A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

11.01.2009

"INCENTIVANDO AS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS ATRAVÉS DAS REFERÊNCIAS DO NOSSO DESEMPENHO"

 

 

 

"Mindjeres di pano preto, kabó tchora pena: si contra bó pudi, ora ki un son di nos fidi, bó ba ta rassa pa é tissino no cassa".

O ano começou bem para nós, porque como podem ver pela lista, fui nomeado no restrito grupo “Médicos do Ano”; tem muito significado para mim, porque aconteceu em menos de um ano desde que comecei a trabalhar neste novo sistema de hospitais.

Como não canso de repetir, cada vez temos que voar mais alto; não descansar à sombra dos louros do passado, mas sempre à procura de desafios que nos levem mais perto da perfeição.

Agradeço desde já ao Didinho e aos vários “contribuidores” do contributo por me inspirarem com os extraordinários artigos que leio todos os dias e que me levam a pensar: se eles conseguem fazer coisas de tamanha envergadura, gratuitamente, só pelo amor à Pátria, porque não eu tentar fazer mais e melhor na minha profissão?!

Para a minha mãe e o meu pai a quem tudo devo, podem estar seguros lá no vosso cantinho celestial, que não vos desapontarei…

Para os finalistas de 1978, extraordinária colecção de “cérebros” e “humanidades” e que sempre me inspiraram: ainda temos que fazer esse jantar, na Guiné, em Bissau, no Liceu Kwame N’krumah!

Mas esta honrosa nomeação é dedicada ao meu professor de Desenho e Educação Física no Liceu Kwame N’krumah, Rufino José Mendes: aonde quer que estejas, Rufino, obrigado por teres contribuído para o que hoje sou: Nunca vou parar de lutar e dar o meu máximo até ao último bater do meu coração.

Rufino José Mendes

…Para as crianças da Guiné: embora por vezes, com toda a razão, se sentem abandonadas pelos adultos, não deixem de sonhar — boas coisas acontecem quando sonhamos e lutamos para alcançar esse sonho.

Djoca!

 

MINDJERES DI PANO PRETO

 

 

From: strelhoffman
To:
Date: Sat, 10 Jan 2009 20:56:22 -0500
Subject: Sepsis
Dear All,
I am proud to represent UMC, Touro, ED research and the ED nurses in a National Evidence Based Practice Conference. I will be speaking about you all and Sepsis care in the ED, of the empowered nurses and ED staff who triggered and implemented EGDT, of leaders, whose support and belief in quality care made this endeavor possible, of educators who made me appreciate what EBP is, of ED physicians who made culture in our ED a seat of collaboration, of Matthew Antoline and Jonathan Carreon (who do not even realize how valuable they are in our institution), of people who inspired me ( Drs Levy, Carrison, Berkeley, Tavares et al), ofcourse my "best buddy" and sepsis educator Mitch Hines...and my detractors whose words challenged me to pursue Sepsis Care with a passion.

You all, in one way or another have given me the courage to further this cause. I will speak of our success and of all of you to others. You all need to realize that you all played a role on saving lives, decreasing length of stay and cost for sepsis patients at UMC. With your support I hope to be allowed to implement the program through out the hospital with nurses as triggers for early sepsis care care.

Thanks, estrella

EBP _BROCHURE-2009 FINAL

 

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

11.01.2009

Caro Djoca,

Em primeiro lugar os merecidos parabéns por mais uma brilhante distinção, das muitas com que tens sido valorizado e reconhecido nos Estados Unidos, o que equivale dizer que, das muitas com que tens ajudado a posicionar geográfica e cientificamente a Guiné-Bissau no primeiro mundo.

Ainda me lembro da última vez que estivemos juntos, em Setembro de 2007, aquando do falecimento da tua querida mãe em Portugal, para destacar a enorme humildade que te é característica e que, em boa verdade, não encontro na maioria das pessoas com o teu estatuto, sejam elas guineenses ou de outros pontos deste planeta!

Fomos felizes neste Projecto por teres aceite participar em pleno, apesar de todos os teus afazeres, que não são poucos, demonstrando que, quando se quer ajudar o país, mesmo estando distante fisicamente; mesmo trabalhando em áreas complexas e de ocupação permanente; mesmo sendo através de opiniões, de partilha de ideias, experiências e referências, é possível fazê-lo, marcando pontos, fazendo a diferença.

Conheço muitos guineenses competentes, bem formados academicamente, que arrogantemente dizem não ter tempo para falar, debater, discutir, ou seja: no geral, opinar sobre a Guiné-Bissau, porque ocupam "postos de destaque" em instituições nacionais ou internacionais e isso, para eles, é sinónimo de muita ocupação...

O nosso Projecto conseguiu, no entanto, sensibilizar bons filhos da terra, como tu, faço referência a ti, porquanto estar a comentar mais uma distinção que nos orgulha a todos, mas sem esquecer todos os colaboradores, de todas as áreas e patamares de formação/profissão, que não se esquecem da Pátria-Mãe e diariamente exercitam suas mentes para de uma forma ou de outra tentarem ser úteis na busca de respostas e soluções para os inúmeros problemas com que a nossa terra se debate, aqui, no nosso site, no ponto de encontro de todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau, quer dos que estão no país, quer dos que, como nós, estão fora dele, mas sempre por perto!

Muito obrigado e que Deus continue a iluminar a tua vida.

Didinho

O PERCURSO DE UM GÉNIO


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS  PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org