JOÃO MASSAPINA E AS RECORDAÇÕES DA GUINÉ-BISSAU

 

Um comentário ao artigo do jornalista Paulo M. A. Martins.

Publicado em http://blog.comunidades.net/paulomamartins/

Por: João Massapina

 2007-08-24


Caro Paulo Martins


Pois realmente a Guiné-Bissau é um caso muito próprio na realidade africana.
Em 1993 tive a rara oportunidade e honra de ali me deslocar, e poder constatar que as pessoas ali viviam de um modo muito estranho, não somente por razões étnicas e culturais, mas sobretudo porque o País vive numa constante instabilidade.
Nessa altura, em funções de ministrar um curso de acção política a um dos partidos da chamada oposição a Nino Vieira, tive a noção de que durante aquelas semanas sempre fui seguido, e devidamente vigiado.
Ainda mais confirmei esta situação quando fui contactado por Jorge Quadros, o homem de mão que escrevia os discursos de Nino Vieira, e fazia a ligação a certas pessoas europeias que visitavam o País. Nessa altura visitou-me no hotel, segundo ele a mando de Nino para tentar um encontro para esclarecer a política do país.
Entendi como aliciamento para outra qualquer situação, tipo sonegação de informações.
Achei no mínimo caricata e estranha a situação. Obviamente que não compareci a esse encontro, e mandei desde logo um recado agradecendo mas informando que não me sentava à mesa com ditadores.
Mais tarde no aeroporto fui impedido de embarcar por 3 elementos da polícia, enquanto não lhes fosse devidamente esclarecida a razão da visita e os contactos com o Dr. Victor Mandinga do PCD. Também aí fui de muito maus fígados e os deixei a falar sozinhos, o avião acabou por levantar com mais de 30 minutos de atraso, e ficaram sem qualquer informação.
Dizer ainda que reencontrei Jorge Quadros em Lisboa, pessoa muito culta e afável, que me deu a conhecer estar a situação muito má na Guiné-Bissau, e a sua própria situação nada agradável. Nessa altura, almoçamos e acabou por confessar que a corrupção governamental era algo de terrível e incontrolável e que realmente essas situações de tráfico eram reais, a Guiné-Bissau servia para plataforma de rastreio de tráfico para a Europa.
Lembrar que Jorge Quadros veio a ser assassinado em Bissau, algum tempo depois, e a sua morte nunca foi devidamente esclarecida, existindo mesmo quem afirme que alguém próximo de Nino Vieira teria feito o trabalho porque Jorge Quadros sabia demais de situações muito próximas ao Presidente, se não mesmo do próprio Presidente.
Ainda referir que em uma deslocação a Varela, zona junto da fronteira com o Senegal, durante a noite foi visível tanto a linha de fogo da guerrilha no lado do Senegal, e ao mesmo tempo movimentos muito estranhos na praia do lado da Guiné.
A realidade era manifestamente de grande riqueza de algumas figuras, sem existir aparentemente razão para isso, e de miséria total de outras, neste caso a grande maioria da população.
Nos raros bons restaurantes de Bissau, e na única discoteca que se podia frequentar na época, era sim visível essa opulência, e também a convivência fraterna entre pessoas de fracos recursos com elementos algo estranhos, que se movimentavam com muito à-vontade nesses meios.
Uma forma de viver muito estranha, onde todo o mundo tem que ter guarda-costas, mudar de casa em cada noite, nunca dizer onde vai ou jamais seguir uma vida de rotinas.
De referir e salientar que Nino Vieira é novamente o Presidente da Guiné-Bissau, e com ele regressaram por certo muitos estrategas da chamada economia subterrânea que beneficia uns poucos, em contraste com a miséria total de uma maioria.
Para se corromper um policia de fronteira bastavam em 1993, simples 6 (seis) cervejas, foi assim que a minha ex-esposa passou uma mala de pele de cobra sem pagar os direitos de alfandega.
África é realmente algo de muito belo, mas ao mesmo tempo de muito especial, mas a Guiné-Bissau é mesmo um caso à parte...
Ninguém duvide que tudo aquilo que se possa imaginar ser possível, e mesmo o impossível, pode ali acontecer.

http://blog.comunidades.net/paulomamartins/

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org