•Boletim eletrônico Rápidas da solidariedade com Cuba • Resumo de notícias para os amigos de Cuba • Visite nossa página web WWW.ICAP.CU

 

 

 

 

 

 

Amigas e amigos:

 

 

 

 

No próximo 29 de outubro, a Assembléia Geral das Nações Unidas discutirá e levará a votação o projeto de resolução "Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba". 

Durante 16 anos consecutivos, a própria Assembléia Geral aprovou, por crescente e esmagadora maioria, similares resoluções; a última delas, em 30 de outubro de 2007, com o apoio de 184 países. 

O OBJECTIVO DO PLANO BUSH: RECOLONIZAR A CUBA (II)

Em 24 de Outubro de 2007, o presidente Bush anunciou outra escalada de ações anti-cubanas, ratificou a sua política de bloqueio e anunciou “novas iniciativas”, ao qual juntou um apelo ao uso da força para derrocar o Governo constitucional cubano.

As novas ações estavam em perfeita sintonia com a estratégia traçada no Plano para a recolonização de Cuba o Plano Bush ), aprovado em 6 de Maio de 2004 com o propósito declarado de destruir a Revolução Cubana.

Num relatório elaborado pelo Gabinete  de  Auditoria  do  Governo dos Estados Unidos (GAO pelas suas siglas em inglês), publicado em Novembro de 2007 foi reconhecido explicitamente que o bloqueio contra Cuba constitui o  conjunto de
sanções económicas mais abrangentes impostas pelos EUA,  considerando os 20 programas de sanções aplicados a diferentes países.

Até Dezembro de 2007 –utilizando metodologias de cálculo  conservadoras– a política de  bloqueio  económico, comercial  e  financeiro   dos Estados Unidos contra Cuba ocasionou perdas económicas ao país por um valor superior aos 93 bilhões de dólares.

Como amostras irrefutáveis das numerosas ações que entraram em andamento para reforçar o ferrenho bloqueio imposto a Cuba no período compreendido entre Julho de 2007 e o primeiro semestre de 2008, assinalamos alguns exemplos:

_ Em  30  de  Junho de 2007  funcionários  do  Departamento  de   Segurança Interna dos Estados Unidos  retiveram um  carregamento de doações  médicas na   sua   passagem   pela  fronteira  Maine- Québec,  que  foi   colectado   pela Caravana de Amizade Québec-Cuba e que seria trasladado para Havana pela 18ª  Caravana  da   Organização   Pastores   pela   Paz   para   investigar a sua presumível “ameaça” à segurança dos EUA.

_ Em 11 de Julho de 2007 o Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), informou que a companhia norte-americana Logica CMG Inc. foi multada num montante de 220 000 dólares. Depois disso também foram multados  o Banco United Advantage Northwest Federal Credit Union, a companhia financeira norte-americana Citigroup, o Bank Atlantic e a RMO, Inc.

_ Em 5 de Agosto de 2007 se soube que o Departamento do Tesouro não renovou a licença à ONG norte-americana Population Services International (PSI) para continuar os seus projectos de colaboração com Cuba, que incluíam o fornecimento de preservativos "Vives" e a sua distribuição a grupos vulneráveis de contraírem a AIDS.

-Em 7 de Fevereiro de 2008 a Casa Branca publicou uma notificação emitida pelo presidente Bush no dia 6, titulada “Continuação da Emergência Nacional Relativamente a Cuba e da Autoridade de Emergência sobre a Regulação da Ancoragem e Movimento de Naves”, que prorroga a Proclama Presidencial 7757 de 2004, que estendeu o alcance da emergência nacional em torno a Cuba, para impedir a entrada de embarcações de recreio dos EUA em águas cubanas, como via para privar o país de recursos financeiros e recrudescer o bloqueio.

_ Em 4 de Abril de 2008 o Departamento de Segurança Interna, em particular, o Serviço de Guarda-costas dos EUA, emitiu novas regras de segurança para os navios que chegam a território norteamericano provenientes de determinados países, incluindo Cuba, por considerar as vigentes “inoperantes no cumprimento das medidas antiterroristas”. Sob essas medidas os navios seriam submetidos a inspeções adicionais ao chegarem a portos norte-americanos e a novas imposições adicionais de gastos por conceito de segurança.

* Relatório de Cuba a respeito da resolução 62/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas “Necessidade de pôr termo ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba “

 

     
 

 

 

Instituto Cubano de Amizade com os Povos © 2008 | Direção de Informação e Análise