinatura do Comunicado de Imprensa emitido  pela Segurança de Estado para justificar as matanças, torturas e detenções recentes.

 

Mas atenção. Neste momento, desde a noite do dia 06 de Junho de 2009, o Dr. António João Correia já está detido.

 

O senhor Samba Djaló, Zamora Pinochê Induta, António Indjale e Bebé do Camelo (Cadogo Governante) estão a mamar um camelo, embora gigante, mas doente. Vocês pensam matar o Antero João Correia, porquê? Porque a montagem fabricada por vocês está aos ventos e ele poderá ser um testemunha contra vocês.

 

Mas, o importante aqui é que o Manel Mina já tinha pedido a Comissão de Inquérito para que fizesse o favor de lhe trazer o Baciro Dabó para assim ele poder fala tudo, mas tudo com mais vontade sobre as bombas que mataram o general Tagme. Aí está outra vez uma grande perda de provas que o Baciro estava disposto a desvendar sobre o caso das bombas e do governo bombista.

Nó toka palmus, nó kanta … Cadogo Bombista, mamadur di camelo.

Nó toka palmus, nó kanta … Cadogo Bombista, mamadur di camelo

Nó toka palmus, nó kanta … Cadogo Bombista, mamadur di camelo

 

Ainda a máquina mafiosa do Zamora Pinochê e do seu Cadogo Bombista está lentamente e silenciosamente a reunir elementos para incriminar Koumba Yalá, Bacai Sanhá, Paulo Mendonça, Silvestre Alves, dando o título de porta-voz deste grupo de próximo vítima, Fernando Casimiro (vulgo Didinho) que apesar de estar na Inglaterra pode ser atingido.

 

Nós avisamos aos familiares  amigos de Dr. Artur Sanhá de que o seu condutor Arnaldo Quintim, viveu um cenário tal alguns dias atrás antes das recentes matanças da seguinte forma:

 

Por volta das 02 horas da madrugada, o vice-chefe de estado maior general das forças armadas, António Indjale, mandou dois militares de viatura a partir do Estado Maior até ao bairro Militar para irem trazer o condutor d Artur Sanhá ao Estado Maior , o que fizeram. Quando chegaram com o condutor Arnaldo Quintim no Estado Maior, o António Indjale submeteu-o ao interrogatório com a tendência de incriminar o Dr. Artur Sanhá o que não favoreceu nenhuma recolha de ingredientes para a cozinha maquiavélica. Mas no fim de tudo, o condutor Quintim foi devolvido para a sua casa a partir do Estado Maior na mesma madrugada sob a caução de ameaças e imposição de sigilo e colaboração à camaleão e cobra, talvez como o Domingos Brosca em direcção ao Fautino Imbali.

 

Compatriotas, falta um bocadinho para o Cadogo baptizar as ruas de Bissau com o seu nome, nome do seu filho e o nome doo Porto de Buba talvez poderá ser o da sua filha banqueira e mais ainda.

 

Quem sabe, se o novo aeroporto internacional será (aeroporto) Carlos Gomes Pai, o Pai do Fidalgo; Cadogo Filho, o melhor fidalgo guineense.

 

O gigante Malam Djassi (segurança do Cadogo Jr. no Aeroporto), que é também um dos meus colaboradores já me tinha informado antes de partir para Portugal (ao encontro do seu amigo Cadogo) de que estariam a preparar dados falsos da engenharia que tiveram com o Samba Djaló com vista a dar cabo aos donos das vozes que incomodam o seu patrão, ou seja fuzilar o Hélder, Baciro Conduto, Artur Sanha, Rui Sanha, Certório, pois, o Imbali é apenas flash para poder ver a reacção dos balantas.

 

Zamora Pinochê, António Indjale e Cadogo Governante estão a imitar a montagem do “Caso 17 de Outubro” onde foram fuzilados mais de 35 oficiais balantas e o cientista Viriato Rodrigues Pam. A Guiné-Bissau está com o medo de isso se repetir.

 

O Zamora Pinochet, António Indjale criou um clima aterrorizante que até apoderou os ex-comandantes de Luta de Libertação Nacional. Refiro-me ao seguintes militares superiores e antigos combatentes que o Zamora e o António Indjale acusam de serem contactados para golpe (embora estivessem a tratar deste assunto em sigilo): Watna Nale, Cletche, Bitchófula, Rui Flack, Baút-te, e outros três que não quero adiantar os nomes. Estes não tem hora de serem detidos ou assassinados por estes pretextos, para não falar de uma lista de outros civis.

 

Fontes diplomáticas contestatárias da montagem mortífera do passado dia 5 de Junho facultaram-me com muitas destas informações, pois, dois dos funcionários menor de uma dessas embaixadas são amicíssimos do Hélder e Imbali que, igualmente recolheram dados sobre um tal do Tito Danfá.

 

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org